quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Análise: Santos 2x0 São Caetano - Campeonato Paulista 2018 - 7° Rodada


Em seis rodadas, o Santos venceu duas partidas, empatou duas e perdeu outras duas. O mais curioso é que todas as vitórias foram na condição como visitante. Já estava na hora de vencer pela 1° vez como mandante no campeonato. Após derrota para o Bragantino, na Vila Belmiro e empate para o Ituano no Pacaembu, o Santos venceu o São Caetano em casa por 2 a 0 e retorna a liderança do grupo 4. Lucas Veríssimo e Gabigol foram os autores dos gols que deram à vitória santista.

PARTIDA

Depois de um bom jogo no empate diante da Ferroviária no último sábado (10/02), já estava na hora do Santos vencer em casa. Os seis primeiros jogos não foram fáceis, mas os próximos cinco jogos também não serão fáceis. O jogo mal começou e o São Caetano arriscou de longe com Alex Reinaldo, exigindo grande defesa de Vanderlei. Em jogada pelo lado esquerdo, o Santos quase chegou ao primeiro gol do jogo com Gabigol, mas houve desvio. Caju cruza e David Braz finaliza para o gol, mas o goleiro Helton Leite joga pra escanteio.

Após cobrança de escanteio, Daniel Guedes recua para Jean Mota, que devolve para o lateral, que cruza na medida para David Braz, que só não fez por causa de mais uma defesa de Helton Leite. Copete finaliza de fora da área, e mais uma defesa de Helton Leite. Jean Mota cruza para Copete que apenas tocou para Lucas Veríssimo fazer 1 a 0 pro Santos. Bruno Recife passa para Marlon, que desvia para o gol, mas Vanderlei defendeu com segurança. O 2° tempo mal começou e o Santos já foi pra cima do azulão do ABC com Eduardo Sasha, que toca para Gabigol fazer o segundo gol do Peixe. 2 a 0 pro Santos. Depois de sofrer o segundo gol, o São Caetano passou à atacar mais ... Alex Reinaldo cobra escanteio, Ferreira cabeceia e, Vanderlei mandou pra escanteio. Lucas Veríssimo tentou fazer o terceiro gol do Santos no jogo, mas Helton Leite defendeu. Mais um cruzamento na área e, David Braz cabeceou pra fora. Em uma jogada de contra-ataque, David Braz passa para Gabigol, que lançou para Vitor Bueno, que acabara de voltar após 8 meses lesionado, dominar e finalizar para o gol, mas Helton Leite evita o terceiro gol santista.Placar final: Santos 2x0 São Caetano. O próximo compromisso do Santos será nesse domingo (18/02), contra o São Paulo, no Morumbi, ás 17:00 (horário de Brasília).

O Santos ainda está longe de ser aquele time que estamos acostumados a ver jogar, isso é verdade, mas nas últimas partidas, o time tem demonstrado uma evolução dentro de campo; e isso é positivo, sem dúvida nenhuma. Enquanto os reforços para as posições em que o Santos mais precisa não chegam, o Santos precisa se virar com o que tem lá; e quem está lá tem que chamar a responsabilidade. Gabigol voltou e já fez dois gols em dois jogos, ele está mostrando para que veio, Sasha está evoluindo a cada jogo, Vitor Bueno acabou de voltar, Gustavo Henrique acabou de voltar, jogadores como Rodrygo, Yuri Alberto, Calabres (destaque do Santos na copinha) e também o Diogo Vitor, que renovou o contrato por mais três temporadas, podem ser explorados pelo Jair Ventura. O Santos pode até se classificar, mas é pouco provável que conquiste o título. Como os campeonatos estaduais começaram mais cedo, o Santos teve a sua pré-temporada encurtada por conta do calendário. É natural que o Santos disputasse algum torneio de pré-temporada ou amistosos, mas não foi possível, e acredito que o Jair Ventura esteja usando o Campeonato Paulista para testar todos os jogadores do elenco, (que é algo que qualquer treinador normalmente faria em um torneio de pré-temporada ou amistoso) para encontrar o "time ideal" para o Santos nessa temporada, visando competições mais longas e importantes como a Copa do Brasil, a Libertadores e o Campeonato Brasileiro. Taticamente, o Santos ainda tem defeitos, mas que podem ser corrigidos. Jair Ventura encontrou no Santos, um material humano tecnicamente superior ao do Botafogo e, acredito que vai conseguir explorar muito bem esse material humano e pelo que conseguiu fazer com um time tecnicamente inferior ao Santos, como o Botafogo: tirar o time da Z-4 e classificar para a Pré-Libertadores, eliminar Colo Colo (CHI) e Olímpia (PAR) da Pré-Libertadores e classificar para a fase de grupos, eliminar o então atual campeão Atlético Nacional(COL), eliminar o tradicional Nacional (URU), mas foi eliminado para aquele que seria o campeão do torneio, o Grêmio, chegou na semifinal da Copa do Brasil, mesmo com um time limitado como o do Botafogo. O que o Jair fez naquele time, foi um milagre, e creio que com um material humano melhor, que é o caso do Santos ,mesmo com os problemas táticos que tem, portanto não temos outra escolha a não ser apoiar o Santos, o técnico e os jogadores que lá estão.

Ficha Técnica:
Santos X São Caetano

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 14 de fevereiro de 2018, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Vinicius Furlan
Assistentes: Vitor Carmona Metestaine e Herman Brunel Vani

Público e renda: 4.165/R$ 92.490,00
Cartões amarelos: SANTOS: David Braz. SÃO CAETANO: Chiquinho e Alex Reinaldo.

Gols: Santos: Lucas Veríssimo, aos 32 do 1T, e Gabigol aos 2 do 2T.
Santos: Vanderlei, Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Caju (Arthur Gomes); Alison; Eduardo Sasha, Vecchio (Vitor Bueno) Jean Mota (Matheus Jesus) e Copete; Gabigol. Técnico: Jair Ventura
São Caetano: Helton Leite, Alex Reinaldo, Sandoval, Max e Bruno Recife; Vinicius Kiss, Esley (Ferreira) e Chiquinho; Diego Rosa (Rafael Costa), Ermínio (Paulo Vinicius) e Marlon. Técnico Pintado

SANTOS SEMPRE SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário