sábado, 5 de janeiro de 2019

Análise: Santos 5x1 Sergipe - Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019 - 1° Rodada - Fase de Grupos


Mesmo debaixo de uma tempestade, o Santos goleia o Sergipe por 5 a 1 e começou a copinha com o pé direito, em 2019. Alexandre, Thailson, Wesley Pinheiro, Felipe Torres e Mikael marcaram os gols da vitória santista. Rhuan (contra), descontou para o Sergipe.

PARTIDA

O Santos começou a Copa São Paulo com o pé direito logo no primeiro minuto de jogo. O zagueiro Matheus Guedes fez um bom lançamento para o lateral Rhuan, que cruzou na medida para Alexandre cabecear no contra pé do goleiro Rodrigo e inaugurou o placar. 1 a 0 pro Santos. Aos 11, Alexandre chutou cruzado, exigindo boa defesa do goleiro Rodrigo. Aos 14, Wesley Pinheiro chutou cruzado, o goleiro Rodrigo espalmou, no momento em que Alexandre iria finalizar, a zaga do Sergipe jogou para escanteio.

Aos 19, Wesçey Pinheiro recebeu belo passe. Bateu de bico, mas foi pra fora. Aos 24, Thailson fez bela jogada e marcou o segundo gol do peixe, ampliando o placar. 2 a 0. E o Santos não parava de partir para o ataque. Rhuan ainda tentou fazer mais um. Chutou forte e Rodrigo defendeu. Antes do fim do primeiro tempo, Lucas Lourenço recebeu a bola na grande área, bateu de primeira com o pé esquerdo, mas acertou a trave. O segundo tempo começou eletrizante para o Santos. Aos 37 segundos de jogo, Luas Lourenço fez bela jogada na ponta-esquerda, tocou para Thailson, que desvia para Wesley Pinheiro balançar o véu da noiva pela terceira vez na partida. 3 a 0. Sete minutos depois, a partida teve que ser paralisada por conta da forte chuva que caia em Mogi das Cruzes-SP. 50 minutos depois, a partida foi retomada. O Santos continuava melhor e Wagner aproveitou a sobra e finalizou forte. Rodrigo defendeu. O Sergipe ainda descontaria. Após cruzamento de Arnold, pela esquerda, a bola desvia em Rhuan. Gol contra. 3 a 1. O Sergipe ainda tentaria chegar ao segundo gol com Carlos Henrique, que ficou cara a cara com o goleiro Thiago, que fez linda defesa. Aos 28, Lucas Lourenço sofreu pênalti. O próprio Lucas Lourenço, que fez a jogada do terceiro gol, foi para a cobrança do penal, bateu no canto direito e desperdiçou. O goleiro Rodrigo defendeu a cobrança. Um minuto depois, teve bola alçada na área e o zagueiro Felipe Torres desviou de cabeça e aumentou o placar para o Peixe. 4 a 1. Aos 40, Mikael fez um belo gol de falta para "fechar o caixão". Placar final: 5 a 1. Com a vitória, os Meninos da Vila assumem a liderança do Grupo 25 da Copa SP. A próxima partida será na segunda-feira (07/01), ás 20:00, contra o São Caetano.

Foi uma boa estréia. Sem dúvida nenhuma. Percebemos algumas diferenças do time que disputou a copinha do ano passado e do time que jogou ontem. No ano passado, em quase todos os jogos em que o Santos disputou, o gramado estava péssimo, chovia na maioria dos jogos, a qualidade da partida era afetada e poucos jogadores se sobressaiam, mas mesmo assim, conseguiu chegar tão longe. No jogo de ontem, teve a oportunidade de jogar em um gramado mais decente, pelo menos durante 45 minutos e tive e impressão de que o time que está disputando a copinha deste ano é tecnicamente melhor do que aquela que jogou no ano passado. O time parece estar muito mais rápido. A estreia convincente do time, que não apenas venceu, como também jogou muito bem, deixou a torcida otimista com o futuro do Santos. Nomes como Rhuan, Lucas Lourenço e Matheus Guedes mostram que podem ser úteis ao time profissional. Por exemplo: se o Lucas Lourenço tem tanto potencial para jogar no time de cima, porque o Santos insiste no Jean Mota ? Se m Matheus Guedes tem tanta técnica e boa saída de bola, porque o Santos insistiu em improvisar o Yuri ou no Alison para jogar na zaga ? Se o Rhuan é um bom lateral-esquerdo, porque insistir em improvisar o Copete ? Se o Santos sempre se orgulhou de ser um dos melhores formadores (ou se não, o melhor), de jogadores de futebol do mundo, porque então não confiou na sua base no ano de 2018 ? Dos que subiram para o time de cima, apenas Rodrygo vingou. Calabres infelizmente não teve chance de mostrar serviço. No momento em que o Santos mais precisava do Bambu, ele pulou do barco. Se Dodô ficasse fora de combate, quem o substituiria ? Cajú ? Orinho ? Romário ? Não ! Ou Jean Mota, ou Copete. Improvisados !
É um absurdo ! Ou o Santos está desperdiçando a base que tem, ou o Santos não está sabendo aproveitar e explorar o talento e a qualidade técnica de cada jogador que tem nas categorias de base ou o Santos não confia tanto assim das categorias de base que diz se orgulha ? O desempenho do Santos na partida de ontem foi extremamente convincente, pois ainda tem outro jogo na segunda-feira e espero que o Santos consiga vencer e jogar um bom futebol, pois conseguir estrear com goleada, debaixo de uma tempestade, jogando em um gramado encharcado, não é fácil.

FICHA TÉCNICA
Santos 5 x 1 Sergipe (SE)
Copa São Paulo de Futebol Júnior – 1ª rodada
Estádio: Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira (Nogueirão), em Mogi das Cruzes
Juiz: Ricardo Bittencourt
Gols: Alexandre Tam com 1 minuto de jogo, Tailson aos 24 minutos do 1º tempo, Wesley Pinheiro com 1 minuto do 2º tempo, Felipe Torres aos 31 minutos e Mikael aos 40 minutos da etapa final (Santos); Rhuan, contra, aos 12 minutos do segundo tempo (Sergipe)
Santos: Thiago Igor; Mikael, Felipe Torres (Gabriel), Matheus Guedes e Rhuan; Wagner Palha, Weslley Pereira (Sandry) e Lucas Lourenço; Alexandre Tam (Matheus Moraes), Wesley Pinheiro (Marcos Leonardo) e Tailson. Técnico: Emerson Ballio
Sergipe: Rodrigo; Allef (Emerson), Dugão, Gabriel e Zé Adrian; Willian, Ariel e Biru-Biru; Victor Orelha (Carlos Henrique), João Victor e Arnold. Técnico: Enoque dos Santos


VAI PRA CIMA DELES SANTOS !

Nenhum comentário:

Postar um comentário