quinta-feira, 30 de março de 2017

Análise: Santos 3x1 Novorizontino - Campeonato Paulista 2017 - 12° Rodada - Última rodada da fase de classificação


O Santos já havia garantido a sua classificação na última partida disputada diante do Santo André, pelo placar de 1 a 0, mas ainda não havia garantido a liderança do grupo D, que também estava com a possibilidade de conquistar a liderança do grupo, era a Ponte Preta, que precisava vencer o Palmeiras e torcer por um tropeço do Santos. Já o Santos só precisava de uma vitória para garantir a liderança do grupo, pois a pontuação de Santos e Ponte Preta é a mesma (22 pontos), mas o Santos tem uma vitória a mais e por conta disso ficou com a liderança do Grupo D, após vencer o Novorizontino por 3 a 1, de virada. Kayke (2) e Thiago Ribeiro decretaram a vitória santista na Vila Belmiro. Santos e Ponte Preta se enfrentarão no sábado, às 16 horas, no Estádio Moisés Lucarelli, pela primeira partida das quartas-de-final do Campeonato Paulista. A diretoria santista teve uma tentativa frustada de convencer a equipe campineira de realizar dois jogos no Pacaembu, com a renda dividida, desde que a maioria da torcida fosse santista, mas a diretoria da macaca não aceitou, e preferiu disputar a primeira partida em seu estádio. A segunda partida entre as equipes será realizada no Estádio do Pacaembu, na segunda feira, dia 10 de Abril, ás 20 horas. O Santos não apenas se classificou como também, pode chegar na sua 9° final consecutiva e se isso acontecer, pode conquistar o seu 23° título estadual em sua história, o 8°título estadual no Século XXI e pela 4° vez na história, o tricampeonato paulista (1960-61-62; 1967-68-69 e 2010-11-12).

PARTIDA

O jogo começou bem para os dois lados, mas a diferença é que o time visitante se saiu muito melhor. Após o time adversário aproveitar uma falha grotesca do time santista no campo de ataque, Henrique que estava livre de impedimento e livre de marcação aproveitou que Vanderlei estava fora do gol e conseguiu dribla-lo com calma e tranquilidade para fazer 1 a 0 para a equipe de Novo Horizonte. Imagina o que passa na cabeça do torcedor ao ver o seu time tomar um gol aos 10 minutos de jogo, no primeiro tempo, em uma jogada de contra-ataque ? E o pior, nenhum jogador para fazer a marcação ou linha de impedimento, será que seria mais uma derrota na Vila Belmiro nessa temporada ? Copete cruza para Vladimir Hernández, que se joga para tentar empatar a partida, mas o goleiro Michael ficou com a bola. O Santos tentava buscar duas coisas no primeiro tempo: empatar a partida e o entrosamento entre os jogadores que lá estavam, pois a equipe entrou desfalcada, pois o técnico Dorival Júnior poupou diversos titulares. O Santos continuava indo para o ataque, a maior chance de gol do Santos, foi após o chute de Rafael Longuine de fora da área, pois o zagueiro Guilherme Teixeira usou a mão para evitar que a bola fosse na direção do gol e é pênalti para o Santos. Kayke aproveita e empata a partida. 1 a 1. O Santos conseguiu empatar a partida, mas o rendimento estava abaixo do esperado, pois mesmo desfalcado, o time do Santos era tecnicamente mais forte do que a equipe do Novorizontino. Veio o segundo tempo e o Santos começava a melhorar na partida, e após lançamento de Jean Motta para Hernández, que deixa a bola para Rafael Longuine, que faz uma bela assistência para Kayke encher o pé e virar o jogo ! 2 a 1 para o Glorioso Alvinegro Praiano ! Logo depois Matheus Ribeiro chuta forte forçando Michael fazer uma boa defesa. Jean Motta faz um belo passe para Copete que toca para Thiago Ribeiro definir o placar na Vila: 3 a 1 e a liderança do Grupo D garantida !

Todos sabem, que mesmo com os confrontos definidos, a pontuação na tabela continua, por exemplo: se o Santos vencer os dois jogos contra a Ponte Preta, e Corinthians e Palmeiras empatarem ou até mesmo, perder um dos seus jogos e serem eliminados, o Santos assumiria a liderança geral do campeonato com 28 pontos contra 25,26 ou 27 pontos da equipe alviverde e 24,25 ou 26 pontos da equipe da Fazendinha, podendo realizar as partidas de volta das semifinais e finais em casa. Depois dos confrontos das quartas-de-final, os confrontos serão decididos entre o 1° colocado contra o 4° colocado e o 2° colocado contra o 3°colocado na classificação geral. Por isso, vencer os dois jogos e torcer por possíveis tropeços e eliminações de Palmeiras e Corinthians pode dar uma certa vantagem ao Santos nesse mata mata. Com o time do Santos completo para essas partidas, ou pelo menos, para a partida de volta, a tendência é que a equipe possa se classificar, mas a Ponte Preta é o adversário mais difícil que qualquer time poderia enfrentar no campeonato, ainda mais jogando no Majestoso, pois a vitória da equipe campineira sobre a equipe palestrina deixou isso claro. Conquistar a vitória sem sofrer gols, é um ótimo negócio, pois daria tranquilidade para a partida de volta, com o Pacaembu lotado de santistas, pois o Pacaembu é a segunda casa do Santos. Se perder o jogo, independente se marcar ou não marcar gols, pode complicar, e se empatar, a disputa ficará em aberto. Nos últimos 7 anos, Santos e Ponte Preta se enfrentaram nas quartas-de-final do Campeonato Paulista duas vezes (2011 e 2014, quando os confrontos eram decididos em jogo único, no estádio da equipe que teve a melhor campanha) e o Santos saiu vitorioso nas duas oportunidades: em 2011, venceu por 1 a 0 e em 2014, por 4 a 0, todos na Vila Belmiro. Mas nesse ano, serão dois confrontos e a dificuldade será maior, assim como as expectativas para a equipe nessa temporada, pois tem a chance de vencer pela 4° vez na história, o tricampeonato paulista, algo conquistado apenas pela geração de Pelé e Neymar e também pela 4° vez na história, o tetracampeonato da Libertadores da América, que dessa vez, será disputada durante o ano inteiro, e a dificuldade também será maior, mas vamos acreditar que é possível vencer esses títulos, e porque não, vencer a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e o Mundial de Clubes (pela 3° vez na história) de brinde ? Sonhar não custa nada, e acreditar também não.




COM TÉCNICA E DISCIPLINA,
DANDO O SANGUE COM AMOR,
PELA BANDEIRA QUE ENSINA,
LUTAR, COM FÉ E COM ARDOR ...

segunda-feira, 27 de março de 2017

Análise: Santo André 0x1 Santos - Campeonato Paulista 2017 - 11° Rodada


O Santos garantiu a sua classificação para as quartas de final do Campeonato Paulista, assim como a Ponte Preta, equipes que se enfrentarão na próxima fase, mas dessa vez com dois jogos, de ida e volta. O Santos venceu o Santo André fora de casa, e com o tropeço do Mirassol, a equipe santista pode chegar na 9° final consecutiva e também pode conquistar o tricampeonato paulista pela quarta vez em sua história ! A primeira vez em que o Santos conquistou o tri foi em 1961-62-63, depois em 1967-68-69, todos na Era Pelé, e depois em 2010-11-12 com a geração de Neymar e Ganso. O Glorioso Alvnegro Praiano venceu a equipe do Grande ABC pelo placar de 1 a 0 com gol do colombiano Copete, aos 30 minutos do segundo tempo.

PARTIDA

O primeiro tempo não teve tantas chances de gol a ponto de o torcedor santista dizer: P... que p.... ! Se não fizer esse gol logo estaremos f...... ! Mas o Santos criou boas chances de gol com Ricardo Oliveira, que desperdiçou não somente no primeiro tempo, mas na partida inteira. No primeiro tempo, Ricardo Oliveira recebe um belo passe de Thiago Maia e chuta cruzado, mas o goleiro Zé Carlos fica com a bola. O Santos teve outra chance com Vitor Bueno, que também teve seu chute defendido pelo goleiro do Santo André. O Santos ainda criou mais ... Lucas Lima passa para Victor Ferraz que cruza, a bola sobra para Ricardo Oliveira, que chuta pra fora.  Mas veio o segundo tempo e o Santos continuava mandando na partida, criando oportunidades, mais um cruzamento de Victor Ferraz e mais uma chance desperdiçada por Ricardo Oliveira, que mandou pra fora ! Parecia que o pastor estava jogando futebol americano, toda hora a bola ia pra fora e muito alta, em vez de fazer gol, era "touchdown" ? Ou era impressão nossa ?  Logo depois Vladimir Hernández cruzou para Ricardo Oliveira que de cabeça, perdeu de novo ! Será que nesse jogo, Ricardo Oliveira se tornaria "O Novo Kléber Pereira" ? Aquele que fazia muitos gols, mas perdia muitos também ? Ou era impressão nossa ? Minutos depois, Lucas Lima faz belo lançamento para Copete, que fez boa jogada e passa para Ricardo Oliveira, que mais uma vez, chutou pra fora. Os torcedores santistas já estavam perdendo a paciência, até que Lucas Lima cruzou para a grande área e dessa vez, Copete se apresentou e cabeceou para fazer 1 a 0 pro time santista. Claudinho ainda tentou de longa distância, mas assim como no primeiro tempo, se livrou mais da bola do que chutou, e não deu sustos para Vanderlei, que retornou após 40 dias fora, após sofrer uma lesão na mão. 

O Santos conseguiu o que muitos achavam improvável (inclusive eu), que era a classificação para a próxima fase do Campeonato, devido aos resultados dos últimos jogos, mas o peixe mostrou que sabe se virar muito bem fora d'água, e a campanha fora de casa é melhor do que a campanha do time em casa, e isso pode mudar na quarta-feira, quando enfrenta o Novorizontino, na Vila Belmiro, às 21h45 (horário de Brasília). Com a classificação garantida, o time poderá encarar essa partida com mais tranquilidade, mas a vitória em casa é fundamental, pois pode melhorar o retrospecto do time em casa nesse campeonato. O elenco do Santos é bom e o time do Santos é tecnicamente forte o suficiente para ganhar esse campeonato, pois se o Santos não vencer esse Campeonato Paulista pela 23° vez na história, sendo a 8° vez no século XXI e o quarto tricampeonato estadual na história, azar do campeonato.



 VAI PRA CIMA DELES SANTOS !

quarta-feira, 22 de março de 2017

Análise: São Bento 0x2 Santos - Campeonato Paulista 2017 - 10° Rodada


Bom dia, ontem o Santos venceu o São Bento de Sorocaba pelo placar de 2 a 0. Parece que o desempenho do time fora de casa é melhor do que jogando na Vila Belmiro. Essa vitória aconteceu em Sorocaba, e o rendimento do clube continua abaixo do esperado, mas os três pontos conquistados era o que realmente importa. Lucas Lima foi o principal destaque do time em uma partida sem muita empolgação do torcedor santista, dando assistência para o gol de Vitor Bueno e marcando o gol da vitória. Todos no segundo tempo. Com a vitória sobre o São Bento por 2 a 0, o empate entre Ponte Preta e Santo André por 3 a 3 e a derrota do Mirassol para o Palmeiras por 2 a 0, o Santos reassume a liderança do grupo 4 do Campeonato Paulista. O Santos enfrentará o Santo André, no sábado, fora de casa, e o Novorizontino na próxima quarta-feira, na Vila Belmiro.

PARTIDA

Durante os primeiros 45 minutos iniciais, não houve muitas chances criadas pelos dois times, exceto quando Kayke chutou cruzado após bom passe de Thiago Maia, mas a bola não entrou por poucos centímetros e após uma cobrança de escanteio de Lucas Lima que contou com um desvio de David Braz que por muito pouco, a bola não entrou. Mas veio a segunda etapa, e o Santos conseguiu marcar o seu primeiro gol e não seria o último. Lucas Lima deixa a bola para Bruno Henrique, que protege a bola e passa para Victor Ferraz que devolve a bola para o maestro, que encontra Vitor Bueno, que de primeira, faz 1 a 0 pro Peixe ! Esse gol foi muito importante não só para o Santos, mas também para o meia-atacante santista, que não vinha fazendo boas atuações nas últimas partidas, e certamente, esse gol lavou a alma do "Menino na Vila". Mas o Santos queria mais. Após uma jogada de contra-ataque de Kayke, Lucas Lima recebe, dribla o goleiro da equipe da casa e faz o segundo gol do Glorioso Alvinegro Praiano. 2 a 0 para o Alvinegro da Vila Belmiro.
O torcedor santista com certeza poderia se sentir mais aliviado. Bruno Henrique ainda seria derrubado pelo lateral Bebeto, que seria expulso, mas a falta foi marcada fora da área. O time da casa bem que tentou com Guilherme, mas a bola vai pra fora e não assusta o goleiro Vladimir e o jogo termina com a vitória dos santistas fora de casa.

Curiosamente, o desempenho do Santos jogando como visitante nesse campeonato, está superior ao
rendimento jogando em casa. Jogando fora, o Santos obteve 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Já atuando em casa, o Santos obteve 2 vitórias e 3 derrotas.É um retrospecto realmente muito preocupante, ainda mais para um time que sempre teve como sua principal arma, a Vila Belmiro, que além ter perdido três clássicos, sendo dois para São Paulo e Palmeiras na Vila, o Santos ainda perdeu para a Ferroviária jogando em casa. O próximo jogo do Santos em casa, será contra o Novorizontino, que pode definir a classificação do Santos ou não. O rendimento do clube em casa precisa melhorar e, muito, pois o Santos tem um dos clubes mais fortes do país, e não pode estar nessa oscilação. Todos nós acreditamos no potencial do clube, e em um ano em que o time voltou a disputar a Libertadores após 5 anos, as expectativas aumentaram, o que é normal, mas o Dorival Júnior, mesmo com todos os defeitos dele, é o melhor que o Santos pode ter nesse momento, e está aos poucos, acertando o time; por conta dos reforços que chegaram nessa temporada, e não foram poucos. O próximo compromisso do time será no sábado, diante do Santo André, às 15 horas, no Estádio Bruno José Daniel. Com a liderança do grupo 4 garantida, o Santos depende apenas de si para se classificar em primeiro lugar no seu grupo, desde que vença os seus próximos jogos contra Santo André e Novorizontino, adversários que estão no grupo do Palmeiras, que além de ter vencido o Mirassol, também enfrentará na última rodada, a Ponte Preta, outro integrante do grupo do Santos. Pela 1° vez, desde 2014, quando o formato por grupos foi implementado, o Santos sempre se classificou em 1° lugar no seu grupo, e com tranquilidade. Uma possível eliminação na 1° fase do campeonato não só seria vexatória, como também seria o fim de uma série de 8 finais consecutivas, pois desde 2009, o Santos sempre esteve na final do Campeonato Paulista. O Santos é o maior vencedor do torneio no século XXI com 7 conquistas, seguido por Corinthians que ganhou 4 vezes, Ituano com duas conquistas e São Paulo, Palmeiras e São Caetano que conseguiram vencer uma única vez. Somando a era amadora e a profissional, o Corinthians é o maior vencedor com 27 conquistas, seguido de Palmeiras e Santos com 22 conquistas cada, São Paulo com 21, e por ai vai. Mas na era profissional, ou seja, desde que o futebol foi profissionalizado em 1933, o Santos é o maior vencedor do estadual com 22 conquistas, seguido por São Paulo com 21 títulos, Corinthians com 19 e Palmeiras com 18 títulos. Se o Santos vencer o Campeonato Paulista por mais 6 anos seguidos, o time não só ultrapassaria o Corinthians, como também se tornaria o maior vencedor do torneio, tanto na era amadora, quanto na era profissional, ou seja, se tornaria o maior vencedor do Campeonato Paulista de todos os tempos. Portanto é mais um motivo para o torcedor santista torcer para o Santos continuar vencendo o Campeonato Paulista por mais tempo, ou pelo menos chegar na final.

Na sexta-feira será iniciado uma série de curiosidades sobre "Conservadorismo do futebol vs Modernismo do futebol - A Revolução Cultural no Futebol", que destaca sobre as mudanças que ocorreram no futebol, principalmente no futebol brasileiro, como as modernizações dos estádios, regulamentos em campeonatos estaduais e nacionais, Libertadores, sobre a Seleção Brasileira, torcidas organizadas, tanto na teoria, como na prática. Enfim, como são muitos tópicos, será um tema por semana e mesmo que pareça ser estranho ter um conteúdo semelhantemente político em um blog sobre futebol, achei interessante abordar sobre isso. 

COM TÉCNICA E DISCIPLINA, 
DANDO O SANGUE COM AMOR,
PELA BANDEIRA QUE ENSINA, 
LUTAR COM FÉ E COM ARDOR ...

segunda-feira, 20 de março de 2017

Análise: Santos 1x2 Palmeiras - Campeonato Paulista 2017 - 9° Rodada


Não gostaria de publicar MAIS UMA DERROTA EM CLÁSSICOS na temporada, ainda mais um clássico DISPUTADO EM CASA, na VILA BELMIRO, e com certeza ... NINGUÉM GOSTARIA DE LER, mas como todos os santistas ao assistirem uma partida do Santos, é normal que a cada partida assistida pelo torcedor, seja no estádio, seja em casa, no bar, analisem a partida e de alguma forma, compartilhar a sua análise para outros torcedores. Na partida diante da equipe da Rua Palestra Itália, o time da Rua Princesa Isabel poderia ter desencantado, ou seja, vencendo um clássico na temporada, engrenado no campeonato, assumido a liderança do grupo 4, por conta das derrotas de Mirassol e Ponte Preta e ter acabado com a crise que se iniciou desde a derrota diante do São Paulo, na mesma Vila Belmiro. A partida em si, o Santos não foi mal, muito pelo contrário, o Santos foi superior ao Palmeiras, criou muitas oportunidades, fez um gol, e poderia ter feito mais, e ao invés de ter recuado, para tentar "garantir o resultado", a defesa falhou MAIS UMA VEZ e o Palmeiras aproveitou a oportunidade e nas duas falhas da defesa santista, fez os dois gols que decretou a vitória da equipe palestrina em solo alvinegro. Infelizmente. o Santos perdeu o Clássico da Saudade para o Palmeiras, por 2 a 1, e se complicou no Campeonato Paulista.

PARTIDA

A partida começou com um certo equilíbrio para cada lado, com uma atuação impecável dos goleiros Vladimir e Fernando Prass. Enquanto Vladimir salvava o Santos, Prass salvava o Palmeiras. O Santos poderia ter feito muitos gols ainda na primeira etapa, mas o Palmeiras teve três aliados: O azar de Vitor Bueno que perdeu um gol que parecia certo, a trave que impediu o que seria um gol de letra de Ricardo Oliveira e Fernando Prass, que até então, era o melhor jogador da equipe alvi-verde. Mas o goleiro santista, Vladimir também fez boas defesas. Borja finaliza forte dentro da grande área, mas o arqueiro santista fez uma defesa milagrosa Após uma cobrança de escanteio do time palmeirense, Mina cabeceia e Vladimir mais uma vez, se deu bem O Segundo tempo estava mais equilibrado e as duas equipes com chances de gol, Ricardo Oliveira tenta de pé esquerdo, mas Prass joga pra escanteio. Lucas Veríssimo cabeceia e a bola não entra; parecia que a bola teimava em não entrar, até que aos 30 minutos do segundo tempo, Victor Ferraz faz cruzamento para a grande área e Bruno Henrique cabeceia, Prass dá o rebote e Ricardo Oliveira aproveitou a falha da defesa do Palmeiras e faz 1 a 0 pro Santos. Será que o Santos conseguiria fazer mais gols e selar a vitória ou iria tentar segurar o resultado ? A resposta apareceu quando Keno foi substituído por Roger Guedes, que mudou a história e o resultado da partida. O atacante palestrino passou para Jean que chutou forte sem chances para Vladimir, que tocou na bola, mas não foi o suficiente para evitar o empate e falhou feio. 1 a 1. O empate em sim não era um resultado tão ruim assim, pois esse empate trazia o Santos de volta para a fase de classificação do Campeonato Paulista, mas se tratando de um jogo em casa, um clássico e ter tomado o gol de empate minutos após ter inaugurado o placar, significava que se sofresse a virada, não teria mais forças para reagir. Dito e feito ! O atacante William Bigode também fez parte da virada palmeirense. Roger Guedes faz um drible da vaca com muita facilidade em Zeca que depois cruza pra área, a bola é desviada e sobra pra William virar o jogo e decretar a vitória alviverde por 2 a 1 e, assim mantendo a má fase na Vila Belmiro. Essa vitória decretou o fim do jejum sem vencer o Santos na Vila Belmiro, que durava desde 2011.

A partida em si, o Santos foi bem, mas os erros defensivos tem que ser corrigidos, e o posicionamento e a postura dos atletas também ! Como pode o Zeca que é um dos melhores laterais-esquerdo do país, campeão olímpico tomar um drible da vaca com muita facilidade e não conseguir voltar pra marcar ? Como pode jogar com ucas Veríssimo e David Braz, se tem a possibilidade de contar com Fabián Noguera, que sozinho joga melhor do que os dois juntos ? Arthur Gomes também joga no Santos, merece ser lembrado também. Mas enfim, acredito que o Santos se classifica sim, já que Mirassol e Ponte Preta enfrentam justamente o Palmeiras e o Santos precisar depender do rival para se classificar no campeonato estadual é a mesma coisa que o Palmeiras depender do Santos para não ter sido rebaixado em 2014. O Santos não pode continuar desperdiçando pontos importantes, pois farão muita falta daqui pra frente. Felipe Melo disse que está "acostumado à jogar em um Caldeirão e que 5 mil ou 8 mil pessoas não era um caldeirão". Se por um lado, ele faltou com respeito com a história do Santos e com a Vila Belmiro, onde muitos craques passaram por lá, como Pelé, Pepe, Coutinho, Edu, Giovanni, Robinho, Diego, Neymar e cia, que tem mais de 100 anos, o que ele ganhou de expressivo na carreira ? Que tipo de jogador é ele ? Ah ! Lembrei ! É aquele que acabou com a Seleção Brasileira na Copa de 2010 ! É aquele jogador encrenqueiro que gosta de chegar causando como o fez em sua apresentação no Palmeiras ? Se for esse, não quero me gabar, mas EU ACERTEI ! Mas por outro lado, a própria diretoria do Santos, que desde 2006, vem aos poucos "acabando com a Vila Belmiro", é que está fazendo o estádio perder a característica de Alçapão. Em 2006, em um partida diante do Palmeiras, vencida por 5 a 1, foram inaugurados os primeiros camarotes térreos atrás do banco de reservas. Em 2008, a geral localizada na Rua Dom Pedro I, deixou de existir dando lugar ao "SETOR VISA", tirando não só as arquibancadas de concreto, como também, as grades que aproximavam mais os torcedores dos atletas, não fisicamente, mas pela voz. Em 2012, foi pior. no setor que fica atrás do vestiário visitante, deram a camarotes que "mataram a vila". O que antigamente. eram 25 mil, 20 mil pessoas, agora não passam de 14 mil pessoas, já que alguns camarotes tem dono e não podem ser comercializados. Se alguém que frequenta a Vila Belmiro ou já foi mais vezes e sabe de algo mais sobre isso, deixa nos comentários e dê sua sugestão se preferia uma reforma na Vila Belmiro, um estádio novo em Santos (proposto pelo presidente Modesto Roma Júnior), concessão do Pacaembu ou fazer a Vila Belmiro voltar a ser o que era antes ? Preferia que a Vila Belmiro voltasse a ser o que era antes.

SAI ZICA !

Leia e entenda :

sexta-feira, 17 de março de 2017

Análise: Santos (BRA) 2X0 The Strongest (BOL) - Copa Bridgestone Libertadores da América 2017 - 2° Rodada - Fase de Grupos


Desde a vitória sobre o Linense, na estréia do Campeonato Paulista, na Vila Belmiro, quando goleou por 6 a 2, muitos santistas acreditavam que aquela teria sido até então, a melhor atuação do Santos no início da temporada, outros acreditavam que a goleada no último domingo diante do São Bernardo, no Estádio Primeiro de Maio por 4 a 1, pelo fato do Santos ter feito mais gols. Mas e se a melhor atuação da equipe alvinegra praiana tenha sido em um jogo que não venceu de goleada, mas poderia, já que desperdiçou muitos gols, principalmente no segundo tempo e o placar da partida foi 2 a 0 ? Não basta fazer apenas muitos gols, tem que jogar MUITO ! Mas MUITO MESMO ! E o Santos jogou muito na partida de ontem diante do The Strongest, da Bolívia. A equipe poderia ter vencido de goleada, mas esteve atento quando a equipe boliviana esteve com a bola no ataque, a defesa, que sempre foi o sistema mais criticado, esteve seguro e não deu muitos sustos, Victor Ferraz jogou muito bem, após ter sido criticado por boa parte da torcida, inclusive sendo questionado por um torcedor pelas redes sociais se o mesmo fazia parte de alguma "panela", mas fez uma boa partida. Thiago Maia e Renato fizeram uma boa partida também, principalmente Renatinho, que foi coroado com o gol da vitória. Lucas Lima fez até agora, a melhor partida pelo Santos nessa temporada. Ricardo Oliveira pode ser mais um batedor de faltas do time, o torcedor não costuma chamar um gol de falta de "Gol Puskas", a não ser um gol de falta do Roberto Carlos, do David Beckham e cia, mas foi um "Gol Puskas" mesmo. Bruno Henrique entrou muito bem na partida, sempre disputando todas as bolas com os adversários, partindo pra cima, teve suas chances, e pode deixar Copete no chinelo, que depois entrou bem na partida e conseguiu segurar a bola no ataque. Vitor Bueno não fez uma partida ruim, é um dos principais jogadores do Santos na temporada, mas não está jogando aquilo que é esperado por todos nós, e se não ficar esperto, Vladimir Hernández, o "Pequeno Gigante da Vila" pode ficar com a vaga dele, já que o mesmo entrou muito bem na partida e certamente será fundamental para o Santos na temporada. Com a vitória por 2 a 0, o Santos assumiu a liderança do grupo 2 com 4 pontos. O próximo compromisso da equipe santista será no dia 19 de Abril, quarta-feira, contra o Independiente Santa Fé, da Colômbia, em Bogotá. O próximo compromisso da equipe alvinegra praiana será no domingo, em um clássico diante do Palmeiras, com o qual protagoniza "O Clássico da Saudade", na Vila Belmiro, às 18:30.

PARTIDA

O jogo começou com cara de Libertadores: estádio lotado, torcedor apoiando o time, fumaça, pressão e
tudo o que qualquer torneio sul-americano pode proporcionar para todos os amantes do futebol e o Santos começou a partida muito bem, atacando, atacando e atacando, mas a equipe boliviana, que dessa vez, estava jogando no nível do mar, começou a equilibrar a partida, inclusive mandou uma bola na trave em uma cobrança de falta, ainda na primeira etapa. As melhores jogadas do Santos aconteciam pelo lado direito, mas pelo lado esquerdo, Bruno Henrique estava se movimentando muito. Aos dois minutos de jogo, o atacante santista deu trabalho para a defesa do time boliviano e para o goleiro Daniel Vaca. Lucas Lima também merece destaque, ele driblou três marcadores após receber passe de Zeca, mas quando iria driblar o quarto marcador, é derrubado e é falta para o Santos. Ricardo Oliveira se apresenta para cobrar a falta e faz um G-O-L-A-Ç-O ! GOLAÇO DE FALTA ! 1 a 0 para o Santos e esse foi o 1° gol de Ricardo Oliveira na temporada. Com um jogador a mais (após a expulsão de Veizaga), e com o placar favorável, o Santos partiu pra cima do The Strongest e criou mais oportunidades. Vitor Bueno carrega a bola em direção ao gol e passa para Bruno Henrique que dribla o goleiro, chuta, mas a zaga tira em cima da linha, conseguindo evitar um gol que era dado como certo. Ricardo Oliveira na ponta-direita cruzou para Bruno Henrique, mas o atacante santista tocou forte demais na bola e vai pra fora. Victor Ferraz cruza a bola na área para Vitor Bueno que cabeceia, mas o goleiro Vaca joga a bola pra escanteio. Outro cruzamento do lateral-direito, mas dessa vez para Ricardo Oliveira, que perdeu uma chance clara de gol. Minutos depois, Lucas Lima cobra falta, a bola vai para a grande área e Renato cabeceia para o fundo do gol, e decreta a vitória santista por 2 a 0. O Santos mostrou sua superioridade durante o jogo inteiro, mas a diferença é que o time boliviano conseguiu equilibrar a partida no primeiro tempo, já que considerando o fato de estar com um jogador a mais, no segundo tempo, SÓ DEU SANTOS ! 

O Santos conseguiu fazer uma ótima partida diante de seus torcedores, pois jogando em casa, em uma Libertadores, o Santos teria que mostrar porque é um dos favoritos para conquistar a competição, e essa vitória dá mais confiança para o torcedor santista acreditar mais no time, que mesmo com alguns desfalques como do goleiro Vanderlei e da dupla de zaga Luiz Felipe e Gustavo Henrique (estes que só tem previsão de volta à partir de Junho deste ano), e com uma possível vitória no clássico contra o Palmeiras no domingo, pode fazer com que time venha a engrenar na competição estadual. Sabemos que o time demonstrou muito talento e muita técnica para vencer o The Strongest, além desses dois ingredientes, o time também precisa demonstrar persistência, raça, disposição, como foi mostrado no segundo tempo do jogo contra o Sporting Cristal, quando conseguiu buscar o empate. Essa vitória também dá mais tranquilidade para o técnico Dorival Júnior, que até a semana passada, era duramente criticado pelos maus resultados obtidos no Campeonato Paulista como derrotas nos clássicos para São Paulo e Corinthians, derrota para a Ferroviária na Vila Belmiro e empate em 0 a 0 contra o Ituano. Aos poucos, os reforços vão mostrando serviço e os jogadores que estão no departamento médico vão retornando e a tendência é que o time fique mais forte, pois já sabemos, por exemplo, que se Vitor Bueno e Copete estiverem ausentes e/ou não estiverem jogando bem, Vladimir Hernández e Bruno Henrique podem dar conta do recado e quando menos esperar, o Santos chegará na final da competição em busca do TETRA, que nesse ano, só o Santos pode se tornar TETRACAMPEÃO da Libertadores e se tornar de forma ISOLADA, o TIME BRASILEIRO COM MAIS CONQUISTAS DA LIBERTADORES, que até agora divide com o São Paulo, que também tem três conquistas do torneio continental. Os 11 mil, 12 mil santistas que estiveram no Alçapão estão de parabéns pelo espetáculo, apoiaram do início ao fim, não se calaram durante os 90 minutos e que essa cena se repita durante toda a Libertadores.



NASCER, VIVER E NO SANTOS MORRER
É UM ORGULHO QUE NEM TODOS PODEM TER ...

segunda-feira, 13 de março de 2017

Análise: São Bernardo 1x4 Santos - Campeonato Paulista 2017 - 8° Rodada



Todos assistiram o segundo tempo do confronto entre Sporting Cristal (PER) e Santos, e viram que além da presença do trio Renato, Lucas Lima e Ricardo Oliveira, o rendimento da equipe foi diferente das partidas anteriores. Mas e se os três não jogassem, ou melhor, nenhum jogador considerado titular iniciou a partida contra o São Bernardo, iniciou a partida, mas sim os reservas, e mesmo assim, conseguiram dar conta do recado. Principalmente os atacantes Vladimir Hernández, que Graças a Deus está regularizado e poderá atuar pelo Santos, e do atacante Bruno Henrique, ou melhor, "Bruno Henry", que fez um HAT-TRICK no Estádio Primeiro de Maio, contribuindo para a goleada santista por 4 a 1. Rafael Longuine fez o outro gol para o Santos, que agora se prepara para enfrentar o The Strongest, na quinta-feira, pela Libertadores da América, em casa, na Vila Belmiro. Desde a estréia contra o Linense, quando a equipe santista goleou por 6 a 2, o Santos não fazia uma atuação que empolgasse a torcida.

PARTIDA


O Santos começou a partida surpreendentemente com um time reserva, e com um desempenho considerado superior ao time titular pela torcida. Mas o time da casa teve suas chances, o ex-santista Walterson chutou duas bolas na trave, e foi o melhor jogador do São Bernardo na partida,  Marcinho finaliza na trave e em uma jogada de contra-ataque do Santos, Rafael Longuine recebe de Vladimir Hernández, e a bola bate na trave e sobra para Bruno Henrique inaugurar o placar para o Santos.1 a 0. Os donos da casa ainda empatariam o jogo após uma cobrança de escanteio. Geandro sobe de cabeça e empata a partida. 1 a 1. O Santos ainda teria um pênalti a seu favor antes de encerrar o primeiro tempo. Bruno Henrique bate, o goleiro Daniel defende, mas no rebote o atacante santista aproveitou e fez 2 a 1 pro Santos. Veio a segunda etapa e após cruzamento de Vladimir Hernández, Bruno Henrique estava lá para fazer 3 a 1 e aproveitou a oportunidade para pedir música no Fantástico. Com certeza Bruno Henrique e Vladimir Hernández serão as sombras de Vitor Bueno e Copete, que não vinham jogando bem nas últimas partidas, e a torcida espera que eles sempre façam boas atuações. O Santos estava jogando muito bem, e em outra participação do baixinho colombiano, o pequeno gigante, Vladimir Hernández cruza para Rafael Longuine que só empurra a bola pro fundo do gol. Santos 4 a 1. Com essa vitória o Santos chegou aos 14 pontos no campeonato, mas infelizmente continua fora da fase de mata mata, devido ao empate entre Mirassol e Ituano. 



Ainda faltam 4 rodadas para o fim da fase de classificação, e o Santos ainda tem chances matemáticas de se classificar, pois se o Santos vencer todos os seus jogos e Mirassol e/ou Ponte Preta empatarem ou perderem ao menos, uma partida, o Santos se classifica para as quartas de final da competição. Mas antes do clássico contra o Palmeiras, na Vila Belmiro, o Peixe vai encarar o The Strongest (BOL), pela Copa Libertadores da América na quinta-feira, na Vila Belmiro. Quem sabe os reforços do Santos utilizados nessa partida sejam bem aproveitados e que os titulares que já devem estar mais descansados, possam fazer uma boa partida e que o Santos continue indo atrás de seu 4° tricampeonato paulista na sua história e também pelo seu 4° título do Santos na Libertadores, se isolando como o maior brasileiro vencedor da Libertadores.

VAI PRA CIMA DELES SANTOS !


sexta-feira, 10 de março de 2017

Análise: Sporting Cristal (PER) 1X1 Santos (BRA) - Copa Bridgestone Libertadores da América 2017 - 1° Rodada - Fase de Grupos


Depois de 5 anos, o Santos está de volta à Copa Libertadores da América. Sua última participação foi em 2012, quando chegou na semifinal da competição, sendo eliminado pelo rival Corinthians, que posteriormente se consagrou campeão sul-americano pela 1° vez em 102 anos de vida, enquanto o Glorioso Alvinegro Praiano até então havia conquistado a América três vezes em 100 anos de vida. Durante esse tempo, o Santos tentou buscar sua classificação pela Copa do Brasil desde 2013, porém foi eliminado nas oitavas de final nessa temporada, e ficou na 7° colocação do Campeonato Brasileiro, sendo o melhor time paulista do campeonato, ficando próximo da vaga no torneio mais importante da América do Sul. Em 2014. o time ficou em 9° lugar na liga nacional e chegou na semifinal da Copa do Brasil. Em 2015, o Santos chegou perto de voltar para a Libertadores, tanto pela Copa do Brasil, como pela Libertadores. Mas devido a má campanha fora de casa, vencendo apenas um jogo, e o gol desperdiçado pelo atacante Nilson na 1° partida da final da Copa do Brasil diante do Palmeiras, que venceu a competição nos pênaltis. Em 2016, o Santos chegou nas quartas de final da Copa do Brasil, sucumbindo diante do Internacional. Essa eliminação não foi bem aceita pelos torcedores santistas, já que o colorado seria rebaixado pelo Campeonato Brasileiro. Pelo Campeonato Brasileiro, o time conseguiu ser vice-campeão depois de 9 anos. A última vez foi em 2007, quando o campeão nacional daquela ocasião, foi o rival São Paulo, mas dessa vez, foi o Palmeiras, que desde 2015 disputam partidas muito acirradas, que assim como em 1993, quando o verdão venceu a competição nacional, o Peixe venceu todas as partidas que disputou contra a equipe de Parque Antártica, já que naquela época, o regulamento era outro. O Santos até poderia ter vencido o Brasileiro, se não tivesse perdido pontos importantes para Figueirense, Internacional e América-MG. O Santos estreou diante do Sporting Cristal, fora de casa, e mesmo prejudicado pela arbitragem, o Peixe empatou a partida por 1 a 1. Thiago Maia marcou o primeiro gol do time santista na competição.

PARTIDA

O 1° tempo do Santos foi muito abaixo do esperado. A equipe criou poucas jogadas de ataque, chegando muito pouco na defesa da equipe peruana, que fez uma marcação muito forte. O placar foi inaugurado pelo time da casa, com Cazulo em posição irregular, fez de cabeça aos 16 minutos da primeira etapa. 1 a 0. Os jogadores santistas reclamaram de impedimento, e com razão. Mas o árbitro não voltou atrás e deu sequência a partida. Veio o segundo tempo e o Santos voltou melhor, agredindo mais o adversário. O esforço santista foi coroado com belo passe de Lucas Lima, para Thiago Maia empatar a partida. 1 a 1. O Santos poderia ter vencido a partida se não fosse o erro da arbitragem na primeira etapa. Os peruanos decidiram partir para cima, para tentar o gol da vitória, mas o goleiro Vladimir, fez grandes defesas evitando a derrota santista. O goleiro junto com Lucas Lima e Thiago Maia, foi um dos destaques do Alvinegro Praiano na partida. Destaque para os atacantes Bruno Henrique e Vladimir Hernández, que entraram muito bem na partida e podem ser muito úteis para o Santos na temporada. 

Se tratando de uma estréia na Libertadores após 5 anos sem disputá-la, depois de sair perdendo, sendo
prejudicado pela arbitragem nos primeiros 45 minutos de jogo, um empate deu a sensação de um ponto ganho e não de dois pontos desperdiçados, pelo fato de ter jogado fora de casa. Renato, Lucas Lima e Ricardo Oliveira são jogadores muito importantes no esquema tático de Dorival Júnior, realmente fazem falta quando um desses ou todos eles não jogam, mas quando jogam, mostram que o trio é fundamental para a equipe, e os atacantes Bruno Henrique e Hernández podem fazer sombra em cima d eVitor Bueno e Copete, que não fizeram uma boa partida. A Libertadores está apenas começando, e Dorival parece estar acertando o time, pelo menos ofensivamente, pois os erros na defesa ainda existem. Cléber que foi contratado com status de titular ainda deixa a desejar, e David Braz está fora de ritmo de jogo. Enquanto Fabián Noguera segue sem ser relacionado para as partidas, Luiz Felipe e Gustavo Henrique, lesionados. O volante Yuri joga algumas vezes improvisado na zaga. O goleiro Vladimir está demonstrando que o Santos está bem servido de goleiros, pois enquanto Vanderlei estiver indisponível, o torcedor santista pode contar com o arqueiro revelado nas categorias de base. Ele se destacou no empate de 1 a 1 diante do Corinthians, na Arena Corinthians, pelo Campeonato Paulista de 2015, e na final contra o Palmeiras pelo paulistão do mesmo ano, defendendo um dos pênaltis. Percebemos que quando o time está com seus principais jogadores e/ou está completo com poucos jogadores no departamento médico, as coisas tendem a melhorar. E esse jogo pode ser o início da reabilitação do Santos na temporada.

JOGUE ONDE JOGAR,
ÉS O LEÃO DO MAR,
SALVE O NOSSO CAMPEÃO ...

segunda-feira, 6 de março de 2017

Análise: Corinthians 1x0 Santos - Campeonato Paulista 2017 - 7° Rodada


Está comprovado ! Se o Santos continuar encarando partidas importantes como uma partida qualquer, não vai ganhar nada nesse ano, nem mesmo o Campeonato Paulista. Está comprovado ! O Santos sempre faz um bom primeiro tempo, mas no segundo tempo, cai de rendimento, e na partida contra o Corinthians, não foi diferente, e pior, jogando fora de casa, contra um rival que tem muita força jogando em casa, e se tomar um gol, não terá forças para reagir, e foi isso que aconteceu. Os primeiros 45 minutos de jogo foram muito equilibrados, com chances para os dois lados, mas o destaque vai para Vladimir, que fez boas defesas evitando o que poderia ter sido, um vexame ou uma goleada. Mas a defesa não colaborou, e o resto todo mundo já sabe o que aconteceu. Mais uma derrota em clássicos, mas dessa vez, foi em um clássico que nenhum santista admite derrotas. Dessa vez foi para o eterno rival, o Corinthians.


PARTIDA

Desde o início do primeiro tempo, dava a impressão de que acompanharíamos uma partida muito movimentada e equilibrada, pois parecia que apesar de estar jogando fora de casa, o Peixe não daria moleza para o Timão, e a equipe do Parque São Jorge iria jogar mais ofensivamente, pelo fato de estar jogando em casa. Mas a diferença era justamente por onde apareciam as principais jogadas de cada time. Enquanto o Corinthians jogava pelo meio-campo, o Santos jogava pelos lados. Isso ficou claro após finalização de Maicon de longa distância, que foi defendida por Vladimir. Escanteio na área, desvio de cabeça, mais uma defesa de Vladimir. Romero tenta pela ponta-direita, mas a bola bate em Lucas Veríssimo, mas Vladimir joga pra escanteio, evitando o que seria um gol contra, ainda no primeiro tempo.
A melhor jogada do Santos na partida foi na primeira etapa, após lançamento de Thiago Maia para Kayke, que tentou encobrir o goleiro Cássio, mas estava sem ângulo. Veio o segundo tempo, e o resultado menos pior estava acontecendo, um empate, pelas circunstâncias de jogo, um empate seria um ponto conquistado e não dois pontos desperdiçados, mas o pior aconteceu: Guilherme Arana cruza pra grande área, e Jô sobe sozinho de cabeça e faz o gol da vitória corintiana: 1 a 0. Thiago Ribeiro, Rafael Longuine e Rodrigão entraram no decorrer da partida, mas nada puderam fazer para evitar mais uma derrota em clássicos nessa temporada. O Santos ainda tentou com Vitor Bueno após cruzamento de Bruno Henrique, mas a bola ficou com o goleiro Cássio.

Se o Santos vencesse esse jogo, o time entraria com moral na partida contra o Sporting Cristal, do Peru, na estréia da Libertadores, na quinta-feira, mas com a derrota, o time entra pressionado, mas em contra partida, pode contar com o retorno de Ricardo Oliveira, Renato e Lucas Lima, que todo mundo sabe, que com os três em campo, o time do Santos é outro, e a maneira do Santos jogar, é outra. É bom ter três ou mais jogadores que se destacam, sim, mas não pode depender disso, o elenco ainda tem bons jogadores, mas precisa dar mais chances para esses atletas, pois mesmo que alguns sejam limitados, pelo menos ganham ritmo de jogo, e precisa finalizar mais de longa distância, pois manter a bola por mais tempo, e querer entrar com bola e tudo, não resolve, é necessário ser mais eficiente, ou seja, quando está com a posse de bola, já sabe o que fazer, e como fazer e principalmente: APOSTAR NO PONTO FRACO DO ADVERSÁRIO, antes que o adversário explore o nosso, pois quando isso acontece, "xeque-mate". Quem sabe na quinta-feira as coisas mudem, e a possível vitória na quinta-feira mude o cenário santista, que não é dos melhores.


SAI ZICA !

quarta-feira, 1 de março de 2017

Análise: Santos 2x0 Botafogo-SP - Campeonato Paulista 2017 - 6° Rodada


Em um sábado de carnaval, com apenas 5 mil pessoas, duas derrotas seguidas em casa, dois jogos sem marcar gols, três jogos sem vencer, desfalcado, só a vitória interessava para o Santos e ainda mais jogando em casa, na Vila Belmiro, que contava com o retorno de Ricardo Oliveira para a equipe, e que valeram os "18 pontos", já que o Santos conseguiu os três pontos ao vencer o Botafogo de Ribeirão Preto por 2 a 0, com gols de Vitor Bueno e Rafael Longuine, Ricardo Oliveira levou outros 15 pontos na orelha. Mesmo com uma atuação abaixo do que costuma jogar, o Santos terá mais tranquilidade até o clássico contra o Corinthians, no sábado, às 18:30, na Arena Corinthians, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo.

PARTIDA

Como diz no início do texto, era um sábado de carnaval, e isso significa que muitos foram para a "folia", os bloquinhos de carnaval, mas isso não significava nada para os santistas ... Ainda mais para os santistas que estavam muito preocupados com o desempenho do time que não vencia há três partidas, pois sem vitória, não tem tranquilidade, ainda mais se tratando de futebol. O Santos entrou desfalcado de Lucas Lima, Renato, Vanderlei, Léo Cittadini, Jean Motta, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Vladimir Hernández, mas contava com o retorno de Ricardo Oliveira ao ataque, e com a estréia de Bruno Henrique no time titular, que mostrou que pode ser um forte concorrente com Vitor Bueno e Copete pela posição, já que fez uma boa partida no sábado, vale lembrar do belo chapéu de Bruno Henrique em cima do botafoguense Fernandinho, ainda no primeiro tempo, e que categoria !

 
Minutos depois, Bruno Henrique tenta cruzar para a grande área, mas a bola quase entra, e é defendida por Neneca, que joga a bola para escanteio. Vitor Bueno cobra escanteio, a bola sobra para Copete, que finaliza forte, mas foi forte demais, e vai pra fora. O volante Leandro Donizeti cruza a bola pra área, para Ricardo Oliveira, que além de subir sozinho, cabeceou para fora. Minutos depois, Thiago Maia passa para Vitor Bueno, que chuta forte e rasteiro, mas Neneca faz boa defesa. Parecia uma agonia, mas o gol já estava saindo do forno. Depois veio o segundo tempo, e o Santos iniciou os 45 minutos finais da mesma forma que terminou os 45 minutos iniciais: atacando ! Victor Ferraz lança Bruno Henrique que cruza rasteiro para a grande área, Copete se estica todo, mas não alcança a bola. Aos 17 minutos do segundo tempo, Ricardo Oliveira recebe a bola, gira e chuta forte, Neneca dá o rebote para Vitor Bueno "tirar o gol do forno". Que alívio ! ALELUIA ! É GOL DO SANTOS !  SANTOS ! SANTOS ! GOL !!! 1 a 0 pro peixe. 

Depois de 322 minutos sem balançar as redes, o Santos voltou a fazer o que sempre faz de melhor, gols; e não é a toa que é o time que fez mais gols na história do futebol mundial, mais de 12 mil gols ! Mas o jogo ainda não acabou, pois ainda teria muito jogo pela frente. Aos 22 minutos, Vitor Bueno cobra escanteio, Cléber cabeceia, mas Copete não alcança a bola, e vai pra fora. Após trombada com o atacante Francis, Ricardo Oliveira se machucou, e voltou a campo com uma touca para cobrir o ferimento na orelha, que resultou 15 pontos. Falta para o time do interior, Bernardo chuta, mas a zaga afasta. Kaue ataca pela direita, finaliza, mas o chute saiu muito fraco, sem perigo para Vladimir. Rafael Longuine iria mudar a história do jogo, mas antes de entrar no lugar de Leandro Donizeti, muitos torcedores vaiaram e, muito. Mas para quem estava acompanhando o jogo em casa, pela TV ou pela internet, não sabia se as vaias eram em função da substituição, da saída do volante ou da entrada do meio campista. Em outras palavras, Longuine deu equilíbrio ao meio-campo, e foi coroado com o gol no fim da partida, aos 46 minutos do segundo tempo, após falha da defesa tricolor. 2 a 0 para o Alvinegro da Vila Belmiro, e assim acabou o jejum de vitórias e o jejum de não marcar gols no campeonato, que já estava incomodando e, muito, o torcedor santista.

Com essa vitória, os santistas podem se sentir mais tranquilos, pois além de acabar com o jejum de vitórias e sem marcar gols, os santistas poderão contar com a volta de Renato e Lucas Lima, que poderão atuar no clássico contra o Corinthians, nesse sábado. Todos nós sabemos que Renato e Lucas Lima fizeram muita falta para o Santos nesses últimos jogos, mas Thiago Maia foi o nome principal do Alvinegro Praiano, que foi firme na marcação, e fez bons passes e lançamentos, ele realmente jogou por dois (por ele e por Renato) e Rafael Longuine precisa receber mais oportunidades, pois pode ser útil ao time. Com certeza, não foi uma ótima atuação, pode não ter vencido na técnica, mas foi na raça, e se o time tiver técnica, competitividade, e principalmente, raça e gana de vencer, o Santos sairá vitorioso de Itaquera, e estará mais motivado para a estréia na Libertadores no dia 09/03, contra o Sporting Cristal, do Peru.

Para todos que costumam ler as postagens do blog, enquanto o Santos não estreia na Libertadores, o blog tem lançado postagens sobre o desempenho do Santos em todas as edições da Libertadores que disputou, e é normal o torcedor entrar na expectativa, ficar um pouco ansioso, já que o Santos não disputava esse torneio desde 2012, e tem o desejo de ver o time voltar a vencer, após 6 anos. Mas antes de estrear pelo torneio mais importante da América do Sul, vamos torcer pela vitória do Santos em cima do Corinthians, pois uma vitória, em um clássico, as vésperas da estréia de um torneio continental, em que só o Santos pode ser tetra e se isolar como o time brasileiro com mais conquistas, é realmente uma motivação a mais, portanto não é momento de vaiar o jogador que é escalado como titular, seja ele o Leandro Donizeti, o David Braz, o goleiro Vladimir, o Rafael Longuine, ou qualquer outro, pois é o momento ideal para apoiar, não somente os jogadores, como também o time inteiro, pois além de dar mais motivação para a estréia na Libertadores, pode trazer a reabilitação do time no campeonato.


SANTOS ! SANTOS ! GOL !