Que o Palmeiras ficou com o título, todos nós sabemos. Mas o que ainda não sabíamos era quem seria o vice-campeão brasileiro de 2016, poderia ser o Santos ou o Flamengo, e o empate sem gols entre o Atlético-PR e o Flamengo em Curitiba e a vitória do Santos por 1 a 0 contra o já rebaixado América garantiram o vice-campeonato nacional para o time santista, fato que não ocorre desde 2007.
Não tenho muito o que comentar sobre esse jogo, pois esse era aquele tipo de jogo que precisava acontecer, mas ao mesmo tempo era um tipo de jogo que ninguém queria jogar, após os acontecimentos da tragédia que envolveu a equipe da Chapecoense no dia 29 de Novembro de 2016. Alguns jogos precisavam ser realizados para definir o vice-campeão, classificados para a Libertadores e o último rebaixado que foi o Internacional... Coitada da Renata Fan HAHAHAHAHAHA !!!
Mas o Santos começou a partida como de costume, tocando a bola de pé em pé, até conseguir encontrar espaços e armar jogadas. O time santista conseguia fazer isso, mas o América não estava facilitando as coisas e também saia pro jogo, mas sem sucesso. O 1° tempo foi muito equilibrado nos primeiros 15 minutos de partida, mas o restante foi muito "sonolento", que perdeu até o ânimo de assistir a partida. Mas o 2° tempo veio, e logo depois o torcedor santista teve motivos para comemorar, pois Ricardo Oliveira apareceu no lugar certo e na hora certa para abrir o placar. 1 a 0 para o peixe. Em um jogo de definição pelo 2° lugar, também marcou a despedida do ídolo Elano, que se aposentou dos gramados, e será auxiliar técnico do Santos à partir da próxima temporada. Ainda veremos Elano no Santos, mas não da forma que estamos acostumados. Assim como muitos jogos na Europa e também na final da Copa do Brasil entre Grêmio e Atlético-MG, na última rodada do Brasileirão também teve homenagens para a Chapecoense, e com certeza é muito doloroso para os atletas, membros de comissão técnica e jornalistas lembrarem que perderam muitos colegas de profissão e que tinham a vida pela frente, e que agora estão ao lado de Deus, em um lugar melhor.
Não é do feitio do torcedor "comemorar" um vice-campeonato, mas se tratando em termos financeiros, o Santos teve tudo para buscar esse vice-campeonato pois ficaria com R$ 3,4 bilhões a mais do que o 3° colocado, e encerraria a temporada financeiramente melhor do que o ano anterior, já que vai voltar a disputar a Libertadores, é necessário reforçar a equipe, que já conta com o lateral direito Matheus Ribeiro e o zagueiro Cléber.
Por tudo que o Santos passou na temporada, pelo elenco que possui, pelas dificuldades encontradas ao longo do campeonato, como pontos desperdiçados que não poderia deixar de conquistar, desfalques por lesão e na Seleção Brasileira (principal e olímpica), podemos acreditar que o Santos chegou longe demais nesse campeonato, que apesar do Palmeiras ter conquistado, mesmo sem ter jogado um futebol que empolgou o torcedor brasileiro nessa temporada, com ajuda da arbitragem em alguns jogos, venceu os jogos que precisava vencer durante o campeonato, e os pontos que desperdiçou em alguns jogos, inclusive contra o Santos, na Vila Belmiro, não fizeram falta, ao contrário do Santos, em que os pontos do empate em 2 a 2 e derrota na Vila por 1 a 0 contra o rebaixado Figueirense, derrotas para o rebaixado Internacional por 1 a 0 e 2 a 1, derrota para o Atlético-PR por 1 a 0 em Curitiba, derrota para o Grêmio por 3 a 2 em Porto Alegre e empate em 1 a 1 na Vila, contra o mesmo Grêmio que estava com um time reserva, derrota de virada para o Coritiba por 2 a 1, fora de casa e o empate contra o Cruzeiro em 2 a 2. Por tudo o que passou, o Santos conseguiu estar em uma "posição honrosa" nesse campeonato, que era destinado a ser um time de meio de tabela por muitos, e conseguiu se superar, entrou no G-3, se classificou para a Libertadores, lutou pelo título, e nos deu a certeza de que na próxima temporada, o Santos pode muito mais !
Desejo à todos Feliz Natal, um prospero Ano Novo, e que Deus abençoe a todos !
DE BRANCO E PRETO EU TENHO A SATISFAÇÃO, CANTO ALEGRE PARA O POVO,
QUE O SANTOS É O ETERNO CAMPEÃO !
Nenhum comentário:
Postar um comentário