segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Análise: Cruzeiro 2x2 Santos e Flamengo x Santos - Campeonato Brasileiro 2016 - 2° Turno


Ninguém gostaria de imaginar um dos maiores rivais chegar ao 9° título do campeonato brasileiro antes do Santos, mas sabemos que o Palmeiras estava com "a faca e o queijo na mão" e só um milagre tiraria o título deles e esse mesmo milagre nos daria o título nacional no ano de 2016. Apesar de ter perdido pontos importantes em jogos que precisava vencer (Figueirense, Internacional, América - MG, Coritiba), também fomos prejudicados com erros de arbitragens durante o campeonato, inclusive na partida contra o Cruzeiro, e que certamente nos custou o título desse campeonato e também as convocações para a Seleção Brasileira que desfalcaram o Santos nessa temporada. Se pararmos para pensar, pelo elenco que o Santos possui, pelo pouco investimento que o Santos fez nessa temporada (se compararmos com o rival Palmeiras), pelos pontos desperdiçados em jogos importantes (que era necessário vencer), pela colocação que o Santos se encontra hoje, chegamos a conclusão de que o Santos chegou longe demais. Por tudo que o Santos passou nesse campeonato, um vice-campeonato seria muito simbólico para o Santos, o que não ocorre desde 2007. Mas é claro que todos nós sabemos que o Santos pode muito mais do que ganhar apenas um campeonato estadual, que no passado já foi o mais disputado do país e o mais difícil a ser conquistado a ponto do Santos já ter desistido de disputar a Libertadores por causa do Campeonato Paulista; sabemos que o Santos poderia sim, estar na liderança do campeonato e ainda pode ganhar, mas as chances que eram menores, agora são remotas. São necessárias duas vitórias contra Flamengo (fora) e América - MG (casa) e duas derrotas alviverdes contra Chapecoense (casa) e Vitória (fora).De todo o modo, o Santos já conseguiu atingir o seu principal objetivo na temporada que era a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores de 2017, portanto o Santos não tem mais nada a perder nesse campeonato, a não ser o vice-campeonato. Cruzeiro Esporte Clube e Santos Futebol Clube empataram a partida por 2 a 2, em Belo Horizonte - MG, no Mineirão. Ricardo Oliveira teve a felicidade de marcar os dois gols do peixe, mas De Arrascaeta e Manoel (impedido), marcaram os gols da raposa.


CRUZEIRO 2X2 SANTOS

O jogo começou bastante equilibrado, com chances para os dois lados, mas o Santos era o time com mais disposição para atacar, pois até então, estava brigando pelo título com o Palmeiras. O que todo santista esperava era que o gol saísse o quanto antes ... E saiu ! Mas não da forma como desejava. De Arrascaeta aproveitou a falha da zaga santista e faz 1 a 0 para os mineiros. Os santistas continuaram atacando, mas não com a mesma intensidade antes de sofrer o gol, e precisava voltar para a segunda etapa com uma nova postura ... E voltou ! Ricardo Oliveira aproveita a falha da defesa cruzeirense e empata a partida no início do 2° tempo: 1 a 1. O Santos passou a dominar o jogo, e a torcida estava mais esperançosa com a virada do Peixe e com um tropeço do rival Palmeiras. Aos 15 minutos, Copete sofre pênalti e Ricardo Oliveira vira o placar no Mineirão. 2 a 1 para o Santos. Motivos para sorrir ? Sim, o Santos virou o jogo! Motivos para comemorar ? Não, porque o Palmeiras também fez o seu gol no Allianz Parque exatamente no mesmo momento em que o Santos virava a partida contra o Cruzeiro. O time poderia ter ampliado o placar após a expulsão de De Arrascaeta. Poderia, mas não fez ! O time recuou, recuou, recuou até que o pior voltava a acontecer: gol sofrido nos últimos minutos, e da pior forma possível, o zagueiro Manoel estava em posição irregular, mas o gol foi confirmado. O empate em 2 a 2 tirou a esperança de quase todos os santistas em ver o time conquistar o título do campeonato brasileiro após 12 anos, mas garantiu a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores 2017.

FLAMENGO 2X0 SANTOS

A única chance de vencer o título era vencer Flamengo e América-MG e o Palmeiras perder para
Chapecoense e Vitória. Fácil ? Acho que não. Talvez se fosse o contrário, mas sabemos que não é fácil jogar fora de casa, ainda mais no Maracanã. Não é o mesmo Maracanã de 20, 30 ou 40 anos atrás, mas não deixa de ser aquele que já foi o maior estádio do mundo. O Flamengo que já não tinha mais nada em disputa, jogou de igual pra igual durante toda a partida, pois nenhum torcedor rubro-negro queria que o seu time passe uma temporada inteira sem vencer uma única partida dentro de sua cidade. Já os santistas, só queriam que o seu time vencesse a partida, não importando o que acontecesse em São Paulo, já que o título do rival Palmeiras já era dado como certo. O Santos começou bem, trocando passes e arriscando alguns chutes de longa distância, mas foi o Flamengo que abriu o placar após falha da zaga do Santos. 1 a 0 para o Flamengo. O Santos tentou sair mais pro jogo, mas o gol sofrido nos primeiros minutos foi uma ducha de água fria, ainda mais quando o Palmeiras estava vencendo seu jogo por 1 a 0. O Santos já não tinha mais forças para buscar o empate. Não basta sofrer o gol de Guerrero após mais um erro defensivo no campeonato, teve que ver o ídolo Diego, que estava do outro lado do campo, fazer o gol da vitória rubro-negra por 2 a 0. O Santos ainda briga pelo vice-campeonato contra o Flamengo.

NO SANTOS PRATICA-SE O ESPORTE, COM DIGNIDADE E COM FERVOR, SEJA QUAL FOR A SUA SORTE, DE VENCIDO OU VENCEDOR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário