terça-feira, 14 de novembro de 2017

Análise: Chapecoense 2x0 Santos - Campeonato Brasileiro 2017 - 34° Rodada - 2° Turno


Já vimos o Santos perder jogos, é óbvio. Já vimos o Santos fazer partidas ruins e péssimas. Mas nessa temporada, está de parabéns. Essa temporada está praticamente acabada. 100 Paulistão, 100 Copa do Brasil, 100 brasileirão, 100 Libertadores, 100 vontade e 100 ambição. Embora tenha chances matemáticas de garantir a vaga na fase de grupos da Libertadores de 2018, o Santos não está demonstrando isso na prática e com a derrota para a Chapecoense por 2 a 0, o Santos que já não tinha praticamente mais chances de vencer o título, agora matematicamente não tem mais nada a ganhar.

PARTIDA

Se você é treinador de um time de futebol e quer vencer jogos importantes e vai enfrentar equipes medianas que lutam contra o rebaixamento, o conselho número: NUNCA ESCALE O TIME COM TRÊS VOLANTES ! A impressão que teve ao ver um time que entraria com três volantes e um lateral-direito improvisado na lateral-esquerda, jogando contra um time que luta contra o rebaixamento não merecia vencer. Dito e feito. A Chape jogou muito mais do que o Santos, aproveitou bem os erros do time visitante e ainda conseguiu aproveitar a oportunidade de abrir o placar logo aos 14 minutos do 1° tempo, após Lucas Veríssimo ter tocado a mão na bola. Wellington Paulista abriu o placar para os donos da casa. Durante toda a primeira etapa, o Santos não produziu PORRA NENHUMA ! Mostrou-se um time APÁTICO e IRRITANTE. No 2° tempo não mudou muita coisa, a não ser a entrada de Jean Mota no lugar de Lucas Lima, que não jogou ABSOLUTAMENTE NADA ! O time melhorou um pouco, mas só um pouco e quando dava a impressão de que a equipe santista passaria a oferecer perigo ao adversário e empatar a partida ... A Chape consegue um contra-ataque e Arthur faz o segundo gol dos donos da casa, após receber cruzamento de Wellington Paulista. O Santos ainda teve a sua melhor chance na partida com Ricardo Oliveira, após receber cruzamento de Daniel Guedes, cabeceou forte e a bola bateu na trave. Com a derrota, o Santos continua no G-4 com 56 pontos, mas na 4° colocação e sem chances matemáticas de vencer o campeonato, precisa focar em permanecer no grupo dos 4 melhores da competição e se classificar para a fase de grupos da Libertadores. O próximo compromisso do Alvinegro Praiano será na quinta-feira, ás 19:30 (Horário de Brasília) contra o Bahia, na Fonte Nova.

Esse time é o que mais iludiu o torcedor nos últimos 10 anos. Se há uma definição para esse time do Santos 2017 seria: APÁTICO, IRRITANTE, FRACASSADO, mas é um "burro com sorte", pois mesmo jogando um futebol muito abaixo do esperado pelo torcedor, está no G-4 há 23 rodadas. Só Deus sabe como isso foi possível. Se o Caju se lesionou ás vésperas da partida, e o Zeca está em litígio com o Santos e precisa improvisar alguém, não seria mais viável improvisar Jean Mota, que já jogou improvisado nessa função em algumas partidas nessa temporada, enquanto Zeca e Cajú estavam fora de combate ? Em vez de escalar três volantes, não seria melhor continuar com Alison, Renato e Lucas Lima e escalar o ataque com Copete, Ricardo Oliveira e Arthur Gomes ? Isso não quer dizer que se o Santos iniciasse a partida com essa escalação: Vanderlei, Victor Ferraz, Luiz Felipe, Lucas Veríssimo e Jean Mota; Alison, Renato e Lucas Lima; Copete, Ricardo Oliveira e Arthur Gomes venceria a partida, muito pelo contrário; isso poderia fazer com que os dois times jogassem de igual para igual e como o Santos já havia entrado com essa formação: 4-3-1-2, na partida em que foi derrotado pelo São Paulo, no Pacaembu, por 2 a 1, e obviamente, fez uma de suas piores exibições no campeonato, a Chape tirou proveito da situação e, pelo fato de estar jogando em casa, conseguiu jogar com muita facilidade e ofereceu mais perigo ao Santos. Independente dos resultados dos próximos jogos contra Bahia (F), Grêmio (C), Flamengo (F) e Avaí (C), o foco do torcedor provavelmente está em duas coisas: 09/12, o dia da eleição que decidirá quem será o próximo presidente do Santos Futebol Clube nos próximos 3 anos e o ano de 2018, pois quem sabe uma nova diretoria, com uma administração forte, competente, ambiciosa e um departamento de marketing mais criativo além de um departamento médico eficiente e um elenco mais fortalecido, mais equilibrado, mais ambicioso, com vontade de jogar e vestir a camisa do Santos e mais confiante, podemos ter alguma esperança. Creio eu que isso só será possível se Modesto Roma Júnior não for reeleito, pois um time com a grandeza do Santos precisa evoluir, e caso seja reeleito, isso será impossível.



FORA MODESTO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário