quarta-feira, 13 de junho de 2018

Análise: Fluminense 0x1 Santos - Campeonato Brasileiro 2018 - 12 Rodada - 1° Turno


Após a má atuação e derrota para o Internacional no último domingo, o Santos voltou a vencer pelo Campeonato Brasileiro e vence a primeira fora de casa na competição ! Bruno Henrique foi o autor do gol da vitória santista dentro do Maracanã. Com a vitória, o Santos chega a 13 pontos e está fora do Z-4 durante a Copa do Mundo.

PARTIDA

O 1° tempo foi muito sonolento, sem muitas oportunidades para os dois times ... Mas quando chegaram ao ataque, chegaram com muito perigo. Pablo finalizou rasteiro e Vanderlei conseguiu defender. Dodô fez bom lançamento para Jean Mota, que de primeira chutou forte, Júlio César defendeu. Mas foi no 2° tempo em que teve as melhores chances do jogo. Em uma jogada de contra-ataque do Santos, Bruno Henrique passou para Gabriel, que cruzou para Bruno Henrique cabecear, mas cabeceou para fora. 

Em mais uma jogada de velocidade do time santista, Bruno Henrique cruzou para Gabriel, que na hora do arremate, o zagueiro Luan Peres conseguiu desviar a bola. Sornoza tentou de fora da área, mas não pegou bem na bola. A melhor oportunidade de gol do Santos foi concluída com sucesso na hora certa. Diego "Kross" Pituca fez um cruzamento na medida para Bruno "Henry" dominar, finalizar com categoria, sem deixar a bola cair e balançar o véu da noiva no Maracanã, que um dia já foi o maior palco do mundo. O Fluminense ainda teve a chance de empatar com Pedro, que chutou cruzado de fora da área, mas a bola foi por cima do gol de Vanderlei. Placar final: Santos 1x0 Fluminense. Com o resultado, o Santos estaciona na 15° colocação com 13 pontos, a duas posições acima do Z-4 e só voltará a atuar pelo Campeonato Brasileiro no dia 19 de Julho contra o Palmeiras, no Pacaembu (com mando de campo do Santos). Durante o período da Copa do Mundo na Rússia, o Santos já tem um amistoso confirmado no dia 7 de Julho no México, contra o time do Monterrey; e ainda há a possibilidade de haver mais um adversário para a disputa de outro amistoso. O Santos ainda tem um jogo a menos contra o Vasco, válido pela 3° Rodada do campeonato, ainda com data indefinida. Os desfalques certos para o Clássico da Saudade serão Alison e Diego Pituca, ambos receberam o terceiro cartão amarelo.

Foi uma boa partida do Santos fora de casa, assim como foi diante do Corinthians, na semana passada. Mas a diferença é que o Santos conseguiu os três pontos. O mais curioso é que o Santos usou uma formação tática que ainda não havia utilizado na temporada: o 4-4-2 (4-2-2-2), e deu certo. Porque deu certo ? Com uma formação como essa, em que tem dois jogadores recuados no meio campo e outros dois abertos mais avançados, fazem com que o time não dependa tanto de um meia-armador; e até agora, a formação tática mais utilizada foi o 4-3-3 (4-2-1-3, 4-1-2-3) e para que o Santos consiga jogar dessa forma, realmente precisa de um ou dois meia-armador (es), caso contrário, não vai dar certo. Uma certeza é que o Pituca merece uma vaga no time titular, está evoluindo a cada partida e Bruno Henrique pode ser muito útil ao Santos no restante da temporada, que boa partida do nosso "The Flash". Gustavo Henrique tem que ser titular nesse time. Se a transferência do Veríssimo para o Lyon for concretizada, é bem provável que o Gustavo Henrique fique no time titular, mas hoje sentimos mais segurança no setor defensivo do que nas partidas anteriores. Espero que com o dinheiro da negociação do Rodrygo, que se concretizada, só deve ir para o Real Madrid (ESP) em Julho de 2019, utilize para trazer os reforços que o elenco do Santos precisa, que nem preciso dizer quais são, pois já estou careca de lembrar e que este amistoso que será realizado no México, seja benéfico para o Santos durante esta parada para a Copa.

Ficha Técnica:
Fluminense 0 X 1 Santos
Estádio: Maracanã (RJ)
Árbitro: Rafael Traci-PR
Gols: Bruno Henrique, aos 40 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Douglas, Matheus Norton, Diego Pituca, Alison, Renato
FLUMINENSE
Júlio César, Matheus Ribeiro, Ibañez (Sornoza, aos 28 minutos do segundo tempo) e Luan Peres; Matheus Norton, Richard, Jadson, Douglas e Marlon; Pablo Diego (Dudu, aos 16 minutos do segundo tempo) e Pedro. Técnico: Abel Braga
SANTOS
Vanderlei, Victor Ferraz, Gustavo Henrique, David Braz e Dodô; Alison (Copete, aos 26 minutos do segundo tempo), Diego Pituca, Léo Citadini e Jean Mota (Renato, aos 29 minutos do segundo tempo). Bruno Henrique e Gabigol (Vitor Bueno, aos 42 minutos do segundo tempo). Técnico: Jair Ventura

SANTOS SEMPRE SANTOS ...

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Análise: Santos 1x2 Internacional - Campeonato Brasileiro 2018 - 11° Rodada - 1° Turno

Apesar da goleada diante do Vitória e da boa atuação no empate contra o Corinthians, o Santos não conseguiu repetir as boas atuações, é derrotado pelo Internacional por 2 a 1 em casa e fica a uma posição fora da zona de rebaixamento. Gabriel, de pênalti, foi o autor do gol santista.

PARTIDA

O primeiro tempo entre Santos e Internacional foi bem movimentado, com boas chances de gol para os dois lados. Aos oito minutos, em uma vacilada de Vanderlei que tentou sair jogando com os pés, William Pottker quase marcou. O atacante chegou de carrinho e por pouco não recuperou a bola.
Aos 15 minutos, Lucca recebeu pelo lado esquerdo do ataque e, da entrada da área, chutou cruzado e errou o alvo. Na sequência, Iago avançou e fez bom cruzamento para Leandro Damião, ex-Santos. O camisa 9 cabeceou e a bola passou tirando tinta da trave esquerda do goleiro Vanderlei.
Enquanto o Santos tentava propor o jogo, o Colorado continuou apostando nos contra-ataques. Aos 21, William Pottker arrancou pela direita e cruzou rasteiro. Leandro Damião chegou antes de Lucas Veríssimo e rolou para Patrick, que chutou para fora. Na sequência, Damião, de novo ele, puxou novo contra-ataque pela direita e finalizou firme, mas pelo lado esquerdo da meta santista.
Aos 44, a grande oportunidade do Santos veio com Eduardo Sasha. O atacante recebeu passe de Gabriel, invadiu a área e chutou na trave esquerda do goleiro Danilo Fernandes. No último lance de perigo do primeiro tempo, Rodrygo avançou pela direita e fez bom cruzamento. A bola passou por Danilo Fernandes e por toda a área do Inter, mas Gabigol e Eduardo Sasha não conseguiram alcançar.
Assim como os primeiros 45 minutos, a etapa final também começou eletrizante. Aos três minutos, Diego Pituca cruzou, Gabigol caiu na área após dividida com o zagueiro e o árbitro marcou pênalti. De canhota, Gabriel rolou no canto direito do goleiro Daniel e empatou a partida.
Mas o Internacional queria jogo e logo voltou à frente do placar. Aos sete minutos, Lucca cobrou falta pela esquerda, Victor Cuesta subiu nas costas de Lucas Veríssimo e mandou para o fundo das redes. A zaga do Santos reclamou de impedimento, mas a posição do atleta colorado era legal.
Mesmo com um jogador a menos, já que Lucas Veríssimo havia sido expulso por reclamação após o segundo gol, o Santos continuou atrás do empate. Aos 36, Bruno Henrique avançou pela esquerda, cortou para o meio e chutou forte de muito longe. A bola passou muito perto do gol adversário.
Em nova chance dos visitantes aos 42, Nico López chegou pelo lado direito do ataque e chutou de fora da área. A bola desviou em Gustavo Henrique e quase enganou Vanderlei, que conseguiu espalmar para fora. Aos 45, depois de lançamento, a zaga do Inter rebateu e a bola sobrou para Léo Cittadini dentro da área. Ele puxou para o pé direito, mas finalizou por cima do gol e “garantiu” a vitória do Internacional. Placar final: Inter 2x1 Santos. Na quarta-feira (13/06), será a última partida antes da parada para a Copa do Mundo. O Santos encara o Fluminense no Maracanã, ás 19:00 (horário de Brasília).

Pra ser sincero, eu era contra uma possível demissão de Jair Ventura até a derrota neste jogo de domingo. Se perder pro Fluminense, é melhor demiti-lo. Uma coisa é tirar leite de pedra no Botafogo, outra coisa é tentar fazer a mesma coisa no Santos; e existem técnicos bons treinando times errados e técnicos bons, treinando times certos mas em momentos errados. Se ele é o cara certo e está no lugar errado ou é o cara certo, está no lugar certo, mas na hora errada ... Só Deus sabe, mas ser o primeiro time fora do Z-4 é muito preocupante, porque o Santos pode passar a Copa do Mundo na zona de rebaixamento. A atuação do time do Santos na partida não foi tão ruim, mas foi a maneira que o Internacional jogou a partida que decidiu. Nem sempre jogar bem, significa jogar ofensivamente ou defensivamente. Muitas vezes, jogar bem significa saber propor uma estratégia de jogo e, conseguir colocá-la em prática. A estratégia de jogo do Inter era apostar no contra-ataque e o Santos era de propor o jogo; e a diferença é que o Inter conseguiu jogar bem porque soube colocar em prática a sua estratégia de jogo e o Santos não. Mas fica a seguinte pergunta: Vamos torcer para o Santos ganhar para não ficar no Z-4 durante a copa ou para perder só para Jair Ventura ser demitido ? Desde que o Santos vença, pra mim não importa quem seja o técnico do Santos no restante da temporada, o importante é que o Santos vença !

Ficha Técnica:
Santos 1×2 Internacional
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Datahorário: 10-06-2018, domingo, às 19h
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (Fifa) (RJ)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)
Público/renda: 8124 pessoas e R$ 179.645, 00
Cartões amarelos: Jean Mota, Diego Pituca (Santos); Pottker, Edenílson (Internacional)
Cartões vermelhos: Lucas Veríssimo (Santos)
Gols: Leandro Damião,aos 33’1ºT (0-1) (de pênalti); Gabriel, aos 6’2ºT (1-1) (de pênalti); Victor Cuesta, aos 8’2ºT (1-2)
SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Diego Pituca, Renato e Jean Mota (Bruno Henrique, no intervalo); Gabriel (Gustavo Henrique, aos 12’2ºT), Eduardo Sasha (Léo Cittadini, aos 26’2ºT) e Rodrygo. Técnico: Jair Ventura
INTERNACIONAL: Danilo Fernandes (Daniel, no intervalo); Fabiano, Moledo, Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado; Edenílson, Pottker, Patrick e Lucca (Nico López, aos 31’2ºT); Leandro Damião (Rossi, aos 40’2ºT). Técnico: Odair Hellmann

SEJA QUAL FOR A SUA SORTE. DE VENCIDO OU VENCEDOR ...

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Análise: Corinthians 1x1 Santos - Campeonato Brasileiro 2018 - 10°Rodada - 1°Turno

Após a goleada aplicada em cima do Vitória no último domingo, o Santos empata com o Corinthians em 1 a 1 na Arena Corinthians. Victor Ferraz foi o autor do gol santista após belo cruzamento de Rodrygo.

PARTIDA

Ao contrário das últimas partidas que o Santos fez como visitante não apenas nesse Campeonato Brasileiro, mas também na temporada, foi a melhor disputada fora de seus domínios. O 1° tempo foi muito equilibrado, com chances para os dois lados, mas o que mais chamou a atenção foi o gol desperdiçado por Gabriel, que mesmo debaixo da trave e, com o gol vazio não conseguiu aproveitar. Os dois times arriscaram de longe. Sidcley para Corinthians e Rodrygo para o Santos.  O 2° tempo foi a mesma coisa, mas a diferença é que teve gols.

Ainda no começo da segunda etapa, Gabriel tabelou com Eduardo Sasha e ficou cara a cara com o goleiro Walter e, mesmo assim, desperdiça mais uma chance real de gol para o Santos. Quem não faz ... TOMA ! Pedrinho tocou para Rodriguinho, que cruzou para Roger finalizar e abrir o placar e deixa o Corinthians na frente ! 1 a 0. Pedrinho fez bela jogada driblando dois defensores santistas e finalizou forte, exigindo bela defesa de Vanderlei. Mas o Santos continuou buscando o gol e ele veio ! Rodrygo cruzou na medida para Victor Ferraz cabecear para o gol e empatar a partida em Itaquera. 1 a 1. Rodrygo teve a chance de virar o jogo após driblar o zagueiro Balbuena e finalizar de bico, mas o goleiro Walter mandou para escanteio. Antes dos acréscimos, Bruno Henrique, que acabara de entrar fez bela jogada e quase fez o gol da vitória santista, mas o resultado ficou esse mesmo. 1 a 1. O Santos recebe o Internacional no domingo (10/06) ás 19:00 (horário de Brasília), na Vila Belmiro.

Foi um jogo muito bom, é só isso que temos em mente, mas foi um jogo que teria sido muito melhor se o Santos não tivesse desperdiçado um "caminhão de gols". Gabriel é bom jogador, mas ele precisa raciocinar mais, fazer melhor a leitura das jogadas. No segundo gol que ele perdeu, podemos até entender pois estava pressionado pela marcação do Sidcley, mas na primeira chance que ele desperdiçou, onde não tinha goleiro, ou seja, tinha o gol aberto e, mesmo assim, desperdiçou. Talvez ele não esperava que a bola chegasse nele, mas em momentos como esse, ele poderia ter se posicionado para chutar a bola e precisa amadurecer muito se ainda quer ser um dos melhores jogadores do futebol brasileiro em atividade, aqui no Brasil, pois potencial ele tem, mas precisa de muito mais amadurecimento. Diego Pituca está substituindo muito bem o Alison. Se continuar jogando bem e tendo uma sequência de jogos como titular, talvez faça uma boa dupla de volantes com o Alison, assim que retornar. Rodrygo é fora de série. Mesmo com apenas 17 anos chamou a responsabilidade para si, fez a diferença. Deu assistência para o gol de Victor Ferraz e por pouco não fez o da virada. Victor Ferraz pode não ser tão veloz como Daniel Guedes, mas é muito mais técnico e nos deixou claro que até o empate com o Ituano no paulista, em que foi muito vaiado pela torcida, estava em má fase, o que é normal no futebol. Aos poucos, Bruno Henrique está voltando e sozinho, quase fez o que poderia ter sido o gol da vitória, mas é mais um sinal de esperança em nós torcedores. Assim como foi no clássico disputado no Pacaembu, pelo estadual, esse foi mais um confronto com o Corinthians em que termina empatado, o Santos jogou melhor e merecia a vitória. O Santos realmente jogou para ganhar e que assim seja no restante da temporada.

Ficha Técnica:
Corinthians 1×1 Santos
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Data: 6 de junho de 2018, quarta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Rodrigo Corrêa (Fifa-RJ)
Público: 27.586 pagantes
Renda: R$ 1.249.919,56
Cartões amarelos: Roger, Kazim e Romero (Corinthians); Victor Ferraz e Lucas Veríssimo (Santos)
Gols:
CORINTHIANS: Roger, aos sete minutos do segundo tempo
SANTOS: Victor Ferraz, aos 30 minutos do segundo tempo
CORINTHIANS: Walter; Mantuan, Balbuena, Henrique e Sidcley; Gabriel e Maycon; Pedrinho (Mateus Vital), Rodriguinho e Romero; Roger (Emerson Sheik)
Técnico: Osmar Loss
SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Diego Pituca, Renato e Jean Mota; Gabriel (Léo Cittadini), Eduardo Sasha (Bruno Henrique) e Rodrygo (Copete)
Técnico: Jair Ventura

COM TÉCNICA E DISCIPLINA, DANDO O SANGUE COM AMOR
PELA BANDEIRA QUE ENSINA, LUTAR COM FÉ E COM ARDOR ...


segunda-feira, 4 de junho de 2018

Análise: Santos 5x2 Vitória - Campeonato Brasileiro 2018 - 9° Rodada - 1° Turno


Após péssima atuação na derrota para o Atlético-PR por 2 a 0 na rodada anterior (que não teve o que analisar, eis a razão de eu não ter feito a análise daquele jogo), o Santos goleia o Vitória na Vila Belmiro por 5 a 2 com Hat-Trick de Rodrygo, Renato e Gabriel e volta a vencer após quatro derrotas consecutivas.

PARTIDA

Após as más atuações nas últimas partidas e protestos da torcida neste final de semana, somente a vitória interessava ao Santos, que ocupava a 18° colocação no Campeonato Brasileiro, o Z-4. Era um jogo em que o Santos precisava vencer, fazer gols para respirar um pouco no campeonato que está apenas no começo e tem um jogo a menos (contra o Vasco, em casa), e para dar esperanças de dias melhores para a torcida, que tem muita confiança nos jogadores mais jovens do time (Meninos da Vila) e no histórico DNA Ofensivo.

8 MINUTOS

Em apenas oito minutos, o Santos "decidiu" a partida. Gabriel tocou para Victor Ferraz , que cruzou para Dodô, que cabeceou, Elias espalma e Rodrygo aproveitou o rebote e inaugurou o marcador ... 1 a 0 Peixe. Três minutos depois, Diego Pituca fez belo lançamento para Rodrygo, que partiu pra cima do lateral-direito Lucas, tocou na saída do goleiro Elias e fez 2 a 0. Cinco minutos depois, Gabriel deu um passe açucarado para Rodrygo, que driblou o zagueiro Aderllan, o goleiro Elias e balançou o véu da noiva pela terceira vez na partida e, consequentemente, fez um Hat-Trick ! 3 a 0 Pra "nóis" !. Mas o Santos ainda faria o quarto gol antes do intervalo. Aos 44 minutos, Diego Pituca cruzou e Renato cabeceou para fazer 4 a 0 Peixe ! 

SEGUNDA ETAPA

Se o 1° tempo foi um "passeio", o 2° tempo foi mais uma repetição de erros defensivos da defesa santista. O Vitória até conseguiu fazer seu primeiro gol aos 13 minutos, mas o árbitro marcou falta de André Lima em cima de Renato. Quatro minutos depois, Neilton tabela com André Lima e aplica a "Lei do Ex" descontando para o time rubro-negro. 4 a 1. O Santos ainda faria o quinto gol com Gabriel, que após receber pelo lançamento de Rodrygo, ele tocou na saída de Elias e fez 5 a 1 Santos ! Aos 38 minutos, Ramon tira de David Braz, e fez o segundo gol do time baiano, mas não havia tempo para mais nada. Placar Final: 5 a 2. O próximo adversário do Santos será o Corinthians na quarta-feira (06/06), ás 21:00 (horário de Brasília), na Arena Corinthians, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo.

O Santos fez uma partida muito boa, principalmente Rodrygo. Aproveitou muito bem as chances de gol que teve e ainda conseguiu dar assistência para o gol de Gabriel; e mesmo sendo tão jovem, me arrisco a dizer que é o principal destaque do Santos nesta temporada. Diego Pituca fez duas assistências e é outro que está substituindo bem o Alison, merece ter uma sequência de jogos no time titular. Mas será que esse jogo é só mais um para iludir o torcedor, como aconteceu contra os "poderosos" Luverdense e Paraná ou talvez seja o momento certo para o time conseguir uma sequência de vitórias no Campeonato Brasileiro que não tem há muito tempo ? Será que a diretoria iria esperar por uma eventual derrota no clássico de quarta-feira para demitir Jair Ventura ou hipoteticamente falando, já tomaria essa decisão caso tivesse perdido para o Vitória, mesmo que fosse só para agradar grande parte da torcida que pede por sua demissão ? Como o Santos venceu o Vitória, imagino que em caso de derrota na quarta-feira, a chance de demissão aumenta, ainda mais pelo fato do Santos ainda não ter vencido fora de casa, pois todas as vitórias que obteve no Campeonato foram em casa, contra times que estão na zona de rebaixamento: Ceará, Paraná e Vitória. Mas em nenhuma rodada conseguiu vencer um time que está na parte de cima da tabela e nem fora de casa. Após ficar cinco jogos sem marcar gols e quatro jogos sem vencer, com direito a protestos da torcida e vencer de goleada em casa, pode dar um animo para o time enfrentar o maior rival, que vem de derrota contra o Flamengo, no Maracanã e, desde a saída de Fabio Carille, de quatro partidas, venceu apenas uma, e se o Santos não entrar com salto alto e sem medo, pode encarar o Corinthians de igual para igual,, pois não existe ocasião melhor para o Santos conseguir a primeira vitória fora de casa no campeonato do que em um clássico contra o seu eterno rival. Se o Santos não estivesse desfalcado de seu principal jogador, tivesse um meia-armador, que é essencial para o time conseguir jogar no 4-3-3 e/ou principalmente tivesse um padrão de jogo, ou seja, um esquema tático em que o Santos não dependesse tanto de um meia-armador e conseguisse obter bons resultados nesse início de campeonato e uma frase do Guardiola faz muito sentido: "O Campeonato se decide nas últimas oito rodadas e se perde nas oito primeiras". 

Ficha Técnica:Santos 5 x 2 Vitória
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 3 de junho de 2018, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Ciro Chaban Junqueira (DF)
Público e renda: 3887/R$ 82.830,00Cartões amarelos: VITÓRIA: Rodrigo Andrade, Wallyson, Lucas Marques e Kanu.
GOLS:
Santos: 
Rodrygo, aos 22, 25 e 30 do 1T, e Renato, aos 44; Gabigol, aos 28 do 2T;
Vitória: Neilton e Ramon, aos 17 e 38 do 2T.
SANTOS: Vanderlei, Victor Ferraz, Lucas Veríssimo (Gustavo Henrique), David Braz e Dodô; Diego Pituca, Renato e Jean Mota; Gabigol, Rodrygo (Copete) e Eduardo Sasha (Léo Cittadini)
Técnico: Jair Ventura
VITÓRIA: Elias, Lucas, Kanu, Aderllan e Pedro Botelho; Rodrigo Andrade (Ramon), Uillian Correia (Lucas Marques) e Neilton; Lucas Fernandes (André Lima), Rhayner e Wallyson
Técnico: Vagner Mancini



VAI PRA CIMA DELES SANTOS !