Boa notícia: O Santos se classifica em 1° lugar no grupo 6 e pode pelo menos, decidir o jogo de volta das oitavas de final da Libertadores em casa.
Má notícia: O Santos não conseguiu fazer um gol no Real Garcilaso (PER) e empata em 0 a 0 na Vila Belmiro.
PARTIDA
O Santos fez mais uma exibição de "dar sono" aos seus torcedores e, obviamente, decepcionou. Mesmo jogando em casa, precisando apenas da vitória para não depender do resultado do jogo entre Estudiantes de La Plata (ARG) e Nacional (URU), o Alvinegro Praiano não saiu do zero diante do time peruano. Chances de gol não faltaram, mas sorte, categoria e eficiência para marcar os gols e vencer o jogo ... Sim !
No 1° tempo, obviamente foram 45 minutos de puro tédio, sonolentos em uma Vila Belmiro esvaziada (pois muitos santistas que costumam frequentar os jogos do Peixe na Vila moram em São Paulo e optaram por não descer a serra para economizar combustível, por conta da greve dos caminhoneiros) O time peruano, tecnicamente mais fraco do que o Santos entrou para não perder o jogo, ou seja, jogou na retranca durante toda a partida. Eduardo Sasha, Gabriel e Rodrygo até tentavam se movimentar e criar as chances de gol, Jean Mota e Vitor Bueno, não contribuíam com quase nada. A melhor chance do Santos foi criada por um chute de Eduardo Sasha que deu rebote, e Vitor Bueno não aproveitou a sobra e chutou pra fora. Vitor Bueno sentiu uma lesão no tornozelo esquerdo e foi substituído por Yuri Alberto e o Santos passou a ter mais atacantes. Diego Pituca (um dos poucos que fizeram uma boa partida), que estava substituindo Alison (lesionado), foi substituído por Copete, assim o Santos passou a ter cinco atacantes dentro da área e passou a jogar no 4-1-5 e não surtiu efeito. Jean Mota até finalizou de fora da área, mas não deu certo e após o apito final, vaias da torcida. Final: "zero ao quadrado". O próximo adversário do Santos pela Libertadores será definido por sorteio, que será realizado no dia 03/06 (segunda-feira), na sede da Conmebol, mas só haverão confrontos após a Copa do Mundo. Pelo Campeonato Brasileiro, o Santos vai enfrentar o Cruzeiro neste domingo (27/05), ás 16:00, no Pacaembu.
Mesmo garantindo o 1° lugar do grupo, empatar sem gols em uma partida contra um time retranqueiro como o Garcilaso é muito pouco para um time da grandeza do Santos. Tenho a impressão de o Santos se resume em duas partes: ataque e defesa, pois o meio-campo não existe. O Santos já não tem um meia-armador de ofício, mas será que não é possível criar um esquema de jogo que o time não dependesse tanto assim de um "camisa 10" ? Será que os jogadores que estão lá, não sabem que não podem apostar toda hora no chuveirinho na área ? Isso se não tem um jogador alto, de referência, tipo um centroavante ? Nos seis jogos que restam até a pausa para a Copa do Mundo, apenas três jogos serão em casa: Cruzeiro (27/05), Vitória (03/06) e Internacional (10/06). O restante serão fora de casa: Atlético-PR (31/05), Corinthians (06/06) e Fluminense (13/06). Mesmo tendo ao menos, duas pedreiras como Cruzeiro e Internacional em casa, acredito que o Santos pode conquistar os três pontos. É possível que o Santos conquista pelo menos 12 pontos de 18 pontos possíveis. Considerando que Bruno Henrique estará disponível no jogo de domingo, que haverá a pausa para a Copa e o Santos terá três amistosos no México durante a Copa do Mundo, até lá o técnico Jair Ventura pode conseguir acertar o time, criar um estilo de jogo compatível com as raízes do Santos, o DNA Ofensivo e a diretoria pode fazer a contratação do tão sonhado meia-armador. Quem seria esse meia-armador, o Bryan Ruiz ? Pode até ser, pois viria sem custos ao Santos, pois o contrato dele com o Sporting (POR) termina no dia 30/06 e não renovará com o time português. Poderia ser o do argentino Lucas Zelarayán ? Quem sabe, pelo que soube ele quer muito vir para o Santos. Se isso se concretizar, só espero que tenha dentro de campo, a mesma vontade que tem de vir pra cá. Poderia ser o Ganso ? Poderia e até preferia que fosse, pois ele está insatisfeito no Sevilla (ESP) e seu estilo de jogo se encaixaria perfeitamente, pois se for apostar em um meio-campista que é "lento" e joga parado, é melhor apostar nele, pois é um tipo de jogador, que assim que recebe a bola, ele para, olha e passa. Quem acompanhou o time de 2010,2011 até o segundo semestre de 2012 lembram muito bem que jogando desse jeito, já deixou Robinho, Neymar, André, Zé Love, Borges na cara do gol. Certamente a postura de parte da torcida em relação ao Ganso não é das melhores, por conta da forma que saiu do time, para o rival São Paulo em setembro de 2012. Já que não tem um meia clássico, porque não apostar no 4-4-2 ? Sendo dois meias e/ou volantes recuados e dois meias jogando abertos nas pontas ? Curiosamente, foi com esse esquema tático que o Santos foi campeão da Libertadores em 2011. Porque não apostar no 3-4-3 ? Dessa forma, libera mais os laterais para dar apoio aos outros meio-campistas. Se não conseguir escalar jogadores diferentes para armar o time no 4-3-3, seria bom treinar e tentar jogar nestes esquemas táticos, pois quem não tem cão, caça com gato.
Ficha Técnica:
Santos 0 x 0 Real Garcilaso-PER
Santos 0 x 0 Real Garcilaso-PER
Data: 24/05/2018
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Luiz Murillo e Jorge Urrego (VEN)
Público e renda: 5.016/R$ 119.075,00
Cartões amarelos: SANTOS: Daniel Guedes e Lucas Veríssimo. REAL GARCILASO: Morales, Cóssio e Arismendi.
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Luiz Murillo e Jorge Urrego (VEN)
Público e renda: 5.016/R$ 119.075,00
Cartões amarelos: SANTOS: Daniel Guedes e Lucas Veríssimo. REAL GARCILASO: Morales, Cóssio e Arismendi.
Santos: Vanderlei, Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Diego Pituca (Copete), Jean Mota (Renato) e Vitor Bueno (Yuri Alberto); Gabigol, Rodrygo e Eduardo Sasha.
Técnico: Jair Ventura
Técnico: Jair Ventura
Real Garcilaso: Morales, Arismendi, Dulanto, Lojas e Cóssio; Kontogiannis, Tragodara (Mendoza), Archimbaud, Ramúa (Pérez) e Landauri (Santillán); Vidales.
Técnico: Tabaré Silva
Técnico: Tabaré Silva
AH MAS QUE SAUDADE, QUANDO MEU SANTOS JOGAVA COM VONTADE !
Nenhum comentário:
Postar um comentário