quinta-feira, 18 de abril de 2019

Análise: Santos 2x0 Vasco - Copa do Brasil 2019 - 4° Fase - Jogo de Ida


Santos vence o Vasco na Vila e abre vantagem na Copa do Brasil

O Peixe venceu a equipe cruzmaltina por 2 a 0


PARTIDA

Após a goleada por 3 a 0, contra o Atlético-GO, pelo jogo de volta da 3° Fase Copa do Brasil, o Peixe se classificou para a 4° Fase da "Milionária" Copa do Brasil. Nesta última quarta-feira, o Santos enfrentou o Vasco, pelo jogo de ida da 4° Fase, em casa, na Vila Belmiro, em Santos-SP. Com as eliminações na Copa Sul-Americana e no Campeonato Paulista, as atenções do time paulista estavam voltadas para a Copa do Brasil. Já o time carioca, está envolvido tanto na  Copa do Brasil, quanto na final do Campeonato Carioca.

Como era esperado, o Santos tomou a iniciativa e partiu para o ataque. Logo nos primeiros minutos, Rodrygo partiu em velocidade pela direita e cruzou. Raul Cáceres tentou afastar e quase fez gol contra. Aos 21, Soteldo cobrou escanteio curto e recebeu de volta; e tocou para Sánchez, que bateu colocado. O goleiro Gabriel Félix defendeu em dois tempos. Três minutos depois, Victor Ferraz tocou para Rodrygo, que passou por Danilo Barcelos e chutou a direita de Gabriel Félix. Na sequência, Victor Ferraz tocou para Rodygo e o "rayo", passou por Danilo Barcelos e chutou novamente no canto direito de Gabriel Félix. A primeira chance cruzmaltina veio aos 32 minutos, quando William Maranhão recebeu no meio-campo, ajeitou para o pé esquerdo e a bola passou por cima do gol de Éverson. Aos 43, Sasse tocou atrás para William Maranhão, o volante jogou na área e a bola sobrou para o zagueiro Ricardo, que mesmo atrapalhado, tocou de cabeça, mas foi por cima do gol de Éverson. A segunda etapa começou de maneira eletrizante. Logo aos dois minutos, Soteldo recebeu pela ponta-esquerda e lançou para Rodrygo, que estava livre pelo lado direito e inaugurou o marcador ! Santos 1 a 0. E o Santos continuou intenso. Aos 20, Rodrygo tocou para Jean Mota, que deu um drible em cima de Danilo Barcelos e chutou com categoria, para aumentar a vantagem santista. Santos 2 a 0. O Santos ainda poderia ter marcado o terceiro gol e "matado" o confronto. Aos 28, Soteldo puxou um contra-ataque, deu uma caneta em um zagueiro vascaíno para não ser desarmado e tocou para Sánchez, que cruzou para Rodrygo, mas o atacante santista chutou pra fora. A partir daí, o Santos administrou o resultado e o Vasco não conseguiu criar mais nenhuma chance real de gol. Com o resultado, o Santos abriu uma boa vantagem no confronto, que só será decidido na próxima quarta-feira (24/04), ás 19:15 (horário de Brasília), no Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro -RJ. Enquanto o Vasco decide o título do Campeonato Carioca contra o Flamengo, no próximo domingo, o Santos terá a semana livre para treinar e poderá jogar por um empate ou pode até perder por um gol de diferença, que se classificará para as oitavas de final. Já o Vasco, precisa de dois gols de diferença, para levar a decisão para os pênaltis ou de três ou mais gols de diferença para conseguir a classificação no tempo normal.

ANÁLISE

Foi mais um ótimo jogo do Santos. Mas a diferença era a não necessidade tão grande de vencer por uma diferença específica de gols para conseguir alguma classificação, como nos jogos contra Corinthians e Atlético-GO. O Santos foi intenso outra vez, mas não igual aos últimos dois jogos, até porque não é possível jogar intensamente em três jogos seguidos, por conta da questão física dos atletas. Mas precisamos falar sobre alguns jogadores que estão se destacando no Santos nesta temporada: Aguilar e Soteldo.

