Uma boa notícia e duas más notícias. A boa notícia é que o Santos voltou a marcar gols mas as duas más notícias é que sofreu gol e empatou mais uma no campeonato. Não aguentamos mais ver o Santos empatando, é uma sensação horrível, o que será que está acontecendo de errado com os nossos atacantes ? Após três jogos sem marcar, o Santos volta a marcar gols em mais um empate, mas dessa vez a partida terminou empatada em 1 a 1. Bruno Henrique foi o autor do gol santista. A última vez em que o Santos marcou gols pelo Campeonato Brasileiro foi no dia 02 de Agosto de 2017 contra o Flamengo no Pacaembu, quando o Peixe venceu pelo placar de 3 a 2. Ricardo Oliveira marcou o gol da vitória santista diante dos rubro-negros. Já a última vez em que o Santos marcou gols e venceu, considerando Copa do Brasil, Libertadores e Campeonato Brasileiro foi no dia 10 de Agosto de 2017 pela Libertadores contra o Atlético-PR, na Vila Belmiro. O Santos só precisava empatar contra a equipe paranaense para se classificar, mas venceu o furacão por 1 a 0 com gol de Bruno Henrique. O próximo compromisso do time será em duas semanas contra o maior rival, o Corinthians no dia 10 de Setembro, na Vila Belmiro, às 16:00 (horário de Brasília).
PARTIDA
Mesmo jogando fora de casa, o Santos é quem jogava melhor, pelo menos durante o 1° tempo. O Santos criava as oportunidades de gol e além da ansiedade em voltara marcar gols, havia a preocupação com Lucas Lima que está pendurado e se recebesse o terceiro cartão amarelo, não enfrentaria o Corinthians na próxima rodada. Como não recebeu, assim como ele, Vanderlei e Victor Ferraz poderão enfrentar o arquirrival dentro de duas semanas, o que não se pode dizer o mesmo do zagueiro David Braz, que recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora do clássico. Copete tentou chutar forte, mas pegou muito mal na bola, sem sustos para o goleiro Fábio. Já Thiago Neves finalizou mais forte e exigiu boa defesa de Vanderlei. Assim como Copete, Victor Ferraz também tentou chutar forte, mas o chute foi parar nas mãos do goleiro cruzeirense. O Santos teve até então, a sua melhor chance real de gol na partida e foi muito bem aproveitada. Após ótimo lançamento de Lucas Lima, Copete cruza para Bruno Henrique cabecear para o gol e inaugura o placar: 1 a 0 pro Peixe. Finalmente o torcedor santista pode voltar a comemorar um gol desde o dia 10/08 e do próprio atacante santista. Após o gol, o Santos continuou tentando marcar mais um, Ricardo Oliveira tentou arriscar a sorte de longe, mas chutou muito forte e a bola foi pra fora. Após o gol, a melhor chance foi novamente com Bruno Henrique, mas dessa vez com passe de Ricardo Oliveira, que deixou BH 27 cara a cara com Fábio, que tocou por cima do goleiro da Raposa, mas a bola foi por cima do gol e o Santos não ampliou o placar. Rafael Sóbis chutou cruzado, mas sem muito perigo para Vanderlei e foi pra fora. No segundo tempo haviam dúvidas se o Santos manteria o ritmo do primeiro ou se o Cruzeiro iria crescer na partida, como de fato ocorreu. Sassá conseguiu fazer o cruzamento para Rafael Sóbis que chutou em cima de Vanderlei que apenas jogou para escanteio. Ezequiel chutou muito forte e a bola foi por cima do gol de Vanderlei, após cruzamento de Sassá e passe de Rafael Sóbis. O Cruzeiro chegou ao gol com Rafinha que aproveitou a falha de marcação da defesa do Santos e empatou a partida: 1 a 1. Rafinha quase virou a partida para os donos da casa, mas Lucas Veríssimo tirou em cima da linha e jogou para escanteio. Rafinha faz lançamento para Sassá que cruza, mas Lucas Veríssimo desvia novamente. De Arrascaeta também decidiu arriscar e Vanderlei fez boa defesa. Sassá recebe e chuta em cima de Vanderlei que consegue defender.
O resumo do jogo foi exatamente isso: o 1°tempo foi do Santos e o 2° tempo foi do Cruzeiro. Percebemos que quando o Santos está vencendo um jogo e toma um gol, o time não tem mais forças para reagir e buscar o gol da vitória ou o gol de empate, em ocasiões raras vimos o oposto acontecer nessa temporada, como nos confrontos contra o Flamengo pela Copa do Brasil e pelo Campeonato Brasileiro. O próximo jogo será daqui há duas semanas e é tempo o suficiente para o time estar preparado psicologicamente para buscar o gol da vitória e/ou o gol de empate caso sofra gols ao invés de se abater e também a finalizar mais vezes ao gol e melhorar a pontaria, pois é inadmissível um time como o Santos, que sempre foi reconhecido por ter um "DNA Ofensivo" não fazer muitos gols nesse campeonato. Até agora, a salvação de muitos santistas que jogam Cartola são Vanderlei e Bruno Henrique, e com razão. Bruno Henrique pode decidir um jogo a qualquer momento e Vanderlei pode ser decisivo debaixo das traves. Mas e quanto aos nossos outros atacantes, o que será que está dificultando para eles não marcarem ? E nossos zagueiros, será que são medrosos o suficiente a ponto de não disputarem uma bola para evitar o gol adversário com medo de cometer uma falta ou pênalti como foi o caso do gol de empate do Cruzeiro em que Lucas Veríssimo deixou Rafinha livre para fazer, pois se o zagueiro tivesse marcando o jogador adversário ao invés de olhar a bola acreditando que iria para fora, para as mãos de Vanderlei ou até mesmo para si mesmo, o gol de empate cruzeirense poderia ter sido evitado e não teria desperdiçado dois pontos. E porque quando Corinthians e Grêmio não conseguem vencer, o Santos também não consegue vencer e encostar nos líderes ? Se tivesse vencido, o Santos estaria hoje com 49 pontos, apenas um ponto atrás do Corinthians e seria confronto direto pela liderança, mas se tivesse vencido apenas o jogo contra o Cruzeiro, iria para 40 pontos e diminuiria a diferença para 10 pontos e não para 12 pontos e se vencer na próxima rodada, diminuiria a diferença para 7 pontos e não para 9 pontos, sem contar que Grêmio x Sport ainda vão jogar no próximo sábado. Parece que o verdadeiro foco do Santos é a Libertadores e mesmo assim não deveria abrir mão do Campeonato Brasileiro, não que tenha chances claras de vencer o título, que na verdade, as chances são remotas, mas é uma outra maneira de conseguir a vaga para a Libertadores do ano que vem e também montar uma equipe mais competitiva e não perder peças importantes, seja em transferências ou para o departamento médico, e só podemos esperar que o time vença o clássico mesmo que isso não tire a liderança do rival e se classifique para a semifinal da Libertadores, que até agora tem sido o sonho de muitos santistas ao longo dessa temporada.
SAI ZICA !
Nenhum comentário:
Postar um comentário