Boa tarde, boa noite, bom dia pra você que independente do horário que você ler essa análise, vai perceber que o conteúdo será extenso, pois além da análise da partida de ontem entre Santos e Botafogo, que terminou com a vitória do Santos pelo placar de 1 a 0, gol de falta de Victor Ferraz aos 50 minutos do segundo tempo e o Santos voltou a vencer após 3 rodadas, também terá a análise do jogo contra o Corinthians, e também as análises da demissão de Dorival Júnior, contratação de Levir Culpi. Antes de mais nada, a análise do jogo contra o Corinthians só não saiu no último final de semana, pois o meu notebook estava com erros e tive que restaurá-lo e além disso, estive trabalhando no horário da partida e portanto, a análise será feita como base, nos melhores momentos da partida e também de acordo com o que eu escutei, pois acompanhei a partida pelo rádio, diferente do jogo de ontem, que eu consegui acompanhar.
ANÁLISE: CORINTHIANS 2X0 SANTOS
Pelo que escutei a respeito do clássico, o melhor momento do Santos na partida foi apenas na primeira etapa, pois o que aconteceu depois, é melhor nem comentar ... O Santos criou algumas boas chances no primeiro tempo, mas no segundo não passava no meio de campo. Só não foi goleado graças a arbitragem, que anulou dois gols irregulares do Corinthians, caso contrário, teria sido um vexame muito maior. Aos 6 minutos da primeira etapa, Pablo fura e a bola sobrou para Bruno Henrique, que foi interceptado por Pedro Henrique, que evitou o gol santista. Ainda no primeiro tempo, Bruno Henrique partiu em velocidade pela ponta-esquerda e chuta cruzado. Cássio defendeu em dois tempos. Aos 28 Cássio teve que se antecipar antes de Vitor Bueno chegar na bola, evitando assim, mais uma vez, o que poderia ter sido o gol do Santos. Ainda no fim do 1° tempo, Copete cruza para Victor Ferraz, que mandou por cima do gol. Essa foi a participação do Santos no jogo inteiro ! Pois se no 1° tempo, Bruno Henrique era o mais acionado, era o cara que poderia incomodar a defesa corintiana, no segundo tempo foi o cara que atrapalhou o Santos. Ainda no primeiro tempo, enquanto o Santos pressionava, o Corinthians também partia para o ataque, mas na segunda etapa, o Corinthians "acabou" com o Santos, pois você só via/ouvia apenas o time da Marginal S/N jogando bola, ao contrário do Santos, que só estava "assistindo" o adversário jogar. Primeiro quando Romero fez o primeiro gol dos "donos da casa" (já que a "Print Arena" foi construída e financiada com dinheiro público) e Jô fez o segundo. E para piorar, Bruno Henrique, que poderia ser a principal arma do Santos, foi expulso após dar uma cotovelada em Fagner. Eu diria que o Santos perdeu o clássico ANTES DE COMEÇAR ! Com a ausência de Zeca e a improvisação de Copete na lateral-esquerda já foi um indício de que o time já perdera o clássico antes mesmo dos 90 minutos.
ANÁLISE: SANTOS 1X0 BOTAFOGO
Mesmo com uma atuação não muito boa, já podemos sentir alguma coisa diferente, e boa. A estréia do argentino Emiliano Vecchio na temporada, que fez uma boa partida, deu a impressão de que ele pode sim, substituir Lucas Lima, que realmente faz muita falta. Matheus Ribeiro teve apenas três oportunidades como titular na temporada e não podemos exigir de um lateral em apenas três partidas, mas é bem melhor do que improvisar algum jogador para jogar na posição, pois Zeca e Caju, todos lesionados e mesmo assim, ainda existem problemas e percebemos que não era só o Dorival. Mas mesmo assim, o time conseguiu buscar o gol da vitória no apagar das luzes, com Victor Ferraz, de falta, diante de 15 mil pessoas, que foram ao Pacaembu na noite de ontem. Vitor Bueno recebe cruzamento de Matheus Ribeiro e ajeitou para Thiago Maia, que chutou forte, mas Helton Leite faz boa defesa. Arthur Gomes recebe de Vitor Bueno e faz boa jogada, mas o goleiro botafoguense faz boa defesa. O Botafogo teve uma boa chance com Pimpão, mas a bola foi pra fora. João Paulo, de falta também arriscou, mas Vanderlei defendeu. Veio o segundo tempo e o Botafogo começou melhor, se impondo mais. Jean Motta cruza para a grande área, David Braz desvia de cabeça, mas a bola foi para fora. Jean Motta cobrou escanteio e Rodrigão cabeceia para o gol, mas a bola subiu demais e foi para fora. Em bela jogada pelo meio, Arthur Gomes deixa a bola para Kayke, que em um chute cruzado, ninguém soube se ele tentou cruzar para Rodrigão, que chegou atrasado ou tentou chutar pro gol, mas a bola foi pra fora. Mas o "melhor" ainda estava por vir ... Victor Ferraz conseguiu encontrar uma falta perto da grande área, local perfeito para quem é destro. Os santistas, que até então, gritavam que os atletas deveriam honrar a camisa do Santos, agora aguardavam a expectativa do gol da vitória, e ele veio. Victor Ferraz bateu bem na bola, que ainda bateu na trave antes de entrar e decretou a vitória santista. 1 a 0.
ANÁLISE: SAI DORIVAL E ENTRA LEVIR. E AGORA ?
Após a derrota para o Corinthians por 2 a 0, no clássico de sábado (03/06), Dorival Júnior foi demitido após dois anos a frente do Santos. Até o último domingo, o presidente Modesto Roma Júnior bancou sozinho a permanência do treinador, enquanto boa parte da diretoria santista defendia a saída do técnico. Após a demissão de Dorival, Elano comandou o time contra o Botafogo e vai comandar o time contra o Atlético-PR no próximo domingo (11/06), ás 19:00, na Arena da Baixada, em Curitiba e Levir Culpi foi o nome escolhido para ser o novo técnico do Santos. Levir assinou até o final dessa temporada, pois segundo o mandatário santista, como esse é ano de eleições, e o mesmo não sabe se erá reeleito, já que pretende disputar as eleições em dezembro, não sabe se a permanência de Levir será garantida caso o mesmo não vença. Podemos ver semelhanças entre Dorival e Levir, que é no estilo de jogo pretendido, que é o futebol ofensivo. Mas a diferença mesmo deve ser pela postura de cada um diante do elenco. Talvez Levir dê mais chances para jogadores encostados no elenco, como Emiliano Vecchio e Fabián Noguera, além do zagueiro Cléber Reis, que foi contratado por R$ 7 milhões de reais, mas dificilmente joga, além de alguns jogadores da base como Arthur Gomes e de algumas contratações como Matheus Ribeiro, evitando assim, as improvisações de Copete e Jean Motta na lateral-esquerda.
O Santos continuará tendo mais posse de bola do que os adversários, mas a diferença dessa vez, é que a tendência é que fique menos tempo com a bola no pé e mais tempo agredindo o adversário . Ainda é cedo para afirmar se Levir será melhor do que Dorival, pois Levir Culpi assumirá a equipe na próxima segunda-feira (12/06) e terá logo de cara o "Clássico da Saudade", contra o Palmeiras na próxima quarta-feira (14/06), na Vila Belmiro; e certamente entrará já pressionado pois o time não venceu NENHUM clássico nessa temporada, sendo duas derrotas na Vila para São Paulo e Palmeiras, todos no paulistão. Mas a pergunta é a seguinte: será que a diretoria demitiu Dorival no momento certo ? Será que a diretoria acertou na contratação de Levir Culpi ? Só os resultados e o desempenho do time virão. Elano começou com o pé direito a 1º experiência como técnico de futebol, vencendo, e espero que ele possa repetir a dose no domingo, pois se acontecer algo de errado, podemos contar com ele, que já fez muito pelo Santos dentro de campo, que agora possa fazer fora também. Outra tendência que podemos ter com a troca de técnico é o "fim das panelas" no clube, pois há quem diga que há uma panela dentro do time. Por exemplo: "panela da bala", "panela evangélica", "panela católica", "panela sertaneja", etc. E outra tendência e que o próximo técnico tenha pulso firme na hora de escalar ou tirar alguém do time, como ele fez com Ronaldinho Gaúcho, no Atlético-MG e Fred, no Fluminense, e mostrar quem realmente tem a autoridade no clube.
Dessa vez, não deu pra ir ao jogo de ontem, pois tive alguns compromissos que coincidiram com o horário de início da partida, não foi possível ir ao Pacaembu ontem, mas apesar do público de mais ou menos 15 mil pessoas, gostaria de parabenizar aqueles que puderam ir até o Estádio Municipal ontem e que ficaram até o último minuto. Espero que na próxima partida no Pacaembu, que será contra a Ponte Preta, o público presente seja maior e com certeza eu estarei lá, pois não é uma má fase que me afastará das arquibancadas para torcer pelo nosso amado Santos Futebol Clube, o maior time do século XX nas Américas, que vai dar a volta por cima e mostrar porque é o maior time brasileiro de todos os tempos, isso eu garanto.
VAI PRA CIMA DELES SANTOS !
Nenhum comentário:
Postar um comentário