quarta-feira, 2 de maio de 2018

Análise: Nacional (URU) 1x0 Santos - Conmebol Libertadores 2018 - 5° Rodada - Fase de Grupos


Uma boa e má notícia. A boa notícia é que o empate sem gols entre Real Garcilaso (PER) e Estudiantes de La Plata (ARG) classificou o Santos antes mesmo da bola rolar no Estádio Parque Central, em Montevidéu, na capital uruguaia. Mas mesmo assim o Santos é derrotado pelo time uruguaio por 1 a 0 e perdeu a chance de garantir a 1° colocação do grupo 6 com uma rodada de antecedência. Leandro Barcia foi o autor do gol da vitória dos donos da casa.

PARTIDA

Nacional e Santos fizeram um primeiro tempo morno no Parque Central, com poucas chances claras de gol no início. A primeira oportunidade dos visitantes aconteceu aos oito minutos, quando Dodô lançou Gabriel na esquerda. O camisa 10 invadiu a área, chutou, mas a bola passou por cima do gol.

Aos 26, em uma bobeira de Daniel Guedes, que achou que o juiz tinha dado falta e largou a bola, De Pena foi mais esperto, bateu firme e quase surpreendeu Vanderlei. Depois disso, ao mesmo tempo em que o Nacional buscava mandar no jogo, Rodrygo era a única válvula de escape do Peixe na esquerda.

Depois de apertar o Peixe, Romero iniciou a jogada e tocou para De Pena aos 35 minutos. O atacante bateu de longe e Vanderlei espalmou. No rebote, com o gol livre, Romero acertou uma bomba na trave. Na sequência, De Pena tentou, de novo, de fora da área. A bola passou à esquerda da meta santista.

Ao contrário do primeiro tempo, o Nacional começou eletrizante e pressionando o Santos. Logo aos cinco minutos, o Nacional levantou a bola na área. Vanderlei afastou mal de soco, mas a bola caiu no pé de Fucile. O lateral finalizou e a zaga santista afastou o perigo.

Melhor durante toda a partida, o time uruguaio foi coroado com um gol aos 12 minutos. Após bola cruzada na esquerda, rasteira, o sistema defensivo do Alvinegro falhou, Leandro Barcía apareceu nas costas de Dodô e só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes. A partir daí, sem brilho, o Santos pouco assustou o Nacional, que praticamente cozinhou a vitória até o apito final do árbitro. Placar final: 1 a 0 para os donos da casa. O próximo compromisso das equipes pela Libertadores serão no dia 24/05. O Santos receberá o Real Garcilaso (PER), no Pacaembu, ás 19:15 (horário de Brasília) e só depende de si para ser líder do grupo 6 e decidir o jogo de volta das oitavas de final em casa; e o Nacional (URU) vai até La Plata para enfrentar o Estudiantes (ARG). O próximo compromisso do Peixe será no domingo (06/05), ás 19:00 (horário de Brasília) contra o Grêmio, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS, pelo Brasileirão.

Desde que essa edição do torneio começou, a partida contra o Nacional (URU) foi uma das piores exibições que o Santos fez neste torneio, ou talvez a pior. Não vimos em nenhum momento da partida uma jogada ofensiva do Santos, vimos um 1° tempo morno, sem graça, capaz de "dar sono" em quem assistia. O 2° tempo, pior ainda. Alguns jogadores que foram fundamentais na vitória contra o Estudiantes (ARG) na semana passada, decepcionaram a torcida. Outro ponto negativo: mais uma substituição errada e que não surtiu efeito nenhum: sai Jean Mota e entra Vecchio. Tudo bem que o Jean Mota não estava jogando bem, mas mesmo assim, trás muito mais agilidade do que o meia argentino, que após sua entrada, o time ficou mais lento e errando muito mais passes. Nós entendemos a substituição do Vitor Bueno no lugar do Rodrygo, que também não surtiu muito efeito e talvez a única alteração que possa ter dado certo foi a entrada do Arthur Gomes no lugar do Copete; e o pior, as alterações demoraram para serem feitas. O Santos pode até ganhar em poder de marcação com o Copete, mas é com a entrada do Arthur Gomes que o Santos ganha em velocidade nos contra-ataques e infiltração. Se eu fosse o técnico teria feito essa substituição no intervalo e não tiraria o Jean Mota e nem o Rodrygo. A impressão que tive é de que o Santos entrou de "salto alto", pois sabendo do resultado do outro jogo do grupo, que fez com que o Santos entrasse em campo já classificado, estivesse no clima de "já ganhou". O Santos teve sorte de ter sido na 5° Rodada da fase de grupos, pois na última vez que isso aconteceu foi na fase de mata-mata da Libertadores do ano passado e pagou o preço por isso; e se o Santos tivesse vencido ou pelo menos empatado já garantiria a liderança e poderia jogar com um time misto ou até mesmo poupar titulares na última rodada da fase de grupos. Mas como isso não aconteceu, precisa vencer esse jogo para confirmar a liderança, pois só depende de suas próprias forças, até porque jogará em seus domínios. O Santos precisa jogar bem fora de casa, pois a vitória contra o Estudiantes fora de casa foi uma feliz coincidência. Se tem um jogador que fez falta no jogo de ontem foi o Sasha e deve ser reforço para o jogo de domingo, com certeza o Santos vai sair ganhando com a volta dele ao time.

Ficha Técnica:
Nacional-URU 1 x 0 Santos
Local: Parque Central, em Montevidéu
Data: 1 de maio de 2018
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Assistentes: Alexander Guzman e Cristian de la Cruz (COL)
Cartões amarelos: Santos: Léo Cittadini e Alison. Nacional: De Pena, Leandro Barcía e Romero.
Gol:
Nacional: Barcia, aos 12 do 2T
Nacional: Conde, Fucile, Corujo, Polenta e Espino; Romero, Oliva, Zunino (Rodríguez) e Viúdez (Barcia); De Pena (Bueno) e Bergessio.
Técnico: Alexander Medina
Santos: Vanderlei, Daniel Guedes, Luiz Felipe, David Braz e Dodô; Alison, Léo Cittadini e Jean Mota (Vecchio); Copete (Arthur Gomes), Rodrygo (Vitor Bueno) e Gabigol
Técnico: Jair Ventura

VAI PRA CIMA DELES SANTOS ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário