Após as vitórias contra Sport e Bahia em casa, e a eliminação para o Independiente (ARG) pela Libertadores, o Santos venceu o Vasco por 3 a 0, em pleno Maracanã e com direito a Hat-Trick de Gabriel.
PARTIDA
Era um típico jogo de seis pontos. Santos e Vasco, que ainda possuem um jogo a menos (que é justamente entre si) estavam com 24 pontos cada. Quem vencesse, definiria qual seria o objetivo no campeonato e obviamente: quem vencesse, lutaria por uma vaga na Libertadores e quem perdesse, lutaria contra o rebaixamento. O Vasco vinha de uma vitória em casa, diante da Chapecoense, e o Santos, de uma eliminação no "tapetão".
O jogo mal começou e Dodô encontrou Gabriel livre de impedimento e livre de marcação, na entrada da grande área, para inaugurar o placar no Maracanã: 1 a 0. Depois, o Vasco até esboçou uma reação, mas não foi o suficiente para tentar empatar a partida. No 2° tempo, o Santos poderia ter aplicado uma goleada histórica em cima do time cruz-maltino naquele que um dia já foi, o maior estádio do mundo. Aos cinco minutos, o Santos contra-ataca em velocidade com Gabriel, que lançou para Carlos Sánchez cabecear e acertou a trave. Aos 21 minutos, o Santos voltou a balançar as redes ... Victor Ferraz passa para Carlos Sánchez, que cruzou na medida, para Gabriel, que "de prima", fez o segundo gol do peixe. 2 a 0. E com a entrada de Derlis González no lugar de Eduardo Sasha, a tendência era que o Santos fosse em busca de mais gols. Na primeira chance, Gabriel passou para González, que livre de impedimento e livre de marcação, chutou em cima do goleiro Martin Silva. Na segunda tentativa, Carlos Sánchez pegou a sobra e tentou fazer por cobertura, mas foi pra fora. Aos 36, o atacante paraguaio puxou um contra-ataque e passou para Gabriel "balançar o véu da noiva" e "fechar o caixão" vascaíno. 3 a 0 Santos ! Três minutos depois, Gabriel aproveitou falha de Luiz Gustavo, driblou Martin Silva e se não fosse Bruno Silva, o artilheiro teria feito o quarto gol dele e do Santos na partida. Placar final: 3 a 0. O próximo compromisso do Santos será na quinta-feira (06/09), ás 19:00, contra o Grêmio, no Pacaembu. As equipes voltarão a se enfrentar no dia 27/09, no Pacaembu, em um jogo atrasado pela 3° rodada, do 1° turno.
Foi uma das melhores, ou se não a melhor partida que o Santos fez na temporada. A última vez que o Santos venceu um jogo fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro, havia sido contra o Fluminense, no Maracanã, ainda no comando do Jair Ventura. O mais curioso é que a diferença daquele jogo para esse é que em um, o Santos jogava por uma bola e no outro, por muitas. O curioso é que o esquema tático utilizado pelo Jair Ventura foi o mesmo usado pelo Cuca. O 4-4-2 (4-2-2-2) foi muito útil, pois com dois jogadores recuados e outros dois abertos, faz com que o Santos não dependa tanto de um jogador de criação. A diferença é que naquela partida, o Santos realmente não tinha um jogador de criação e dessa vez tem. O Santos não se intimidou e jogou como se estivesse jogando em casa. A atual diretoria tem falhado em algumas coisas, mas se tem algo que ela acertou em cheio, foi a contratação de um nome: Ricardo Gomes. Depois da chegada de Ricardo Gomes, as contratações de Sánchez, Bryan Ruiz, González e do Cuca, foram as consequências. E nesse caso, acertou em cheio. Desde a saída de alguns jogadores como a maior enganação do futebol brasileiro (uma dica: joga no Palmeiras e só joga quando quer), do desertor (uma dica: joga no time da Renata Fan) e do Ricardo Oliveira, e a entrada da nova diretoria, percebi que as chances do Santos conseguir algum título nesse ano eram mínimas. E se a minha hipótese estivesse certa, esse time estaria sendo montado para o ano que vem. Se o elenco e o Cuca continuarem no time, podemos sonhar com dias melhores. O título brasileiro ficou muito distante, pois o Santos desperdiçou muitos pontos no 1° turno (mesmo com um jogo a menos) e desde a chegada do Cuca, podemos sonhar com uma vaga na Libertadores. O jogo de quinta é mais um jogo chave, pois além de atuar em casa, tem a chance de ganhar a revanche. Se o Grêmio, que é o atual campeão da Libertadores e é considerado por muitos, um dos melhores times do país, ou se não, o melhor, não há motivação maior para o Santos do que vencer esse jogo.
Data: 01/09/2018, sábado, 19h00.
Competição: Campeonato Brasileiro - 22ª rodada
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, RJ.
Público: 33.646 presentes
Renda: R$ 871.670,00
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC) e Henrique Neu Ribeiro (ambos de SC).
Cartões amarelos: Maxi Lopez (V) e Dodô (S).
Gols: Gabriel (04-1); Gabriel (21-2) e Gabriel (36-2).
VASCO
Martín Silva; Lenon, Luiz Gustavo, Bruno Silva e Henrique; Andrey (Andrés Rios), Yago Pikachu, Raul e Wágner; Kelvin (Thiago Galhardo) e Maxi López.
Técnico: Alberto Valentim
SANTOS
Vanderlei; Victor Ferraz, Robson Bambu, Gustavo Henrique e Dodô; Alison, Diego Pituca e Carlos Sánchez (Jean Mota); Eduardo Sasha (Derlis González), Rodrygo (Copete) e Gabriel.
Técnico: Cuca
DENTRO OU FORA DO ALÇAPÃO ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário