terça-feira, 18 de outubro de 2016

Ánalise: Santos 1x1 Grêmio - Campeonato Brasileiro 2016 - 2º Turno


Conquistar 3 pontos importantes é muito importante; conquistar 3 pontos jogando em casa e com a chance de subir na tabela aumentando as chances de se classificar diretamente para a fase de grupos da Libertadores e ainda mantendo boas chances de vencer o título do Campeonato Brasileiro depois de 12 anos, seria fundamental. Mas não foi isso o que aconteceu na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2016, pois a vitória do Palmeiras, e as derrotas de Flamengo e Atlético-MG, "obrigaram" o Santos a vencer o Grêmio, pois vencendo a partida, ficaria na 3º colocação, e manteria a diferença de 7 pontos para o líder, mas como isso não aconteceu, ficamos um pouco apreensivos a ponto de imaginar se acontecerá a mesma coisa que nas últimas edições do Campeonato Brasileiro, em que os jogos em que o Santos precisava vencer, e não vencia, mas quando era um jogo em que o Santos não disputava mais nada e não precisava vencer, vencia. Será que o torcedor santista ainda poderá imaginar isso mesmo fazendo um bom campeonato ? O empate em 1 a 1 poderia ter sido visto com um gosto de vitória, pelo fato de começar perdendo e depois de ter buscado o empate, mas pode ser visto com gosto de derrota, pelo fato de jogar em casa, que precisava vencer, e pelo fato de ter desperdiçado muitas chances de gols, principalmente na segunda etapa e pelo fato de que o adversário estava atuando com uma equipe reserva visando a Copa do Brasil no meio da semana.


PARTIDA


Domingo, dia 16/10/2016. Estádio Urbano Caldeira. Ao receber a notícia da derrota do Atlético-MG para o Botafogo, o Santos teve a chance de entrar no G-3 que garante a vaga direta na fase de grupos da Libertadores de 2017. O Santos entrou com força máxima, apesar da ausência do zagueiro Luiz Felipe, que cumpria suspensão após o clássico contra o São Paulo, e o zagueiro argentino, Fabián Noguera, o substituiu.Já o Grêmio veio com uma equipe praticamente reserva, e isso aparentemente poderia ser uma boa vitória para o Alvinegro Praiano, ainda mais por estar jogando sob seus domínios, onde o time santista é considerado como um "time invencível", por conta de seu rendimento.jogando em casa.

Nos primeiros 10 minutos de partida, parecia que o Santos conseguiria jogar o seu futebol ofensivo e mágico como nós conhecemos e que o gol sairia logo, mas o gol era só uma questão de tempo, de um longo tempo ... mas não para o Grêmio, que conseguiu o seu gol após uma falha de marcação do time santista, e curiosamente não foi da zaga, e sim do volante Thiago Maia, que desde que voltou da seleção olímpica, está oscilando muito, não parece aquele jogador com potencial que conquistou seu espaço no time titular do Santos na temporada passada, e com facilidade, Everton abriu o placar para o time gaúcho, 1 a 0.

Desde então, o Santos passou a atacar mais, e a maioria das jogadas surgiam pelo lado direito com muita movimentação do lateral Victor Ferraz e do meia Jean Motta, mas foi pelo alto que o gol de empate surgiu, Fabián Noguera subiu mais alto, e cabeceia para o fundo do gol de Bruno Grassi e empata a partida. 1 a 1.

Após o gol de empate, os santistas ficaram muito ansiosos de que o time iria virar o jogo, mas que o gol da virada seria uma questão de tempo, e ainda no 1º tempo, parecia que os reservas do Grêmio não vieram apenas para "passear" em Santos, eles foram mostrar serviço, e durante o 2º tempo, isso ficou bem claro, quando o tricolor gaúcho teve a chance de vencer, após um contra-ataque, mas Everton parou no goleiro Vanderlei. Já o Santos continuava desperdiçando chances claras de gol. Ricardo Oliveira, Zeca, Victor Ferraz, Copete e também com Vitor Bueno, que voltou a jogar após 3 semanas, também criou uma grande chance de gol, mas parou no goleiro gremista.

Sabemos que o Santos não fez uma partida brilhante, sabemos que o Santos não fez o que deveria ter sido feito, sabemos que o Santos está com poucas chances de vencer o título. ainda mais com a anulação do jogo entre Fluminense e Flamengo na última quinta-feira, que podeira dar ao Santos "simultaneamente" a vice-liderança e com as derrotas do vice-líder Flamengo e do 3º colocado, o Atlético-MG. Mas isso não é motivo para desacreditar no time, pois ainda tem muita lenha pra queimar, e eu ainda acredito que o Santos conquistará mais um título nessa temporada, não tenho certeza se será o título do Campeonato Brasileiro ou da Copa do Brasil, mas eu ainda acredito.

Uma coisa que chamou a atenção de muita gente, foi a atuação de Fabián Noguera, que mostrou que pode ser útil ao time do Santos, principalmente por sua grande participação no jogo aéreo, calma, agilidade e movimentação, que é tudo que o Santos precisa para reforçar o seu setor defensivo, pois com a lesão de Gustavo Henrique, e o desfalque de Luiz Felipe, o zagueiro argentino ganhou a sua chance, e foi o destaque do Santos na partida, merece mais chances no time titular, além disso o zagueiro ainda não havia estreado, e a lesão do nosso melhor zagueiro, e a sua recuperação, agilizaram as coisas, e agora temos um dos poucos zagueiros em quem podemos confiar, porque se o Santos for depender da oscilação de David Braz, da ausência de Gustavo Henrique até o fim da temporada e de algumas suspensões ou lesões de Luiz Felipe, é melhor usar o "hermano" ou improvisar Yuri na zaga, porque estamos na reta final do campeonato, e é sempre a parte mais difícil do campeonato, principalmente quando uma equipe está na parte de cima da tabela brigando por título ou vaga na Libertadores.

NOTA: A ÁNALISE DO AMISTOSO INTERNACIONAL ENTRE SANTOS 1X1 BENFICA-POR AINDA ESTÁ SENDO FEITA, E EM FUNÇÃO DO CONTEÚDO QUE SERÁ EXTENSO, A PUBLICAÇÃO QUE SERIA PUBLICADA HOJE, FOI ADIADA PARA O PRÓXIMO FINAL DE SEMANA.

VAI PRA CIMA DELES SANTOS !

Nenhum comentário:

Postar um comentário