segunda-feira, 4 de junho de 2018

Análise: Santos 5x2 Vitória - Campeonato Brasileiro 2018 - 9° Rodada - 1° Turno


Após péssima atuação na derrota para o Atlético-PR por 2 a 0 na rodada anterior (que não teve o que analisar, eis a razão de eu não ter feito a análise daquele jogo), o Santos goleia o Vitória na Vila Belmiro por 5 a 2 com Hat-Trick de Rodrygo, Renato e Gabriel e volta a vencer após quatro derrotas consecutivas.

PARTIDA

Após as más atuações nas últimas partidas e protestos da torcida neste final de semana, somente a vitória interessava ao Santos, que ocupava a 18° colocação no Campeonato Brasileiro, o Z-4. Era um jogo em que o Santos precisava vencer, fazer gols para respirar um pouco no campeonato que está apenas no começo e tem um jogo a menos (contra o Vasco, em casa), e para dar esperanças de dias melhores para a torcida, que tem muita confiança nos jogadores mais jovens do time (Meninos da Vila) e no histórico DNA Ofensivo.

8 MINUTOS

Em apenas oito minutos, o Santos "decidiu" a partida. Gabriel tocou para Victor Ferraz , que cruzou para Dodô, que cabeceou, Elias espalma e Rodrygo aproveitou o rebote e inaugurou o marcador ... 1 a 0 Peixe. Três minutos depois, Diego Pituca fez belo lançamento para Rodrygo, que partiu pra cima do lateral-direito Lucas, tocou na saída do goleiro Elias e fez 2 a 0. Cinco minutos depois, Gabriel deu um passe açucarado para Rodrygo, que driblou o zagueiro Aderllan, o goleiro Elias e balançou o véu da noiva pela terceira vez na partida e, consequentemente, fez um Hat-Trick ! 3 a 0 Pra "nóis" !. Mas o Santos ainda faria o quarto gol antes do intervalo. Aos 44 minutos, Diego Pituca cruzou e Renato cabeceou para fazer 4 a 0 Peixe ! 

SEGUNDA ETAPA

Se o 1° tempo foi um "passeio", o 2° tempo foi mais uma repetição de erros defensivos da defesa santista. O Vitória até conseguiu fazer seu primeiro gol aos 13 minutos, mas o árbitro marcou falta de André Lima em cima de Renato. Quatro minutos depois, Neilton tabela com André Lima e aplica a "Lei do Ex" descontando para o time rubro-negro. 4 a 1. O Santos ainda faria o quinto gol com Gabriel, que após receber pelo lançamento de Rodrygo, ele tocou na saída de Elias e fez 5 a 1 Santos ! Aos 38 minutos, Ramon tira de David Braz, e fez o segundo gol do time baiano, mas não havia tempo para mais nada. Placar Final: 5 a 2. O próximo adversário do Santos será o Corinthians na quarta-feira (06/06), ás 21:00 (horário de Brasília), na Arena Corinthians, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo.

O Santos fez uma partida muito boa, principalmente Rodrygo. Aproveitou muito bem as chances de gol que teve e ainda conseguiu dar assistência para o gol de Gabriel; e mesmo sendo tão jovem, me arrisco a dizer que é o principal destaque do Santos nesta temporada. Diego Pituca fez duas assistências e é outro que está substituindo bem o Alison, merece ter uma sequência de jogos no time titular. Mas será que esse jogo é só mais um para iludir o torcedor, como aconteceu contra os "poderosos" Luverdense e Paraná ou talvez seja o momento certo para o time conseguir uma sequência de vitórias no Campeonato Brasileiro que não tem há muito tempo ? Será que a diretoria iria esperar por uma eventual derrota no clássico de quarta-feira para demitir Jair Ventura ou hipoteticamente falando, já tomaria essa decisão caso tivesse perdido para o Vitória, mesmo que fosse só para agradar grande parte da torcida que pede por sua demissão ? Como o Santos venceu o Vitória, imagino que em caso de derrota na quarta-feira, a chance de demissão aumenta, ainda mais pelo fato do Santos ainda não ter vencido fora de casa, pois todas as vitórias que obteve no Campeonato foram em casa, contra times que estão na zona de rebaixamento: Ceará, Paraná e Vitória. Mas em nenhuma rodada conseguiu vencer um time que está na parte de cima da tabela e nem fora de casa. Após ficar cinco jogos sem marcar gols e quatro jogos sem vencer, com direito a protestos da torcida e vencer de goleada em casa, pode dar um animo para o time enfrentar o maior rival, que vem de derrota contra o Flamengo, no Maracanã e, desde a saída de Fabio Carille, de quatro partidas, venceu apenas uma, e se o Santos não entrar com salto alto e sem medo, pode encarar o Corinthians de igual para igual,, pois não existe ocasião melhor para o Santos conseguir a primeira vitória fora de casa no campeonato do que em um clássico contra o seu eterno rival. Se o Santos não estivesse desfalcado de seu principal jogador, tivesse um meia-armador, que é essencial para o time conseguir jogar no 4-3-3 e/ou principalmente tivesse um padrão de jogo, ou seja, um esquema tático em que o Santos não dependesse tanto de um meia-armador e conseguisse obter bons resultados nesse início de campeonato e uma frase do Guardiola faz muito sentido: "O Campeonato se decide nas últimas oito rodadas e se perde nas oito primeiras". 

Ficha Técnica:Santos 5 x 2 Vitória
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 3 de junho de 2018, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Ciro Chaban Junqueira (DF)
Público e renda: 3887/R$ 82.830,00Cartões amarelos: VITÓRIA: Rodrigo Andrade, Wallyson, Lucas Marques e Kanu.
GOLS:
Santos: 
Rodrygo, aos 22, 25 e 30 do 1T, e Renato, aos 44; Gabigol, aos 28 do 2T;
Vitória: Neilton e Ramon, aos 17 e 38 do 2T.
SANTOS: Vanderlei, Victor Ferraz, Lucas Veríssimo (Gustavo Henrique), David Braz e Dodô; Diego Pituca, Renato e Jean Mota; Gabigol, Rodrygo (Copete) e Eduardo Sasha (Léo Cittadini)
Técnico: Jair Ventura
VITÓRIA: Elias, Lucas, Kanu, Aderllan e Pedro Botelho; Rodrigo Andrade (Ramon), Uillian Correia (Lucas Marques) e Neilton; Lucas Fernandes (André Lima), Rhayner e Wallyson
Técnico: Vagner Mancini



VAI PRA CIMA DELES SANTOS !

Nenhum comentário:

Postar um comentário