Finalmente o Santos voltou a vencer após três derrotas seguidas na competição. Não foi da forma como desejávamos, mas valeram os três pontos que foram o suficiente para garantir a classificação para a próxima Libertadores. Na verdade para a Pré-Libertadores, pois basta o Santos empatar contra Flamengo ou Avaí, que estará garantido na fase de grupos da Conmebol Libertadores de 2018. O Santos venceu o Grêmio pelo placar magro de 1 a 0. O colombiano Copete, que não marcava desde o dia 26 de Julho, pelas quartas de final da Copa do Brasil contra o Flamengo, foi o autor do gol da vitória santista após boa assistência do meio-campista argentino Vecchio.
PARTIDA
Todos esperavam pela vitória, o que realmente ocorreu, para dar um pouco mais de tranquilidade ao ambiente e para os torcedores, após uma sequência de três derrotas. O que todos esperavam era que o Santos voltasse a vencer bem, pois enfrentaria o Grêmio com uma equipe literalmente reserva, pois os titulares e até mesmo o técnico Renato Portaluppi não viajaram para Santos, em função da 1° partida da final da Libertadores diante do Lanús, nessa quarta-feira (22/11). Já o Santos estava desfalcado do zagueiro David Braz (lesionado) e do meia Lucas Lima (suspenso pelo 3° cartão amarelo). O Grêmio começou com mais perigo e Vanderlei fez milagres para evitar o gol da equipe gremista. Alison arriscou de fora da área, mas Paulo Vitor defendeu. Dionathã recebeu de Jael e acertou a trave e em uma jogada de contra-ataque, Vecchio, que substituiu Lucas Lima, recebeu de Bruno Henrique e deu um bom passe para Copete que saiu cara a cara com Paulo Vítor e precisou apenas chutar para fazer o gol da vitória santista aos 30 minutos do 1° tempo. O Santos ainda teve boas chances durante os 45 minutos iniciais. Copete cruzou para Bruno Henrique, que cabeceou para fora. No 2° tempo, a primeira grande chance foi do Santos com Bruno Henrique, que chutou forte, mas Paulo Vitor defendeu. Mas o time do Santos se cansou durante a segunda etapa e não conseguiu criar mais chances reais de gol, enquanto o Grêmio, mesmo com um time reserva, jogou melhor na maior parte da partida, porém não conseguiu empatar a partida. Com a vitória, o Santos está na 1° fase da competição mais importante entre clubes da América do Sul, mas basta um empate que entrará direto na fase de grupos do torneio. Os próximos compromissos serão contra Flamengo (F) e Avaí (C).
O Santos não fez mais do que a sua obrigação em vencer a sua partida. Esse é o primeiro ponto. Tratando-se de uma partida contra o Grêmio, que foi para a Vila Belmiro com um time literalmente reserva, que dificultou e muito as coisas para o Santos, que já não andava bem das pernas e, mesmo assim conquistar os três pontos, é realmente mais do que a sua obrigação. Particularmente, eu gostei da atuação do Vecchio na partida. Ele pode não ter a mesma agilidade e velocidade de Lucas Lima (que por alguma razão, só joga quando quer, contra quem quer, onde quer, como quer,etc), mas ele demonstrou muita vontade de jogar futebol, tem bom passe e a assistência para o gol de Copete é prova disso. Ele é um meia técnico, mas ao contrário de Lucas Lima, que é um meia mais avançado, Vecchio joga mais recuado, mais precisamente como segundo volante, mas mesmo assim fez uma boa partida, porém cansou no 2° tempo. Se ele conseguir uma sequência no time titular, creio eu que o time pode melhorar no setor de criação. É possível que o Santos consiga ao menos, empatar contra o Flamengo fora de casa, pois não é só para garantir a vaga na fase de grupos da Libertadores, mas também pelo grau de dificuldade da partida e pelo desempenho do time nos últimos jogos. Se conquistar a vaga na fase de grupos, o time do Santos pode jogar com mais tranquilidade na última rodada, pois além de jogar em casa, possivelmente enfrentará um Avaí desesperado para escapar do rebaixamento ou até mesmo um já rebaixado Avaí. Mas se vencer os dois jogos, o que não é impossível, mas muito difícil, principalmente contra o Flamengo, creio eu que terminará a sua participação no campeonato de maneira mais digna, apesar de tudo o que o Santos passou nessa temporada, que no início era de muita expectativa na conquista de títulos e um futebol ofensivo e empolgante, se tornou uma temporada muito decepcionante não somente pelas eliminações nas quartas de final do Campeonato Paulista para a Ponte Preta (nos pênaltis em um Pacaembu lotado), da Copa do Brasil para o Flamengo (pois não faz gols fora de casa, e em torneios de mata-mata fora como a Copa do Brasil ,é importante marcar gols fora de casa) e da Libertadores por pura falta de ambição e de vontade de vencer o Barcelona-EQU, além da empatia dos atletas em muitas partidas do Campeonato Brasileiro e pela incompetência em não conseguir encostar nos líderes da competição. Se não tivesse vencido para Grêmio (no 1° turno) Ponte Preta, Vitória, Sport, Vasco e Chapecoense, o Santos estaria na liderança do campeonato com 73 pontos. Pelo desempenho mostrado na competição, o Santos não merece estar no lugar que está. Mesmo jogando um futebol abaixo do esperado, o time está entre os quatro melhores desde a 12° rodada e pode até mesmo terminar o torceio como vice-campeão ou 3° colocado, e isso é realmente um milagre, mas creio eu que se tivesse demonstrado e colocado em prática, mais dedicação, o Santos poderia ter conseguido algo a mais no campeonato.
O Santos precisa de renovação. Literalmente falando, de uma evolução, que faça com que o Santos possa ter um time forte para disputar títulos e em alto nível, que passe mais confiança para a torcida, que mesmo criticando os jogadores, o treinador, não que os odeie, pelo contrário, pois nós torcedores, sabemos que os 11 atletas que estão em campo, além dos que estão relacionados no banco de reservas são capazes de fazer algo pelo Santos, como o volante Alison tem demonstrado, ele é um leão dentro das quatro linhas, mesmo sabendo de suas limitações técnicas, ele luta muito durante o jogo inteiro. Copete, que não vinha bem das pernas, pode não ser um jogador habilidoso, mas é raçudo, e se o atleta não conseguir jogar na base da técnica e da habilidade, que seja com raça e vontade, e faltam jogadores assim dentro do Santos. Enfim, acredito que o Santos só voltará a ter dias melhores se Modesto Roma Jr não for reeleito.
FORA MODESTO !
Nenhum comentário:
Postar um comentário