O zagueiro quase foi queimado na sua terceira partida pelo Santos, quando o time foi goleado por 5 a 1 pelo Ituano, quando ele falhou diretamente em pelo menos, dois gols e muita gente crucificou o cara, diziam que nem deveria estar no Santos, que foram R$ 15 milhões jogados fora ... Mas não se abalou e continua firme como titular no Santos. Ele ganha praticamente todas as bolas. Por cima e por baixo. É um jogador fundamental para o Santos. Ele não pode sair do time. Ele tem que ser titular ! Seja com dois zagueiros, jogando ao lado do Gustavo Henrique ou com três zagueiros, com a entrada do Luis Felipe ou do Veríssimo. Na minha opinião, o melhor zagueiro do Santos nesta temporada, é o Aguilar. O que o Soteldo não tem de altura, ele tem de talento. Não que ele seja um craque de bola, um "monstro sagrado" do futebol, mas ele ainda é um jogador jovem, ainda vai evoluir bastante sob o comando do Sampaoli; e não é a toa que o nosso técnico pediu a contratação dele. É um jogador que tem velocidade, drible, participa em praticamente todas as jogadas ofensivas do time ... E não é a toa que ele deu a assistência para o gol do Sánchez contra o Atlético-GO e para o gol do Rodrygo, no jogo de ontem. Ele só precisa melhorar a definição de algumas jogadas, como na hora de finalizar para o gol. O Santos poderia ter feito um placar maior, mas é ai que um centroavante poderia fazer a diferença. Mas o Santos precisa saber jogar sem um centroavante, a não ser que surja alguém das categorias de base e tome conta da posição. O Rodrygo vai embora em alguns meses, mas sabendo disso, o Sampaoli manteve o Rodrygo no time titular, para que ele vá para o Real Madrid em alta, com mais confiança e também porque ele não pode ser reserva, enquanto ele estiver no Santos. Jean Mota continua sendo importante para o time. Em um jogo, deu duas assistências e no outro, fez um golaço. Que continue assim. Pode ser uma vantagem boa, mas não é garantia. Se o Santos tivesse vencido por 3 ou 4 a 0, me arriscaria a dizer que a vaga estava assegurada, mas não é o caso. Ainda que eles percam o estadual para o Flamengo, no domingo, já que eles tem que ganhar de três gols de diferença para serem campeões, eles também tem que fazer essa diferença de gols na gente. E o jogo de volta será na casa deles. E eles vão pra cima da gente, e como é um time que sempre deixa espaços, o Santos precisa saber aproveitar estes espaços deixados pela defesa do Vasco. Não gostaria de tocar no assunto, mas um sujeito que é conselheiro do Santos, que fez declarações racistas, desconhece a história do Santos. O Santos sempre teve branquelos, negões, amarelos e até asiáticos, e jogadores como Pelé e Coutinho, que eram os melhores de suas respectivas posições enquanto estiveram na ativa; e também não podemos nos esquecer de Lima, Mengálvio, Dorval, Lima, Joel Camargo, Edu, Serginho Chulapa, Robinho ... Um sujeito desse nem deveria estar no Santos. E eu espero que ele seja expulso do Santos e preso.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 0 VASCO
Data: 17 de abril de 2019 (Quarta-feira)
Horário: 19h15(de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Leirson Peng Martins (RS)
Público e renda: 8.659/R$ 388.682,50
Cartões amarelos: SANTOS: Rodrygo e Gustavo Henrique. VASCO: Willian Maranhão
GOLS
Santos: Rodrygo e Jean Mota, aos 2 e 20 minutos do 2T;
SANTOS: Everson, Victor Ferraz, Felipe Aguilar, Gustavo Henrique e Diego Pituca; Alison, Carlos Sánchez (Eduardo Sasha) e Jean Mota (Jean Lucas); Rodrygo, Soteldo e Derlis González (Jorge)
Técnico: Jorge Sampaoli
VASCO: Gabriel Félix, Raúl Cáceres (Claudio Winck), Werley, Ricardo Graça e Danilo Barcelos; Willian Maranhão (Maxi López), Raul e Lucas Mineiro; Yago Pikachu (Lucas Santos), Yan Sasse e Marrony
Técnico: Alberto Valentim

SANTOS SEMPRE SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário