domingo, 11 de junho de 2017

Análise: Atlético-PR 0x2 Santos - Campeonato Brasileiro 2017 - 6° Rodada - 1°Turno

"Mas pra quê Levir Culpi se temos o Elano ?", "Fica Elano", "Elano, o novo Alex Fergunson" ... 
Deve ser mais ou menos assim que o torcedor santista pensou após a saída de Dorival Júnior e também após as vitórias diante de Botafogo e Atlético-PR sob o comando de Elano, que assumiu interinamente o comando de técnico do Santos, além de não ter sofrido nenhum gol, o que foi algo surpreendente, mas o time ainda precisa melhorar muito, principalmente no segundo tempo, pois dá a impressão de que o time do Santos cansa no segundo tempo, e esse é mais um desafio que Levir Culpi terá pela frente. O Santos conquistou sua primeira vitória fora de casa nesse campeonato diante do Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba pelo placar de 2 a 0. Kayke foi o autor dos gols da segunda vitória santista consecutiva no Campeonato Brasileiro.

PARTIDA

O Atlético estava desesperado, pois além de não ter vencido em casa na competição, o time estava na lanterna do campeonato e precisava vencer. De todo modo, a equipe paranaense estava mais pressionada do que a equipe paulista,, que veio de vitória diante do Botafogo, na última quarta-feira. O furacão teve sua primeira chance real de gol com Lucho González, de fora da área, mas a bola foi pra fora, para alívio do torcedor santista. Mas no primeiro contra-ataque mortal do Santos na partida, após arrancada de Bruno Henrique e assistência de Thiago Maia, Kayke recebe e faz o primeiro gol do Santos na partida. 1 a 0 para o time alvinegro praiano. Os donos da casa apostaram novamente no chute de longe com Sidcley, mas dessa vez o chute não foi tão forte como de González, além de ter desviado em Lucas Veríssimo.  Nikão (ex-Santos), fez boa jogada e também arriscou de fora da área,  a bola desvia em Vitor Bueno e Vanderlei jogou para escanteio, evitando o gol de empate do time rubro-negro.  Mais uma jogada de contra-ataque do Santos, mais uma arrancada de Bruno Henrique e mais um gol de Kayke. 2 a 0 para o Santos. Mais uma vez, o Atlético tentou de fora da área ... Mais uma vez, Nikão, chutou de longa distância, dessa vez em uma cobrança de falta e mais uma vez, Vanderlei joga pra escanteio. Kayke recebe pela esquerda, mas o goleiro Santos (isso mesmo, o goleiro do Atlético se chama Santos) defendeu. No segundo tempo não mudou muita coisa. O furacão continuava insistindo ... Edérson cobrou falta mas a bola subiu demais e foi para fora.  Jean Motta chutou cruzado, mas o goleiro Santos defendeu. Nikão teve mais uma chance de fazer o primeiro gol do Atlético na partida, mas foi desarmado por David Braz. Jean Motta ainda arriscou de longe cobrando falta, mas a bola subiu demais. O Santos terminou o jogo com 3 zagueiros (Lucas Veríssimo, David Braz e Cléber) e 3 volantes (Alison, Renato e Leandro Donizeti) além de ter um jogador a menos (Daniel Guedes, que foi expulso), mas conseguiu suportar a pressão do adversário no segundo tempo e mereceu os três pontos.

A primeira coisa que esperamos com essas duas vitórias seguidas no campeonato é essa: que o time se recupere e a segunda é que o time continue vencendo para engrenar de vez no campeonato, e os dois próximos jogos aumentam essa possibilidade, pois além de um clássico contra o Palmeiras, na Vila Belmiro, na quarta-feira, também terá o reencontro contra a Ponte Preta, no próximo sábado (17/06), no Pacaembu e vencendo esses dois jogos, o time conquistará quatro vitórias consecutivas e ainda terá na sequência: Vitória (F), Sport(C), Atlético-GO (F) e São Paulo (C). Se nessa sequência, o Santos consegue vencer todas em casa e ao menos, empatar fora de casa, uma partida, o time chegará aos 26 pontos, de 27 possíveis, já que o Santos ainda não empatou no campeonato e com os principais jogadores voltando aos poucos, como Lucas Lima, que estará disponível para o clássico contra o Palmeiras, além da dupla de zaga titular Luiz Felipe e Gustavo Henrique, que voltará a partir do mês de julho, para as oitavas-de-final da Libertadores, que haverá o sorteio dos confrontos nessa quarta-feira (14/06). A impressão que temos é de que com o time completo, o Santos é uma equipe mais forte, mas com um time desfalcado, o Santos é uma equipe mais limitada, mesmo tendo bons jogadores. E quando esses bons jogadores que pouco jogam, e quando jogam, dão a impressão de que podem substituir os titulares, como Vecchio e Daniel Guedes ? Até agora notamos que o Lucas Lima não tinha um substituto imediato, mas podemos crer que o Vecchio seja esse substituto, é como se a solução para o problema estivesse na frente do Dorival e ele não percebesse isso ... Espero que o Levir Culpi aproveite melhor e explore melhor a qualidade técnica desses jogadores: Cléber Reis, Fabián Noguera, Daniel Guedes, Matheus Ribeiro, Alison, Emiliano Vecchio e Arthur Gomes, pois esses jogadores podem ser fundamentais para o Santos no restante da temporada.

Se existe uma coisa que o Santos precisa fazer, é mandar mais jogos no Pacaembu, disso já sabemos, o que é bastante óbvio. Mas e quanto aos jogos no estado do Paraná, que tem muitos santistas, porque a diretoria santista não pensa em mandar jogos lá ? Pois além da quantidade de santistas que compareceram, fora os que vieram de São Paulo, fizeram um verdadeiro espetáculo, e os santistas que moram no Paraná merecem partidas do Alvinegro da Vila Belmiro em seu estado, do mesmo modo que o torcedor santista que mora no interior de São Paulo merece em sua cidade, etc. E não é só isso, abrir mais franquias da Santos Store/Santos na Área no estado do Paraná seria uma boa jogada de Marketing, pois aproveitando a grande presença de santistas nesse estado, e usando essas "futuras franquias" para realizar eventos como noite de autógrafos, apresentação de um novo uniforme, como ocorreu com a nova camisa listrada, certamente atrairá mais pessoas e seria fundamental que não apenas o Modesto Roma Júnior pensasse nisso, caso o mesmo queria se reeleger, como também o próximo presidente do Santos, já que as eleições serão realizadas nesse ano, em Dezembro, e muita coisa pode mudar, e quem sabe, em prol do Santos Futebol Clube.



VAI PRA CIMA DELES SANTOS !

Nenhum comentário:

Postar um comentário