Depois de sofrer muita pressão, o Santos empata com o Independiente (ARG) em 0 a 0, em Avellaneda, no Estádio Libertadores da America.
PARTIDA
O Estadio Libertadores da America, uma homenagem pelas sete conquistas da equipe argentina no maior torneio continental de clubes da América do Sul, o maior campeão do torneio, estava lotado e barulhento, acompanhado de um jogo muito pegado, muito disputado são ingredientes típicos de uma partida da Libertadores .. E com Independiente, apelidado de "O Rei de Copas" e Santos, "O Maior do Século XX nas Américas", não poderia seria diferente.
Os donos da casa tiveram uma boa chance aos 15 minutos com Gigliotti, de cabeça. Mas a bola passou perto do gol e foi pra fora. Aos 19, Meza finalizou de fora e Vanderlei fez grande defesa. Burdisso recebeu dentro da grande área e finalizou cruzado e foi pra fora. A melhor chance do Santos no 1° tempo foi em uma jogada de contra-ataque iniciada com Carlos Sanchez, que acionou Rodrygo, que se enrolou com a bola e não conseguiu ver Bruno Henrique livre na grande área e, adiantou a bola e errou o passe. Em uma disputa de bola, Burdisso pegou a sobra e chutou forte, mas a bola passou perto da trave esquerda do gol de Vanderlei e foi pra fora. No começo do 2° Tempo, o Independiente consegue mais uma roubada de bola e, mais uma vez em um contra-ataque, não conseguiu concluir a gol ... Cerutti chutou cruzado e a bola desviou em Lucas Veríssimo.Aos 3 minutos, Gabriel conseguiu roubar a bola de Pablo Hernández e passou para Carlos Sanchez, mas na hora da devolução e conclusão da jogada, o Santos não conseguiu finalizar. Bustos tentou finalizar de fora da área, mas passou longe do gol de Vanderlei.Aos 25, após bola alçada na área do Santos, Cerutti ajeitou de cabeça e deixou Gigliotti de frente para o gol vazio. Ele bateu por cima e perdeu grande chance. Aos 30, Francisco Silva chutou de fora da área e Vanderlei defendeu. Cinco minutos depois, o Independiente continuou pressionando. Silva bateu de fora da área e Vanderlei fez boa defesa. No escanteio, Burdisso cabeceou e Vanderlei espalmou mal. Após confusão na área, Brítez acertou o camisa 1 do Santos e o juiz marcou falta. A partir daí, o Independiente pressionou, mas o Santos conseguiu se defender até o apito final. Final: 0 a 0. O jogo da volta será no dia 28/08, ás 19:30, no Pacaembu. Dependendo das investigações a respeito da suposta escalação irregular de Carlos Sanchez, o Santos só precisa de uma vitória simples para se classificar para as quartas de final da Libertadores. Caso contrário, o Placar do jogo de ida, que foi de 0 a 0, passa a ser 3 a 0 para o time argentino e o Alvinegro Praiano precisaria golear por 4 gols de diferença. O próximo compromisso do Santos será no sábado (25/08), ás 16:00, na Vila Belmiro, contra o Bahia. Será mais um confronto direto para se afastar de vez do Z-4.
Defensivamente, o Santos foi muito bem, mas ofensivamente, foi péssimo. Em um torneio mata-mata como a Libertadores, em que o gol fora de casa, ainda é um critério de desempate, é fundamental marcar gols fora de casa. Com o empate sem gols no jogo de ida e tendo o Santos como visitante, é um resultado arriscado e traiçoeiro, pois o Independiente tem um rendimento melhor atuando fora de casa do que em seus domínios. Se na atual conjuntura, o jogo de volta terminasse 1 a 1, 2 a 2 ou 3 a 3 por exemplo, o Santos estaria desclassificado. Se o Santos conseguisse ao menos, tentado finalizar alguma vez, poderia ter feito um gol e vencendo o jogo de ida fora de casa e não sofrendo gol, seria um resultado muito bom. Não é possível imaginar um time que almeja se CLASSIFICAR para a próxima fase de um MATA-MATA SEM FINALIZAR NENHUMA VEZ durante os 90 MINUTOS ! O fato de ter conseguido não sofrer nenhum gol, já é um alívio ... Se o time ainda fosse comandado por Jair Ventura, certamente o Santos poderia ter sofrido uma goleada por 3,4 ou 5 gols de diferença e o Santos teria um placar irreversível de reverter ... Isso se levássemos em conta, o que vimos dentro de campo. Se depender do que vier nos tribunais e o que vier, for favorável para eles, o placar será irreversível no jogo de volta. Logicamente, o Santos não tem um time forte o suficiente para se classificar para a próxima fase de um torneio mata-mata se precisar reverter um resultado por uma diferença de gols e/ou nos pênaltis. As últimas decisões de mata-mata que o clube disputou nesse ano comprovam isso, pois mexeria com o lado psicológico dos jogadores. Se existe uma coisa que os times argentinos, uruguaios tem em comum é "JOGAR SUJO". Não me refiro a violência dos jogadores, que já foi comprovado historicamente, mas também pela famosa catimba, esperar o jogador adversário fazer a falta e trazer a torcida (quando está jogando em casa) contra o árbitro, que indiretamente é uma desvantagem para times brasileiros em torneios sul-americanos, pois não adianta reclamar, nenhum árbitro que apita um jogo entre um time brasileiro contra um argentino, uruguaio, chileno, paraguaio, fala português. O que aconteceu durante os 90 minutos e depois foi EXATAMENTE O QUE ELES QUERIAM:
- Caso terminasse empatado em 0 a 0, qualquer empate com gols no jogo de volta classificaria eles;
- Conseguiram provocar a expulsão de Dodô, que já tinha cartão amarelo e sabem que o Dodô não tem um substituto imediato, lateral-esquerdo de origem, e o Santos terá que atuar com alguém improvisado (ou Jean Mota, ou Pituca);
- O desempenho deles atuando fora de seus domínios é muito bom ... Vale relembrar que na fase de grupos, o Independiente perdeu para o Corinthians por 1 a 0 em casa e depois venceu o Corinthians na Arena Corinthians por 2 a 1. Esse resultado eliminaria o Santos.
- E depois da repercussão da suposta irregularidade na escalação do Sanchez e em uma possível/eventual punição ao Santos, o placar de 0 a 0 passaria para 3 a 0 e, com certeza seria um resultado praticamente irreversível, pois como já citei, afetaria psicologicamente os jogadores...
Estes são os pontos de eu considerar que eles sempre jogaram sujo e, dessa vez não é diferente. Vamos supor que o time Independiente, mesmo com toda a sua tradição em torneios sul-americanos, e não é a toa que tem o apelido de "Rei de Copas", está com medo de ser eliminado pelo Santos. Eles sabem bem que o Santos está evoluindo desde a chegada do Cuca e não deu vida fácil pra eles, Mesmo atuando bem fora de casa, sabem que o Santos tem muita força jogando em casa; e ainda mais jogando em um Pacaembu lotado, que com uma simples derrota, estaria desclassificado. E imaginando a possibilidade de ser eliminado por um time que está lutando para se afastar da zona de rebaixamento de seu campeonato nacional em um torneio mata-mata, decidem apelar para os tribunais alegando que o Santos tem um jogador que estaria em situação irregular por ter levado três jogos de suspensão, após ter sido expulso em uma partida da COPA SUL-AMERICANA de 2015 ! Estamos em 2018, e só ganha repercussão agora, após uma partida da LIBERTADORES de 2018 ? É impossível de imaginar uma coisa dessas. Sabemos que são competições diferentes de entidades diferentes, mas se a lógica fosse a mesma, Sanchez. Ruiz e González não poderia disputar nenhum jogo do Campeonato Brasileiro, pois não foram inscritos para a Copa do Brasil, ambas competições organizadas pela CBF. De acordo com a acessoria do clube, em 2016, a Conmebol diminuiu a suspensão de alguns jogadores pela metade. Teoricamente, Sanchez teria que ter cumprido um jogo, que seria o de ontem. Conforme divulgado pelo clube, o sistema da Conmebol, o Comet, informa que Carlos Sanchez não tem nenhuma suspensão para cumprir desde o dia 24 de Maio deste ano (2018), última rodada da fase de grupos da Libertadores. E baseando-se nesse fato, o Santos pode não ser punido. É melhor a gente torcer para que não aja punição para o time, pois sabemos que em caso de punição, dificilmente o Santos conseguirá reverter o placar. Será que o Independiente contratou o advogado do Fluminense ?
FICHA TÉCNICA
INDEPENDIENTE X SANTOS
INDEPENDIENTE X SANTOS
Local: Libertadores da América, em Avellaneda (Argentina)
Data: 21 de agosto de 2018 (terça-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Diego Haro (PER)
Assistentes: Jonny Bossio e Victor Raez (PER)
Cartões amarelos: INDEPENDIENTE: Bustos, Francisco Silva, Cerutti e Gastón Silva. SANTOS: Lucas Veríssimo, Carlos Sánchez, Dodô e Gabigol.
Cartão vermelho: Dodô.
Data: 21 de agosto de 2018 (terça-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Diego Haro (PER)
Assistentes: Jonny Bossio e Victor Raez (PER)
Cartões amarelos: INDEPENDIENTE: Bustos, Francisco Silva, Cerutti e Gastón Silva. SANTOS: Lucas Veríssimo, Carlos Sánchez, Dodô e Gabigol.
Cartão vermelho: Dodô.
INDEPENDIENTE: Campaña, Bustos, Burdisso, Brítez e Gastón Silva; Francisco Silva, Pablo Hernández e Meza; Cerutti (Verón), Romero (Pizzini) e Gigliotti
Técnico: Ariel Holan
Técnico: Ariel Holan
SANTOS: Vanderlei, Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Dodô; Alison, Diego Pituca e Carlos Sánchez (Bryan Ruiz); Rodrygo (Derlis González), Bruno Henrique (Eduardo Sasha) e Gabigol
Técnico: Cuca
Técnico: Cuca
SEJA QUAL FOR A SUA SORTE, DE VENCIDO OU VENCEDOR ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário