Depois de 5 anos, o Santos está de volta à Copa Libertadores da América. Sua última participação foi em 2012, quando chegou na semifinal da competição, sendo eliminado pelo rival Corinthians, que posteriormente se consagrou campeão sul-americano pela 1° vez em 102 anos de vida, enquanto o Glorioso Alvinegro Praiano até então havia conquistado a América três vezes em 100 anos de vida. Durante esse tempo, o Santos tentou buscar sua classificação pela Copa do Brasil desde 2013, porém foi eliminado nas oitavas de final nessa temporada, e ficou na 7° colocação do Campeonato Brasileiro, sendo o melhor time paulista do campeonato, ficando próximo da vaga no torneio mais importante da América do Sul. Em 2014. o time ficou em 9° lugar na liga nacional e chegou na semifinal da Copa do Brasil. Em 2015, o Santos chegou perto de voltar para a Libertadores, tanto pela Copa do Brasil, como pela Libertadores. Mas devido a má campanha fora de casa, vencendo apenas um jogo, e o gol desperdiçado pelo atacante Nilson na 1° partida da final da Copa do Brasil diante do Palmeiras, que venceu a competição nos pênaltis. Em 2016, o Santos chegou nas quartas de final da Copa do Brasil, sucumbindo diante do Internacional. Essa eliminação não foi bem aceita pelos torcedores santistas, já que o colorado seria rebaixado pelo Campeonato Brasileiro. Pelo Campeonato Brasileiro, o time conseguiu ser vice-campeão depois de 9 anos. A última vez foi em 2007, quando o campeão nacional daquela ocasião, foi o rival São Paulo, mas dessa vez, foi o Palmeiras, que desde 2015 disputam partidas muito acirradas, que assim como em 1993, quando o verdão venceu a competição nacional, o Peixe venceu todas as partidas que disputou contra a equipe de Parque Antártica, já que naquela época, o regulamento era outro. O Santos até poderia ter vencido o Brasileiro, se não tivesse perdido pontos importantes para Figueirense, Internacional e América-MG. O Santos estreou diante do Sporting Cristal, fora de casa, e mesmo prejudicado pela arbitragem, o Peixe empatou a partida por 1 a 1. Thiago Maia marcou o primeiro gol do time santista na competição.
PARTIDA
O 1° tempo do Santos foi muito abaixo do esperado. A equipe criou poucas jogadas de ataque, chegando muito pouco na defesa da equipe peruana, que fez uma marcação muito forte. O placar foi inaugurado pelo time da casa, com Cazulo em posição irregular, fez de cabeça aos 16 minutos da primeira etapa. 1 a 0. Os jogadores santistas reclamaram de impedimento, e com razão. Mas o árbitro não voltou atrás e deu sequência a partida. Veio o segundo tempo e o Santos voltou melhor, agredindo mais o adversário. O esforço santista foi coroado com belo passe de Lucas Lima, para Thiago Maia empatar a partida. 1 a 1. O Santos poderia ter vencido a partida se não fosse o erro da arbitragem na primeira etapa. Os peruanos decidiram partir para cima, para tentar o gol da vitória, mas o goleiro Vladimir, fez grandes defesas evitando a derrota santista. O goleiro junto com Lucas Lima e Thiago Maia, foi um dos destaques do Alvinegro Praiano na partida. Destaque para os atacantes Bruno Henrique e Vladimir Hernández, que entraram muito bem na partida e podem ser muito úteis para o Santos na temporada.
Se tratando de uma estréia na Libertadores após 5 anos sem disputá-la, depois de sair perdendo, sendo
prejudicado pela arbitragem nos primeiros 45 minutos de jogo, um empate deu a sensação de um ponto ganho e não de dois pontos desperdiçados, pelo fato de ter jogado fora de casa. Renato, Lucas Lima e Ricardo Oliveira são jogadores muito importantes no esquema tático de Dorival Júnior, realmente fazem falta quando um desses ou todos eles não jogam, mas quando jogam, mostram que o trio é fundamental para a equipe, e os atacantes Bruno Henrique e Hernández podem fazer sombra em cima d eVitor Bueno e Copete, que não fizeram uma boa partida. A Libertadores está apenas começando, e Dorival parece estar acertando o time, pelo menos ofensivamente, pois os erros na defesa ainda existem. Cléber que foi contratado com status de titular ainda deixa a desejar, e David Braz está fora de ritmo de jogo. Enquanto Fabián Noguera segue sem ser relacionado para as partidas, Luiz Felipe e Gustavo Henrique, lesionados. O volante Yuri joga algumas vezes improvisado na zaga. O goleiro Vladimir está demonstrando que o Santos está bem servido de goleiros, pois enquanto Vanderlei estiver indisponível, o torcedor santista pode contar com o arqueiro revelado nas categorias de base. Ele se destacou no empate de 1 a 1 diante do Corinthians, na Arena Corinthians, pelo Campeonato Paulista de 2015, e na final contra o Palmeiras pelo paulistão do mesmo ano, defendendo um dos pênaltis. Percebemos que quando o time está com seus principais jogadores e/ou está completo com poucos jogadores no departamento médico, as coisas tendem a melhorar. E esse jogo pode ser o início da reabilitação do Santos na temporada.
JOGUE ONDE JOGAR,
ÉS O LEÃO DO MAR,
SALVE O NOSSO CAMPEÃO ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário