Seria vergonhoso demais se o Santos perdesse para o lanterna do Campeonato Brasileiro, e obviamente, era a obrigação do Santos derrotar o Atlético-GO para se reabilitar na competição, mesmo jogando fora de casa e sem 7 titulares. Podemos dizer que foi azar do Santos após a cobrança de pênalti defendida por Vanderlei, não ter ninguém para pegar o rebote e acompanhar Andrigo, autor do gol dos donos da casa. Mas podemos dizer que o Santos teve sorte em contar com Thiago Maia, que saiu do banco para evitar aquele que poderia ter sido, um vexame muito maior. Atlético-GO e Santos empataram no placar de 1 a 1, em Goiânia.
PARTIDA
A verdade é que o Santos poderia ter feito muito mais nesse jogo, pois além da obrigação de vencer, também tinha condições de vencer a partida. Mas isso não significa que estaria sujeito a erros que poderia prejudicar o time e influenciar no resultado. Vanderlei poderia ter prejudicado o time após cometer pênalti em Breno Lopes. Vanderlei defendeu pênalti cobrado por Everaldo, mas a zaga santista não acompanhou Andrigo e fez 1 a 0 para os donos da casa. Para dificultar ainda mais, Vitor Bueno torce o joelho e além de ser substituído por Lucas Lima, ficará de fora do restante da temporada e só retornará em 2018. As coisas realmente não seriam fáceis para o peixe. Outro detalhe que chamou a atenção foi o número de finalizações na primeira etapa: 10x1 para os donos da casa e tocaram poucas vezes na bola em comparação com o Alvinegro Praiano. Entre elas, Luiz Fernando cobra falta e Vanderlei jogou pra escanteio. O Dragão poderia ter feito o segundo gol com Andrigo, após receber cruzamento de Everaldo e se livrar da marcação de Caju, mas a bola foi pra rede do lado de fora. O Santos voltou melhor no segundo tempo. Thiago Maia entrou no lugar de Alison, melhorando a saída de bola do time paulista. Mas os donos da casa não iriam facilitar. Andrigo recebeu livre e cruzou para Breno Lopes, mas Vanderlei faz bela defesa. Se as coisas estavam difíceis para o Santos, para o Atlético também. Jorginho faz falta em Hernández e é expulso e o dragão terá que jogar com um jogador a menos. Disposto à ter mais um homem no ataque, Levir saca o zagueiro Fabián Noguera e coloca Thiago Ribeiro em campo e o time passou a jogar na "tática suicida" 4-2-4. E funcionou. Mas não foi nenhum dos quatro atacantes: Thiago Ribeiro, Vladimir Hernández, Arthur Gomes e Kayke, e sim o volante Thiago Maia. Após falha de Abuda, Lucas Lima toca para Thiago Maia que de longa distância, empata a partida. 1 a 1. O Santos passou a partir pra cima ... Thiago Ribeiro cruzou rasteiro para Hernández, mas chuta muito alto e a bola vai pra fora. 4 minutos depois, mais pressão do Santos, Lucas Lima lança para Arthur Gomes, mas a zaga atleticana corta. Assim como nos 33 minutos do 2° Tempo, Thiago Ribeiro cruzou para Vladimir Hernández que mais uma vez, chutou pra fora. Assim como Thiago Maia, Lucas Lima também tentou marcar o gol de longa distância, mas a bola vai para fora e o partida terminou empatada.
A verdade é que o Santos deveria ter vencido esse jogo não apenas pela obrigatoriedade ou pelas condições, e sim pelas chances desperdiçadas na segunda etapa e com certeza sairia com um resultado melhor. Com certeza a lesão de Vitor Bueno pode dificultar o time até o final desse ano e o início do próximo ano, pois mesmo em má fase, é um jogador importante e que poderia decidir a partida à qualquer momento. Mas em contrapartida, o Santos tem a ganhar com os retornos de Luiz Felipe e Gustavo Henrique para as oitavas de final da Libertadores contra o Atlético-PR, pelo menos para o jogo de volta, no mês que vem, na Vila Belmiro, e também com os retornos de Zeca e Ricardo Oliveira, que aos poucos vão estar à disposição de Levir Culpi, assim como Caju, que retornou de lesão, e infelizmente não fez uma boa partida, e precisa recuperar o ritmo de jogo, pois tem potencial assim como Arthur Gomes, que precisa aprimorar mais a parte física. Com o novo formato da Libertadores e da Copa do Brasil, o tempo de preparação de uma partida e outra é de um mês. Se fosse no formato do ano passado neste atual momento, o Santos já teria sido eliminado das duas competições, como o formato de disputa é diferente, o time ainda têm chances de sobreviver à estes torneios de mata-mata.
NASCER, VIVER E NO SANTOS MORRER ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário