Foi mais uma atuação muito ruim pelo elenco que o Santos tem, mesmo desfalcado. Foi mais uma atuação desastrosa do time santista, apesar de estar jogando fora de casa, enfrentando um time retranqueiro como o do Ituano, que soube jogar a partida da forma que havia planejado, diferente do Santos, que ficou com a bola praticamente todo o jogo, mas sem objetividade, é como se o Santos não soubesse o que fazer com a bola, já o Ituano, sim, devemos admitir, mas só não foi pior porque o Santos não perdeu o jogo, mas ficar dois jogos sem marcar gols e ficar três jogos sem vencer, e faltando 14 dias para a estréia na Libertadores diante do Sporting Cristal, do Peru, fora de casa, é realmente preocupante. Será que a demissão de um dirigente é capaz de fazer um time parar de vencer ? Ontem o Santos foi até Itu, empatou com o Ituano em 0 a 0, em um jogo sem emoções.
PARTIDA
Há quem acreditasse piamente que o Santos venceria o Ituano, nem que fosse de 1 a 0, roubado, com gol de mão, impedido, pênalti mal marcado, mas isso não aconteceu. Nem o santista mais pessimista imaginava que o Santos faria mais uma atuação ruim, apesar de ser um time que costuma manter a posse de bola, é também um time que erra muitos passes, e o Ituano soube aproveitar isso muito bem durante a primeira etapa, quanto mais passes o Santos errasse, mais finalizações o Ituano fazia, sempre jogando no contra-ataque, em outras palavras, o jogo já estava difícil para o Santos, pois toda a vez que o Alvinegro Praiano ficava com a bola no pé, sempre tinha um jogador do Ituano marcando de perto, (é como se um jogador do Santos "relasse" na bola, e o time inteiro adversário fizesse a marcação sob-pressão para tomar a bola), mas quando o Ituano ficava com a bola, NINGUÉM do Santos fazia a marcação, ficavam só assistindo, e a situação piorou quando Léo Cittadini precisou ser substituído por Thiago Ribeiro, ainda no primeiro tempo.
O Santos criou poucas chances, tentava chegar na grande área, mas a defesa do Ituano estava mais atenta e, sempre jogava para escanteio. No segundo tempo, dava a impressão, de que seria muito mais movimentado do que o primeiro, pois o Santos criou mais chances do que antes, e o Ituano continuou jogando o mesmo futebol dos 45 minutos iniciais. Vitor Bueno, Copete e Thiago Ribeiro perderam as maiores chances de gol do Santos, não só do 2° tempo, como também, na partida inteira. o time parecia não conseguir vencer a partida, e só não saiu derrotado em função da má pontaria do ataque do Galo de Itu. Em uma das finalizações da equipe adversária, após falha de Lucas Veríssimo, Vladimir faz boa defesa. Thiago Maia foi outro que tentou jogar, mas pouco pôde fazer, já que estava preso na forte marcação do Galo de Itu. Kayke, que foi escalado no lugar de Rodrigão, e Bruno Henrique, principal contratação da equipe santista na temporada, pouco fizeram. Curiosamente, o volante Leandro Donizeti, que tem como ponto forte, a marcação, foi o melhor do Santos em campo, assim como no jogo contra a Ferroviária. Deu a impressão de que, se ele sai do time no segundo tempo, o Santos sofre gols, e consequentemente, perde. Mas quando o mesmo permanece até o final, não sofre gols, não perde, mas infelizmente, não ganha. Não é dependendo de um volante de marcação que o Santos vai voltar a vencer no campeonato.
Realmente não tem muito o que comentar em uma partida fraca, com uma atuação muito pior do que na derrota contra a Ferroviária, e o Santos parece ser um time mais forte quando está com todos os seus titulares em campo e, com seus reservas imediatos no banco. Mas quando o Santos está desfalcado tanto dos titulares (Vanderlei, Luiz Felipe, Gustavo Henrique, Renato, Lucas Lima e Ricardo Oliveira), quanto dos reservas (Cléber, Jean Motta, Caju e Vladimir Hernández), seja por lesão, suspensão, falta de documentação, as coisas dificultam e, muito. Parece que a nossa única esperança para o jogo de sábado contra o Botafogo -SP, na Vila Belmiro, é a possível volta de Ricardo Oliveira, já que Renato e Lucas Lima só devem voltar contra o Corinthians, dia 04/03; e Vanderlei no fim de março. O zagueiro Cléber também estará a disposição de Dorival Júnior para o jogo de sábado, já que após ter cumprido suspensão contra o Ituano, estará relacionado para a próxima partida. David Braz, que acabara de se recuperar de uma lesão na coxa, também está relacionado. Tomara que a documentação de Vladimir Hernández chegue o quanto antes, pois é um absurdo um atleta ser A PRIMEIRA CONTRATAÇÃO DA TEMPORADA, feita em OUTUBRO, ainda não poder jogar, por falta de sua DOCUMENTAÇÃO ! Mas como isso é possível ?
É comum entre os santistas mais críticos pedirem a saída do Dorival, mas como o cara vai conseguir escalar um time quase desmontado com dez atletas, sendo nove no departamento médico ? Demitir um treinador que livrou o Santos do rebaixamento, só porque perdeu dois jogos seguidos em casa, e empatou sem gols fora, e desfalcado, seria um equivoco, pois se ele sair, quem entraria no Santos ? Luxemburgo, que apesar de ter uma história vitoriosa no Santos, garantiu que não voltaria mais para o Santos, e também está ultrapassado ?! Leão, pelos mesmos motivos, apesar de ser um absurdo um técnico vitorioso como Leão estar há 4 anos sem treinar time nenhum ?! Dunga ? Joel Santana ? Acho que não. Se em uma eventual demissão acontecesse, e tivéssemos que escolher um substituto, o nome do Cuca seria uma boa opção, pois apesar da má passagem de Cuca pelo Santos, em 2008, quando o elenco e o momento não eram dos melhores para Cuca implementar sua filosofia de trabalho, seus trabalhos recentes como os títulos da Libertadores de 2013, pelo Atlético-MG e o título brasileiro pelo Palmeiras, no ano passado, poderiam garantir não somente uma eventual segunda passagem, mas também, uma segunda chance, caso retorne, mas até esse dia não chegar, devemos apoiar Dorival Júnior, pois é o melhor técnico que o Santos encontrou no mercado da bola, em 2015, e deu resultado.Poderia ter sido melhor, mas Dorival conseguiu o melhor que pôde com os atletas que tinha. Tomara que o Santos volte não só a vencer no campeonato, como também, a vencer na Vila Belmiro.
SAI ZICA !