domingo, 20 de janeiro de 2019

Análise: Santos 1x0 Ferroviária - Campeonato Paulista 2019 - 1° Rodada


Após o empate no amistoso com o Corinthians, o Santos estreou no Campeonato Paulista com vitória. O Alvinegro Praiano venceu a Ferroviária por 1 a 0. Jean Mota foi o autor do gol e o destaque do Santos na partida.

PARTIDA

A estreia do time no Campeonato Paulista também marcou a estreia de Jorge Sampaoli, na Vila Belmiro e não poderia ser melhor ... Ainda sem o meia-atacante venezuelano, Yeferson Soteldo, e o zagueiro colombiano, Felipe Aguilar, recém-contratados, o Santos venceu o primeiro compromisso da temporada ao bater a Ferroviária por 1 a 0. O Santos entrou com o time que terminou a temporada de 2018, mas com algumas peças que retornaram ao time, como o lateral-esquerdo Orinho, que atuou na Ponte Preta, por empréstimo.

O primeiro tempo foi exatamente como o torcedor santista esperava: adaptação. Com o time que terminou a temporada passada e com técnico novo, era natural que o torcedor esperasse por isso. O time santista conseguiu ter mais posse de bola do que o adversário, mas teve dificuldades para se infiltrar no campo adversário. O Santos explorou mais pelo lado direito com Victor Ferraz e com os chutes de longa distância. A primeira chance foi com Jean Mota, aos 16. Jean Mota chutou de fora da área e passou perto do gol de Tadeu. Aos 40, Jean Mota bateu falta e a bola sobrou para Carlos Sánchez. A defesa tirou e Jean Mota pegou a sobra, e Tadeu defendeu. Nos acréscimos, Jean Mota cobrou falta, e Tadeu conseguiu encostar na bola antes de bater na trave. No segundo tempo, o Santos caiu muito de produção. Não somente por causa do forte calor, mas também pelo início de temporada, o time santista diminuiu o ritmo e a torcida protestava, pedindo por reforços, como consequência da dificuldade do Alvinegro Praiano em criar jogadas. A cada toque de Vanderlei com os pés, a torcida aplaudia, pois a chance do Santos contratar o goleiro Éverson, do Ceará, que sabe jogar com os pés, é grande. "VanDEUSlei" ainda tem moral com a torcida. Depois de trinta minutos "sonolentos", o Santos desencantou. Copete, que acabara de entrar no lugar de Diego Pituca, cruzou para a grande área, Felipe Cardoso ajeitou a bola para Jean Mota encher o canudo e fazer o gol da vitória santista. 1 a 0. O próximo compromisso será na quinta-feira (24/01), ás 19:15 (horário de Brasília). diante do São Bento, no Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba-SP. Com o resultado, o time assume a liderança do Grupo A, com três pontos. Ponte Preta, Red Bull Brasil e São Caetano, empataram na estreia.

Este jogo e o amistoso com o Corinthians já deixaram claro que a postura do Santos quando está sem a bola, sempre tem um ou mais jogadores pressionando a saída de bola. Até o ano passado, a defesa sempre estava recuada. E quando está com a bola nos pés, passou a jogar na base da paciência e não na base da afobação. Parece piada, mas quanto mais tempo o Santos tiver a posse de bola, menos chances o adversáio terá de marcar gols e vencer a partida; e quanto mais tiver a posse de bola, mais chances terá de criar jogadas, marcar gols e vencer a partida. Quando os reforços estiver á disposição, o resultado deverá ser diferente daquele que vimos no sábado. O Santos ainda precisa de reforços e espero que a diretoria não demore mais do que demorou para conseguir o Felipe Aguilar e o Soteldo, pois a temporada só está começando. E que todas as contratações sejam certas, mesmo que sejam três, quatro ou cinco. É contratar para fortalecer o time e não para "encher linguiça" e gastar dinheiro por gastar. Ter o Éverson no time não é uma má ideia, mas acredito que o Vanderlei pode ser útil quando for necessário jogar com os pés. O Santos ainda tem muito o que melhorar, mas com o Sampaoli no comando, eu acredito que o time está no caminho certo. Se até Copete e Jean Mota se destacaram e decidiram a partida, imaginem como será com os reforços á disposição e o retorno do Rodrygo da Seleção Brasileira Sub-20 ? Vamos esperar pra ver.

FICHA TÉCNICA
SANTOS FC 1 x 0 FERROVIÁRIA
Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP)
Data: 19 de janeiro de 2019 (sábado)
Horário: 17h (de Brasília)
Público total: 8.616
Renda: R$ 252.135,00
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo
Assistentes: Anderson Jose de Moraes e Bruno Salgado Rizo
Cartões amarelos: SANTOS FC: Diego Pituca, Alison e Felippe Cardoso. FERROVIÁRIA: Elton e Rodrigão.
GOLS:
SANTOS FC: Jean Mota, aos 32 do 2T;
SANTOS FC: Vanderlei; Victor Ferraz, Gustavo Henrique, Luiz Felipe e Orinho; Alison, Diego Pituca (Copete), Carlos Sánchez e Jean Mota (Yuri); Yuri Alberto (Arthur Gomes) e Felippe Cardoso.
Técnico: Jorge Sampaoli
FERROVIÁRIA: Tadeu; Diogo Mateus, Rayan (Rodrigão), Elton e Julinho; PH, Toni e Fellipe Mateus; Felipe Ferreira (Uilliam), Maurinho e Lucio Flavio.
Técnico: Vinicius Munhoz


JEAN MOTA ? NUNCA CRITIQUEI !

Nenhum comentário:

Postar um comentário