O Santos já havia garantido a sua classificação na última partida disputada diante do Santo André, pelo placar de 1 a 0, mas ainda não havia garantido a liderança do grupo D, que também estava com a possibilidade de conquistar a liderança do grupo, era a Ponte Preta, que precisava vencer o Palmeiras e torcer por um tropeço do Santos. Já o Santos só precisava de uma vitória para garantir a liderança do grupo, pois a pontuação de Santos e Ponte Preta é a mesma (22 pontos), mas o Santos tem uma vitória a mais e por conta disso ficou com a liderança do Grupo D, após vencer o Novorizontino por 3 a 1, de virada. Kayke (2) e Thiago Ribeiro decretaram a vitória santista na Vila Belmiro. Santos e Ponte Preta se enfrentarão no sábado, às 16 horas, no Estádio Moisés Lucarelli, pela primeira partida das quartas-de-final do Campeonato Paulista. A diretoria santista teve uma tentativa frustada de convencer a equipe campineira de realizar dois jogos no Pacaembu, com a renda dividida, desde que a maioria da torcida fosse santista, mas a diretoria da macaca não aceitou, e preferiu disputar a primeira partida em seu estádio. A segunda partida entre as equipes será realizada no Estádio do Pacaembu, na segunda feira, dia 10 de Abril, ás 20 horas. O Santos não apenas se classificou como também, pode chegar na sua 9° final consecutiva e se isso acontecer, pode conquistar o seu 23° título estadual em sua história, o 8°título estadual no Século XXI e pela 4° vez na história, o tricampeonato paulista (1960-61-62; 1967-68-69 e 2010-11-12).
PARTIDA
O jogo começou bem para os dois lados, mas a diferença é que o time visitante se saiu muito melhor. Após o time adversário aproveitar uma falha grotesca do time santista no campo de ataque, Henrique que estava livre de impedimento e livre de marcação aproveitou que Vanderlei estava fora do gol e conseguiu dribla-lo com calma e tranquilidade para fazer 1 a 0 para a equipe de Novo Horizonte. Imagina o que passa na cabeça do torcedor ao ver o seu time tomar um gol aos 10 minutos de jogo, no primeiro tempo, em uma jogada de contra-ataque ? E o pior, nenhum jogador para fazer a marcação ou linha de impedimento, será que seria mais uma derrota na Vila Belmiro nessa temporada ? Copete cruza para Vladimir Hernández, que se joga para tentar empatar a partida, mas o goleiro Michael ficou com a bola. O Santos tentava buscar duas coisas no primeiro tempo: empatar a partida e o entrosamento entre os jogadores que lá estavam, pois a equipe entrou desfalcada, pois o técnico Dorival Júnior poupou diversos titulares. O Santos continuava indo para o ataque, a maior chance de gol do Santos, foi após o chute de Rafael Longuine de fora da área, pois o zagueiro Guilherme Teixeira usou a mão para evitar que a bola fosse na direção do gol e é pênalti para o Santos. Kayke aproveita e empata a partida. 1 a 1. O Santos conseguiu empatar a partida, mas o rendimento estava abaixo do esperado, pois mesmo desfalcado, o time do Santos era tecnicamente mais forte do que a equipe do Novorizontino. Veio o segundo tempo e o Santos começava a melhorar na partida, e após lançamento de Jean Motta para Hernández, que deixa a bola para Rafael Longuine, que faz uma bela assistência para Kayke encher o pé e virar o jogo ! 2 a 1 para o Glorioso Alvinegro Praiano ! Logo depois Matheus Ribeiro chuta forte forçando Michael fazer uma boa defesa. Jean Motta faz um belo passe para Copete que toca para Thiago Ribeiro definir o placar na Vila: 3 a 1 e a liderança do Grupo D garantida !
Todos sabem, que mesmo com os confrontos definidos, a pontuação na tabela continua, por exemplo: se o Santos vencer os dois jogos contra a Ponte Preta, e Corinthians e Palmeiras empatarem ou até mesmo, perder um dos seus jogos e serem eliminados, o Santos assumiria a liderança geral do campeonato com 28 pontos contra 25,26 ou 27 pontos da equipe alviverde e 24,25 ou 26 pontos da equipe da Fazendinha, podendo realizar as partidas de volta das semifinais e finais em casa. Depois dos confrontos das quartas-de-final, os confrontos serão decididos entre o 1° colocado contra o 4° colocado e o 2° colocado contra o 3°colocado na classificação geral. Por isso, vencer os dois jogos e torcer por possíveis tropeços e eliminações de Palmeiras e Corinthians pode dar uma certa vantagem ao Santos nesse mata mata. Com o time do Santos completo para essas partidas, ou pelo menos, para a partida de volta, a tendência é que a equipe possa se classificar, mas a Ponte Preta é o adversário mais difícil que qualquer time poderia enfrentar no campeonato, ainda mais jogando no Majestoso, pois a vitória da equipe campineira sobre a equipe palestrina deixou isso claro. Conquistar a vitória sem sofrer gols, é um ótimo negócio, pois daria tranquilidade para a partida de volta, com o Pacaembu lotado de santistas, pois o Pacaembu é a segunda casa do Santos. Se perder o jogo, independente se marcar ou não marcar gols, pode complicar, e se empatar, a disputa ficará em aberto. Nos últimos 7 anos, Santos e Ponte Preta se enfrentaram nas quartas-de-final do Campeonato Paulista duas vezes (2011 e 2014, quando os confrontos eram decididos em jogo único, no estádio da equipe que teve a melhor campanha) e o Santos saiu vitorioso nas duas oportunidades: em 2011, venceu por 1 a 0 e em 2014, por 4 a 0, todos na Vila Belmiro. Mas nesse ano, serão dois confrontos e a dificuldade será maior, assim como as expectativas para a equipe nessa temporada, pois tem a chance de vencer pela 4° vez na história, o tricampeonato paulista, algo conquistado apenas pela geração de Pelé e Neymar e também pela 4° vez na história, o tetracampeonato da Libertadores da América, que dessa vez, será disputada durante o ano inteiro, e a dificuldade também será maior, mas vamos acreditar que é possível vencer esses títulos, e porque não, vencer a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e o Mundial de Clubes (pela 3° vez na história) de brinde ? Sonhar não custa nada, e acreditar também não.
COM TÉCNICA E DISCIPLINA,
DANDO O SANGUE COM AMOR,
PELA BANDEIRA QUE ENSINA,
LUTAR, COM FÉ E COM ARDOR ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário