quarta-feira, 22 de março de 2017

Análise: São Bento 0x2 Santos - Campeonato Paulista 2017 - 10° Rodada


Bom dia, ontem o Santos venceu o São Bento de Sorocaba pelo placar de 2 a 0. Parece que o desempenho do time fora de casa é melhor do que jogando na Vila Belmiro. Essa vitória aconteceu em Sorocaba, e o rendimento do clube continua abaixo do esperado, mas os três pontos conquistados era o que realmente importa. Lucas Lima foi o principal destaque do time em uma partida sem muita empolgação do torcedor santista, dando assistência para o gol de Vitor Bueno e marcando o gol da vitória. Todos no segundo tempo. Com a vitória sobre o São Bento por 2 a 0, o empate entre Ponte Preta e Santo André por 3 a 3 e a derrota do Mirassol para o Palmeiras por 2 a 0, o Santos reassume a liderança do grupo 4 do Campeonato Paulista. O Santos enfrentará o Santo André, no sábado, fora de casa, e o Novorizontino na próxima quarta-feira, na Vila Belmiro.

PARTIDA

Durante os primeiros 45 minutos iniciais, não houve muitas chances criadas pelos dois times, exceto quando Kayke chutou cruzado após bom passe de Thiago Maia, mas a bola não entrou por poucos centímetros e após uma cobrança de escanteio de Lucas Lima que contou com um desvio de David Braz que por muito pouco, a bola não entrou. Mas veio a segunda etapa, e o Santos conseguiu marcar o seu primeiro gol e não seria o último. Lucas Lima deixa a bola para Bruno Henrique, que protege a bola e passa para Victor Ferraz que devolve a bola para o maestro, que encontra Vitor Bueno, que de primeira, faz 1 a 0 pro Peixe ! Esse gol foi muito importante não só para o Santos, mas também para o meia-atacante santista, que não vinha fazendo boas atuações nas últimas partidas, e certamente, esse gol lavou a alma do "Menino na Vila". Mas o Santos queria mais. Após uma jogada de contra-ataque de Kayke, Lucas Lima recebe, dribla o goleiro da equipe da casa e faz o segundo gol do Glorioso Alvinegro Praiano. 2 a 0 para o Alvinegro da Vila Belmiro.
O torcedor santista com certeza poderia se sentir mais aliviado. Bruno Henrique ainda seria derrubado pelo lateral Bebeto, que seria expulso, mas a falta foi marcada fora da área. O time da casa bem que tentou com Guilherme, mas a bola vai pra fora e não assusta o goleiro Vladimir e o jogo termina com a vitória dos santistas fora de casa.

Curiosamente, o desempenho do Santos jogando como visitante nesse campeonato, está superior ao
rendimento jogando em casa. Jogando fora, o Santos obteve 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Já atuando em casa, o Santos obteve 2 vitórias e 3 derrotas.É um retrospecto realmente muito preocupante, ainda mais para um time que sempre teve como sua principal arma, a Vila Belmiro, que além ter perdido três clássicos, sendo dois para São Paulo e Palmeiras na Vila, o Santos ainda perdeu para a Ferroviária jogando em casa. O próximo jogo do Santos em casa, será contra o Novorizontino, que pode definir a classificação do Santos ou não. O rendimento do clube em casa precisa melhorar e, muito, pois o Santos tem um dos clubes mais fortes do país, e não pode estar nessa oscilação. Todos nós acreditamos no potencial do clube, e em um ano em que o time voltou a disputar a Libertadores após 5 anos, as expectativas aumentaram, o que é normal, mas o Dorival Júnior, mesmo com todos os defeitos dele, é o melhor que o Santos pode ter nesse momento, e está aos poucos, acertando o time; por conta dos reforços que chegaram nessa temporada, e não foram poucos. O próximo compromisso do time será no sábado, diante do Santo André, às 15 horas, no Estádio Bruno José Daniel. Com a liderança do grupo 4 garantida, o Santos depende apenas de si para se classificar em primeiro lugar no seu grupo, desde que vença os seus próximos jogos contra Santo André e Novorizontino, adversários que estão no grupo do Palmeiras, que além de ter vencido o Mirassol, também enfrentará na última rodada, a Ponte Preta, outro integrante do grupo do Santos. Pela 1° vez, desde 2014, quando o formato por grupos foi implementado, o Santos sempre se classificou em 1° lugar no seu grupo, e com tranquilidade. Uma possível eliminação na 1° fase do campeonato não só seria vexatória, como também seria o fim de uma série de 8 finais consecutivas, pois desde 2009, o Santos sempre esteve na final do Campeonato Paulista. O Santos é o maior vencedor do torneio no século XXI com 7 conquistas, seguido por Corinthians que ganhou 4 vezes, Ituano com duas conquistas e São Paulo, Palmeiras e São Caetano que conseguiram vencer uma única vez. Somando a era amadora e a profissional, o Corinthians é o maior vencedor com 27 conquistas, seguido de Palmeiras e Santos com 22 conquistas cada, São Paulo com 21, e por ai vai. Mas na era profissional, ou seja, desde que o futebol foi profissionalizado em 1933, o Santos é o maior vencedor do estadual com 22 conquistas, seguido por São Paulo com 21 títulos, Corinthians com 19 e Palmeiras com 18 títulos. Se o Santos vencer o Campeonato Paulista por mais 6 anos seguidos, o time não só ultrapassaria o Corinthians, como também se tornaria o maior vencedor do torneio, tanto na era amadora, quanto na era profissional, ou seja, se tornaria o maior vencedor do Campeonato Paulista de todos os tempos. Portanto é mais um motivo para o torcedor santista torcer para o Santos continuar vencendo o Campeonato Paulista por mais tempo, ou pelo menos chegar na final.

Na sexta-feira será iniciado uma série de curiosidades sobre "Conservadorismo do futebol vs Modernismo do futebol - A Revolução Cultural no Futebol", que destaca sobre as mudanças que ocorreram no futebol, principalmente no futebol brasileiro, como as modernizações dos estádios, regulamentos em campeonatos estaduais e nacionais, Libertadores, sobre a Seleção Brasileira, torcidas organizadas, tanto na teoria, como na prática. Enfim, como são muitos tópicos, será um tema por semana e mesmo que pareça ser estranho ter um conteúdo semelhantemente político em um blog sobre futebol, achei interessante abordar sobre isso. 

COM TÉCNICA E DISCIPLINA, 
DANDO O SANGUE COM AMOR,
PELA BANDEIRA QUE ENSINA, 
LUTAR COM FÉ E COM ARDOR ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário