Há quem diga que o Santos conquistou um ponto importante pelo simples fato de ter jogado fora de casa, diante do Grêmio, uma equipe muito forte jogando dentro de casa. Mas eu diria que o Santos perdeu dois pontos importantíssimos que teriam colocado o Alvinegro mais famoso do mundo na vice-liderança da competição por se tratar de um confronto direto, onde apenas desse jogo, bastava uma vitória que estaria à 8 pontos do líder Corinthians, mas está à 10 pontos de distância e se o clube realmente pretende brigar pelo título não pode desperdiçar pontos importantes, que com certeza vão fazer falta na reta final do campeonato. Grêmio e Santos não saíram do 1 a 1, David Braz abriu o placar para o Santos, mas Fernandinho empatou a partida e ficou por isso mesmo. Com o resultado, Grêmio e Santos continuaram na segunda e terceira colocação respectivamente com 34 e 31 pontos cada. O próximo compromisso do Santos será na quarta-feira diante do Flamengo, no Pacaembu, às 21:45 (horário de Brasília). Só uma derrota dos gremistas contra o Atlético-GO em Goiânia e uma vitória do peixe para cima do Flamengo garantem a vice-liderança do campeonato.
PARTIDA
O jogo em si foi muito movimentado, e como era de se esperar, seria um jogo de muita marcação e muita movimentação também. Bruno Henrique aproveita falha da defesa gremista, cruza, mas ninguém aproveitou para receber o cruzamento e empurrar a bola pra rede e o zagueiro Kanneman afastou. Após uma jogada de ataque dos donos da casa, Vanderlei se antecipa e tira a bola com os pés antes de Fernandinho chutar para o gol. Ramiro decidiu tentar a sorte de longe, mas Vanderlei faz boa defesa, mas Everton não soube aproveitar o rebote (Graças a Deus) e chutou pra fora. Luan também teve uma chance de abrir o placar para o tricolor gaúcho, mas a bola desviada em Jean Motta foi para escanteio. Pedro Rocha dá belo passe para Edilson que cruzou, a bola foi desviada e Everton mais uma vez chutou pra fora. Pedro Rocha também decidiu tentar a sorte de longe, mas chutou fraco. Como já imaginávamos, o jogo seria muito movimentado, e o Grêmio dominaria na maior parte do tempo. Mas há um velho ditado que diz: "Quem não faz ... TOMA" ! Jean Motta cobra escanteio, a bola é desviada por Bruno Henrique e David Braz sobe de cabeça e faz 1 a 0 para o Santos. Com o resultado parcial favorável ao Santos, o time poderia voltar para a segunda etapa mais tranquilo e poder apostar nos contra-ataques, pois seria o Grêmio que teria que propor o jogo, já que estava jogando em casa. Mas não foi por muito tempo. Após sofrer o gol, o time da casa não se rendeu e foi em busca do empate. Edilson cruza para Pedro Rocha que finaliza forte, Vanderlei defende, mas no rebote, Fernandinho aproveitou que estava livre de impedimento e livre de marcação para empatar a partida, 1 a 1. No segundo tempo não mudou muita coisa, o Grêmio continuou se impondo e Pedro Rocha tentou a sorte novamente de longe, mais uma boa defesa de Vanderlei. Luan também arriscou de longe, e Vanderlei defendeu de novo evitando o gol da virada gremista. O resultado não foi bom para nenhuma das equipes e viram se distanciar do líder Corinthians, que mesmo empatando com o Flamengo em 1 a 1, não conseguiram se aproximar, obviamente era um jogo em que os 3 pontos interessavam as duas equipes.
Parece exagero afirmar que o Santos desperdiçou dois pontos e não conquistou um. Se fosse o contrário, o Grêmio que tivesse feito 1 a 0 e depois o Santos tivesse ido buscar o empate e depois buscado o gol da virada ou segurasse o empate, faria sentido dizer que foi um ponto ganho e não dois pontos perdidos. Alguns podem acreditar que foi um ponto importante porque o time foi pressionado praticamente todo o jogo e que conseguiu marcar um gol, mesmo que tenha sofrido depois. Em todas as postagens do blog, afirmo que um dos problemas do Santos além dos desfalques de jogadores importantes, seja por lesão ou por suspensão ou do departamento de Marketing do clube, é não conseguir emplacar uma sequência acima de 3 vitórias em um único campeonato. Não me recordo quando foi a última vez em que o Santos conquistou três vitórias seguidas ou mais em uma única competição, sendo essa competição o Campeonato Brasileiro, pois nas únicas situações em que o Santos conseguiu uma sequência como essa nessa temporada, pelo menos desde que começou o campeonato nacional, a sequência de três vitórias eram de duas vitórias em dois jogos em uma competição e uma vitória em outra, nesse caso, a Libertadores. Vencer, somar pontos é sempre bom, mas se for mais de três, quatro, cinco, seis vitórias consecutivas em uma única competição como Campeonato Brasileiro, são fundamentais para almejar coisas maiores, como a classificação para a Libertadores ou até mesmo, o título brasileiro que não é conquistado desde 2004. E como o Santos foi octacampeão brasileiro, tendo exatamente essa sequência de mais de três vitórias consecutivas nessa mesma competição. Com certeza, é melhor ter um ponto na bagagem do que três voando, mas sinceramente, eu preferia que o Santos tivesse ficado com os três pontos e não tivesse desperdiçado dois e ficado com apenas um, pois não me contento com pouco e assim como muitos santistas, sei que o Santos tem potencial para ir mais longe, e que não pode se contentar com empates e derrotas, por mais fortes que as equipes que enfrentou (no caso do Grêmio) sejam, pois acredito que o Santos tem condições de vencer jogos difíceis como foi contra o Atlético-MG em Minas e contra o Flamengo pela 2° partida das quartas de final da Copa do Brasil, mesmo que não tenha conseguido a classificação, mas nessas partidas, o Santos não ganhou na técnica e na habilidade, mas ganhou na raça e na vontade, e se jogar no restante da temporada, como jogou nesses jogos, especificamente no jogo contra o Flamengo, o Santos vai conseguir atingir seus objetivos na temporada.
SANTOS SEMPRE SANTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário