quarta-feira, 27 de março de 2019

Análise: Red Bull Brasil 0x0 Santos - Campeonato Paulista 2019 - Quartas de Final - Jogo de Volta


Santos empata em 0 a 0 com o Red Bull Brasil e garante a classificação para a semifinal do Campeonato Paulista

Com a vitória no jogo de ida por 2 a 0, o empate sem gols foi o suficiente para se classificar em 2° lugar e ter a segunda melhor campanha do campeonato

PARTIDA

A vantagem de dois gols de diferença, construída no jogo de ida, quando o Santos venceu o Red Bull Brasil por 2 a 0, no Pacaembu, deu mais tranquilidade ao Alvinegro Praiano no jogo de volta, no Moisés Lucarelli, em Campinas, pelo jogo de volta. O Santos poderia empatar ou perder por um gol de diferença, para garantir a classificação para as semifinais do Paulistão 2019. Assim como no jogo de ida, o Santos começou o jogo de volta pressionando o Red Bull Brasil, desde o início.

Logo no começo do primeiro tempo, Eduardo Sasha recebeu de Jean Mota e ficou cara a cara com o goleiro Júlio César, mas o goleiro defendeu o chute do atacante santista. Na sequência, Carlos Sánchez quase fez em uma cobrança de falta, mas a bola passou por cima do gol. Aos nove, Diego Pituca lançou para Jean Mota, que tentou fazer de peito, mas ficou nas mãos de Júlio César. Na sequência, Jean Mota cobrou um escanteio venenoso, exigindo grande defesa de Júlio César. Aos 28, outro lance de perigo do ataque santista. Carlos Sánchez levantou a bola para Diego Pituca, que cabeceou no contrapé de Júlio César, que conseguiu defender. No contra-ataque, Deivid teve a chance de inaugurar o marcador, mas conseguiu furar. No segundo tempo, os dois times caíram de rendimento, mas mesmo assim, criaram chances de gol. Aos 12, Rodrygo, que substituiu Copete no intervalo, fez bela jogada para cima de Aderlan, foi derrubado dentro da área, mas o árbitro e o VAR, não marcaram pênalti. O Red Bull teve uma chance com Osman, que chutou na entrada da grande área, mas acertou a trave. Aos 31, após uma cobrança de escanteio, Felipe Aguiçar cabeceou firme para o gol, mas Júlio César defendeu. Após esse lance, o tempo passou e o Santos confirmou a sua classificação para a semifinal do Campeonato Paulista. Com os resultados, o Santos tem a segunda melhor campanha do campeonato, com 27 pontos, só perde para o Palmeiras, que tem a melhor campanha geral, com 29 pontos. O Santos deve voltar a jogar pelo Paulistão no próximo domingo, mas ainda não sabe se enfrentará Ituano, São Paulo, Corinthians ou a Ferroviária. O Santos terá os retornos de Christian Cueva, Derlis González e Yeferson Soteldo, que retornaram das seleções peruana, paraguaia e venezuelana, respectivamente, após disputarem amistosos em datas FIFA por suas seleções. Mas pode perder o zagueiro Gustavo Henrique e o atacante Eduardo Sasha, que se lesionaram durante a partida contra o Red Bull Brasil, em Campinas.

ANÁLISE

Sempre acreditei que o VAR foi criado para evitar que erros de arbitragens pudessem ser evitados, como por exemplo, um gol em impedimento ou uma falta dentro da área. Nesse caso, o gol do Pituca foi corretamente anulado, no jogo de ida, mas porque o VAR não viu pênalti no Rodrygo ? Será que se é contra o Santos, o VAR é acionado, mas quando é a favor, não existe VAR. E se fosse o contrário, será que não fariam questão de acionar o VAR ? Não tenho a menor dúvida, mas fora isso, foram dois bons jogos do Santos nessa fase de mata-mata.

Naturalmente, o time que venceu o primeiro jogo não costuma ir muito para o ataque, mas o Santos fez questão de pressionar o Red Bull, porque o confronto ainda não estava decidido, por mais que o Santos tenha conseguido uma boa vantagem no jogo de ida, que fez muita diferença. O Santos perdeu alguns gols que poderia ter mudado a história do confronto e a classificação geral, mas pelo menos na semifinal, o Santos poderá jogar o jogo de volta, em casa. Mesmo desfalcado de jogadores importantes, o Santos conseguiu jogar bem e fez o que tinha que fazer, pois enfrentou o time que teve a melhor campanha na primeira fase, que tinha as mesmas características de jogo, que jogava da mesma maneira que o Santos e estava vindo em um momento melhor do que o Santos, e mesmo assim, conseguiu não apenas vencer, mas jogando bem, isso deixa a todos nós, santistas e admiradores do futebol, satisfeitos. Independente de quem for o adversário, o Santos entrará forte nas semifinais, e quando o Santos entra forte nas decisões, não há quem segure o Santos. O Red Bull pode ter uma boa infraestrutura, ter um bom time, ter tido a melhor campanha na fase de grupos, mas a camisa do Santos pesa ! A camisa do time que já teve o melhor jogador de todos os tempos, é mais pesada do que qualquer time-empresa que existe no mundo.

FICHA TÉCNICA
Red Bull Brasil 0 X 0 Santos
Data: 26 de março de 2019 (terça-feira)
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Daniel Luis Marques
Público e renda: 9296/R$ 395.430,00
Cartões amarelos: RED BULL: Jobson, Osman, Ytalo e Ligger. SANTOS: Eduardo Sasha
RED BULL: Júlio César, Aderlan, Léo Ortiz, Ligger e Rafael Carioca (Pio); Jobson (Everton), Uillian Correia e Ytalo; Osman, Deivid e Roberson (Bruno Tubarão)
Técnico: Antônio Carlos Zago
SANTOS: Vanderlei, Victor Ferraz, Felipe Aguilar, Gustavo Henrique (Luiz Felipe) e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Jean Mota; Carlos Sánchez, Copete (Rodrygo) e Eduardo Sasha (Kaio Jorge)
Técnico: Jorge Sampaoli

#RedBullTeDáAsas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário