quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Análise: Ceará 1x1 Santos - Campeonato Brasileiro 2018 - 20° Rodada - 2° Turno (Jogo adiantado)


Em jogo válido (e adiantado) pela 20° Rodada, a primeira do returno, O Santos empatou com o Ceará fora de casa e sai da zona de rebaixamento. Jean Mota foi o autor do gol de empate santista.

PARTIDA

Por conta da disputa da Libertadores, a partida válida pela 20° Rodada entre Ceará e Santos foi adiantada. Era a oportunidade para os dois times vencerem. Pelo lado dos donos da casa, o fator campo e a possibilidade de sair do Z-4, além de ainda não ter perdido nenhum jogo em casa desde o retorno do Campeonato Brasileiro após a Copa do Mundo. Para o Santos, sair do Z-4 e se distanciar dos quatro últimos era fundamental.

Era literalmente um jogo de seis pontos, um confronto direto.entre dois times que tentam sair da degola. O Ceará foi o que mais pressionou. Aos 8 minutos, depois de finalização de Arthur, Vanderlei espalmou, ele pegou rebote e bateu outra vez. Vanderlei, de novo, espalmou para fora. Aos 10, Juninho Quixadá limpou a marcação e bateu de fora. Vanderlei se esticou e fez mais uma defesa. Enquanto o Santos sofria para se lançar ao ataque, o Vôzão continuava no ataque. Aos 15, Quixadá, de novo ele, limpou a jogada dentro da área, bateu por cima de Vanderlei e a bola tocou no travessão. Aos 23, Arthur girou dentro da área do Santos e cruzou. Calyson, de frente para o gol, não conseguiu tocar na bola e desperdiçou nova chance. Aos 31, em novo lance do Ceará, Arthur bateu mais uma para o gol do Santos e a bola passou perto da meta santista. Após um massacre do time da casa, o duelo foi para o intervalo com oito finalizações do Ceará e apenas uma do Peixe.O Santos voltou melhor para o 2° tempo, mas as entradas de Gabriel no lugar de Yuri Alberto e do estreante Bryan Ruiz no lugar de Diego Pituca, mas ainda teve dificuldades para chegar ao ataque. A grande chance do Santos na etapa final aconteceu aos 15 minutos, quando Bruno Henrique foi lançado, dominou, tirou Fabinho do lance e mandou para o gol. Éverson tocou com as pontas dos dedos e salvou o Ceará.Aos 23, Arthur ganhou de Gabriel e tocou para Calyson. Ele saiu na cara de Vanderlei, finalizou, mas o goleiro fez grande defesa. Mais uma dele. Aos 33, em contra-ataque do Ceará, o time tocou a bola rapidamente, de pé em pé, até chegar a Arthur, que tirou de Vanderlei e marcou o gol do Vôzão. Quando o triunfo do Ceará era dado como certo, o Santos conseguiu chegar ao empate com Jean Mota, após bom cruzamento do volante Alison, Jean Mota apareceu desmarcado e, de peito empatou a partida. Resultado final: 1 a 1. O próximo compromisso do Santos pelo Campeonato Brasileiro será no domingo (12/08) contra o Atlético-MG, ás 11:00 (horário de Brasília), e mais uma vez, fora de casa.

Foi mais um jogo que o Santos não venceu e não jogou bem. Foi mais um confronto direto em que o Santos tinha a obrigação de vencer, seja dentro ou fora do Alçapão, e não cumpriu. Mas diferente das últimas partidas, o Santos voltou a marcar um gol. A última vez em que o Santos balançou as redes foi no clássico contra o Palmeiras, no Pacaembu. Acredito que vai ser bem complicado para o Cuca, não que ele seja um treinador ruim, mas ele entrou dentro de uma fogueira, pois comandou o Santos em um treino antes do jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, que hoje é um time taticamente mais entrosado e mais organizado do que o Santos. Mesmo atuando em seus domínios, as chances de vitória do Santos eram remotas. Nem foi preciso postar uma análise do jogo contra o Botafogo no último sábado (04/08), até porque foi um jogo apático, poucas oportunidades para os dois times, uma chance clara de gol desperdiçada na segunda etapa e o Botafogo reclamando da arbitragem em um jogo contra o Santos. Irônico não é ? E o mais curioso é que o gol não foi marcado por nenhum atacante, e nenhum dos reforços recém-chegados ao clube. Foi marcado por um "quebra galho", alías, Jean Mota não é um craque e está longe de ser o 10 ideal, mas sempre que precisou quebrar um galho na lateral-esquerda, ele fez muito bem; e ontem não foi diferente. Independente da má fase, não devemos subestimar a capacidade do atleta. É natural que criticamos alguns atletas quando não estão fazendo uma má partida ou estão em má fase, mas se estão no Santos e o Santos precisa voltar a vencer e o apoio não pode faltar a nenhum deles. O que poderia ser melhor para o Santos nesse momento ? Na minha opinião, Diego Pituca e Carlos Sanchez tem que ser titulares absolutos; a zaga tem que ser formada por Luiz Felipe e Gustavo Henrique; Gabriel tem que esquentar o banco, o Bryan Ruiz precisa ganhar ritmo de jogo, pois isso ficou evidente na partida, Gabriel Calabres precisa receber mais oportunidades, quem assistiu a Copinha sabe da capacidade técnica dele; e o campeonato do Santos nessa temporada é esse: escapar do Z-4 e ficar entre os 10 melhores colocados do campeonato, se classificar para as quartas de final da Libertadores e o que vier no jogo de volta da Copa do Brasil, será lucro.

FICHA TÉCNICA
CEARÁ 1 X 1 SANTOS
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
Data: 8 de agosto de 2018, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Michael Correia e Silbert Faria Sisquim
Cartões amarelos: CEARÁ: Edinho, Leandro Carvalho e Ricardinho. SANTOS: Jean Mota.
GOLS:
CEARÁ: Arthur, aos 33 do 2T;
SANTOS: Jean Mota, aos 41 do 2T;
CEARÁ: Everson, Fabinho, Tiago Alves, Luiz Otávio e João Lucas; Edinho, Richardson e Calyson (Luydi); Juninho Quixadá (Ricardinho), Felipe Azevedo (Leandro Carvalho) e Arthur
Técnico: Lisca
SANTOS: Vanderlei, Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Jean Mota; Alison, Diego Pituca (Bryan Ruiz) e Carlos Sánchez (Gabriel Calabres); Rodrygo, Bruno Henrique e Yuri Alberto (Gabigol)
Técnico: Cuca

SAI ZICA ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário