quinta-feira, 28 de julho de 2016

Análise: Gama 0x0 Santos e Santos 3x0 Gama - Copa do Brasil 2016 - 3º fase



GAMA 0 X 0 SANTOS

Quem assistiu os dois jogos contra o Gama, seja lá mesmo no DF, ou em casa pela Internet ou pela TV a cabo, já que a "Emissora Gambástica" prefere passar filmes, ao nosso espetáculo, apesar que o jogo em 0 a 0, não tenho muito o que comentar, além da retranca do time do Gama, que conseguiu anular as jogadas ofensivas do Santos, e segurou o empate, e "aumentou as chances da nossa classificação para a Sul-Americana", a não ser as poucas chances de gol que tivemos no 1º tempo e no 2º tempo quando Vitor Bueno cruzou para Copete, que fez boa jogada, e passou para Victor Ferraz, que fez o pivô e a bola sobrou para Léo Citadinni, que só não fez o gol, porque a zaga do Gama conseguiu tirar de cima da linha.

SANTOS 3X0 GAMA

Mas ontem, era diferente, estávamos em casa, com o retorno do "Pastor Artilheiro", as chances da nossa classificação para a Copa do Brasil se multiplicaram. 

O jogo começou com muita movimentação e troca de passes no lado santista, e o que me impressionou, não foi só o placar construído, o que me impressionou, foram duas coisas: a seriedade que o Santos teve para vencer a partida e conseguir a classificação, e a atuação de Léo Citadinni.

Diferente do que muitos pensaram, que o Santos poderia ser eliminado para jogar a Copa Sul-Americana, o time santista levou a partida muito a sério, pois, mesmo que uma possível eliminação, por um lado não seria tão ruim assim, por outro seria muito ruim ser eliminado para o Gama em casa, então os jogadores levaram a partida muito a sério, como deve ser sempre, e Ricardo Oliveira é o cara ! Parece que o cara estava com fome de gols, e fez um HAT-TRICK ! Imaginem se o jogo tivesse sido disputado em um domingo !? KKK
E o Léo Citadinni que já foi criticado por muitos torcedores, inclusive por mim, está evoluindo a cada partida que joga, é impressionante, desde a partida contra o Botafogo, ele está se movimentando mais, trocando mais passes, e acredito que ele pode ser útil ao time do Santos enquanto o time estiver desfalcado durante os Jogos Olímpicos.

Outro jogador que mostrou que pode ser útil ao Santos, é o argentino Emiliano Vecchio, que pode não ter a mesma magia e ginga do Lucas Lima, que não jogou ontem, mas é um jogador muito técnico, e com  certeza será mais uma boa dor de cabeça para o Dorival Júnior escalar o time do Santos durante esse campeonato .



OBS:

É claro, que haviam alguns torcedores que imaginavam uma possível eliminação para o Gama, pois isso faria com que o Santos disputasse a Sul-Americana, que é outro torneio que classifica o campeão para a Libertadores do ano seguinte, e nesse ano, a premiação da competição sul-americana será maior do que a da Copa do Brasil, e como o Santos nunca venceu a Copa Sul-Americana, a possibilidade existia, pois a última vez que o Santos disputou a Copa do Brasil e a Sul-Americana no mesmo ano, foi em 2010, quando venceu a Copa do Brasil e foi eliminado na 1º fase da competição continental para o Avaí, na fase nacional do torneio, e depois disputou a Libertadores em 2011 (quando foi campeão) e em 2012. Acredito que com a eliminação do Corinthians na 1º fase da Libertadores (pré) em 2011 para o Tolima, e a não classificação do Santos para a Libertadores em 2013, acredito que o formato de disputa da Copa do Brasil mudou por conta disso, pois eu acho que a CBF não quer que o Santos dispute e vença as duas competições (Copa do Brasil e Sul-Americana) no mesmo ano, e o Santos disputaria a Sul-Americana e a Copa do Brasil em 2013, mas com a mudança de duas, para três fases, e com a entrada dos times que jogaram a Libertadores nas oitavas-de-final, fizeram com que o torneio fosse mais disputado, porém, impossibilita que qualquer time que se classificou entre a 5º e 12º ou 14º colocação do Campeonato Nacional do ano anterior, a não ser os campeões das copas regionais e da própria Sul-Americana (caso do São Paulo, que venceu a Sul Americana em 2012 e chegou na semifinal da Copa do Brasil daquele mesmo ano), e também dos times que estiveram nessas posições e foram eliminados da competição nacional antes das oitavas-de-final. Eu particularmente, acho ridículo ter que ser eliminado da Copa do Brasil só para jogar a competição continental, pois vencendo a Sul-Americana, o time disputa no ano seguinte a Libertadores, a Recopa, a Copa Suruga Bank, e vencendo a Libertadores, disputa e possivelmente, ganha o Mundial de Clubes, e além de conseguir muito dinheiro, também conseguiria atrair mais patrocinadores, conseguiria mais visibilidade internacional, e se ganhasse todos estes torneios, mais a Copa do Brasil e o Brasileiro, poderíamos voltar ao topo do mundo, coisa que não acontece desde os anos 1960, época em que meu tio lembra com muito orgulho quando fala sobre o Santos comigo. 


O início da disputa da Copa do Brasil, que antes era em fevereiro, agora é em abril, e antes o torneio era disputado durante todo o 1º semestre, mas agora, as três fases são no 1º semestre e as oitavas,quartas,semifinais e finais são disputadas no 2º semestre. Isso impede do time disputar as duas competições no 2º semestre, pois pra mim, a Copa do Brasil deveria voltar ao formato que era usado até 2012, ou reformular o formato de disputa da Sul-Americana, em formato de grupos e mata-mata, semelhante a Europa League, mas a diferença é que teríamos jogos de ida e volta, é uma pena que não tenho autoridade para mudar isso, mas como torcedor, como um fã de futebol, eu torço para que essa situação mude nos próximos anos, e possibilite que o Santos possa disputar e vencer no mesmo ano: Copa Libertadores, Copa do Brasil e Sul Americana, pois até o ano 2000 ou 2001, os times que disputaram a Libertadores, também jogaram a Copa do Brasil e a Conmebol/Mercosul (caso do São Paulo que em 1994, chegou na final da Libertadores, disputou a Copa do Brasil e foi campeão da Conmebol, e o Palmeiras que foi semifinalista da Copa do Brasil, campeão da Libertadores e vice da Mercosul em 1999) que eram torneios antecessores da Copa Sul Americana naquela época. 

Se eu pudesse escolher, eu escolheria a Sul Americana, mas ao mesmo tempo, queria ser campeão de tudo:
Paulista (só para algum ano, alcançar e ultrapassar o Corinthians), Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa, Copa Suruga Bank e Mundial de Clubes. Em 1999 e 2000, o Palmeiras disputou 7 competições: Paulista, Rio SP, Copa do Brasil, Mercosul, Copa Libertadoes, Brasileiro e Mundial, em 1999, e no ano seguinte disputou o Campeonato Paulista, o Rio São Paulo, a Copa do Brasil, a Copa Mercosul, a Copa Libertadores, a Copa dos Campeões e o Campeonato Brasileiro, e ninguém reclamava do calendário; agora hoje em dia um time vai jogar 3 ou 4 campeonatos no ano, já começa a reclamar e fala que o calendário tá apertado, vá entender né ?

Só espero que a situação no futebol Brasileiro e Sul-Americano possa mudar nos próximos anos.


SANTOS HOJE E SEMPRE

Análises: Santos 3x1 Ponte Preta - Campeonato Brasileiro 2016 - 1º Turno e Vitória 2x3 Santos - Campeonato Brasileiro 2016 - 1º Turno


Olá, está é mais uma análise do blog O Santástico FC, e dessa vez, serão duas análises de dois jogos. Como a análise do jogo contra a Ponte Preta  não foi feita, e o jogo contra o Vitória foi realizado no último domingo, decidi fazer duas análises de duas partidas, e vamos de acordo com a ordem das partidas em que foram realizadas.


SANTOS 3X1 PONTE PRETA


O jogo contra a Ponte Preta foi só mais uma vitória do Santos no Alçapão da Vila Belmiro, e não foi uma vitória qualquer, foi uma boa vitória. O time continua no G-4, e com certeza mostra que ano o torcedor pode esperar por algo a mais além do G-4. Aqueles que foram prestigiar a vitória do peixe em cima da macaca, não só presenciaram a boa atuação do time, como também puderam ter visto a última vez de três jogadores importantes: Zeca, Thiago Maia e Gabriel para a Seleção Olímpica, e destes três, a ida de Gabigol para a Juventus-ITA, está muito perto de acontecer, agora o acerto ou não acerto é só questão de tempo. O time teve certas dificuldades no 1º tempo, pois a marcação da Ponte Preta estava, obviamente, dificultando as jogadas de criação do time da casa, mas após a cobrança de falta de Vitor Bueno, que bateu na trave, e o rebote sobra para Victor Ferraz, que não desperdiçou a oportunidade para abrir o placar.

No 2º tempo, o time voltou melhor, criou mais, e poderia ter feito mais gols, se Gabigol tivesse chutado pro gol ou ter feito o passe para Ricardo Oliveira (que voltava de contusão), que estava livre, após ter driblado o goleiro, após uma boa jogada de contra-ataque.

Depois o Santos continuou no ataque, mas dessa vez, Vitor Bueno estava lá para receber passe de Ricardo Oliveira e fazer 2 a 0. Logo após jogada pela direita e na dividida de Ricardo Oliveira, a bola sobrou para Gabriel ampliar o placar, 3 a 0. A Ponte diminui, mas não tinha tempo para mais nada. 3 a 1.





VITÓRIA 2X3 SANTOS


No último domingo, não foi só a terceira vitória fora de casa, como também, mais uma vitória fora de casa nesse campeonato e a melhor campanha fora de casa neste campeonato brasileiro, é impressionante, porque no ano de 2015, o Santos venceu SÓ UMA VEZ fora de casa, e teve a 2º pior campanha atuando fora de seus domínios, perdendo apenas para o Joinville, e agora já venceu três e até agora está com a melhor campanha jogando fora de casa. Esse campeonato promete fortes emoções para a Nação Santista !


Copete, que já caiu nas graças da torcida, mais uma vez, se destacou, fazendo uma assistência, para o gol de Vitor Bueno, e recebe o cruzamento de Caju para fazer 2 a 1. Muitos falam Copete, mas eu entendo "Pelé Colombiano" KKKKKKKKKKK, o cara joga muito bem.

Sabemos que tomamos o gol de empate em duas ocasiões, mas esqueceram de avisar que o Santos de 2016 não é o mesmo Santos de 2015 atuando fora de casa, e o Alvinegro Praiano definiu o placar após mais uma participação de Copete, que iniciou a jogada, fez o lançamento para Vitor Bueno que assim como o "Pelé Colombiano", fez um gol e uma assistência, mas dessa vez, para o gol de Jean Mota, que fez o seu 1º gol com a camisa santista, e é mais uma boa dor de cabeça para Dorival Jr escalar o time, quando o time estiver completo.


SANTOS HOJE E SEMPRE

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Análise: Palmeiras 1x1 Santos - Campeonato Brasileiro 2016 - 1º Turno


Olá, essa é mais uma análise do blog O Santástico FC, e dessa vez é a análise sobre o clássico entre Palmeiras e Santos, que terminou em 1 a 1 na última terça-feira, no Aliianz Parque, que deu ao Santos, a permanência no G-4 do Campeonato Brasileiro. Tivemos um 1º tempo muito equilibrado, onde tanto Palmeiras, quanto o Santos tiveram chances de gol, e o Plameiras aproveitou a sua melhor e provavelmente, a única chance de gol durante 90 minutos de jogo, quando o zagueiro colombiano Mina, subiu e aproveitou para inaugurar o placar, pois além de ser muito alto, a fragilidade do setor defensivo do Santos foi outro fator para sofrer um gol logo nos primeiros minutos de jogo. Logo após o ocorrido, o Santos começou aos poucos, a criar mais jogadas ofensivas, finalizou mais vezes, ou seja, o Alvinegro da Vila Belmiro começou a se soltar mais, e se encontrou no jogo, conseguindo equilibrar a partida.




No 2º tempo, nem parecia que haviam dois times jogando. Pois se em um clássico, que atualmente, SÓ UMA torcida está presente, então, porque SÓ UM time não jogaria ? Pois bem, eu não vi o time da Sociedade Esportiva Palmeiras jogar na segunda etapa, só vi a SELESANTOS jogar ! E não é a toa que o nosso Menino da Vila, Santista e Cruel mostrou que o Santos ainda estava vivo no jogo, quando fez o gol de empate aos 11 minutos da Segunda etapa, e também mostrou, que sim, pode fazer a diferença a qualquer momento. Eu só vi o Santos domar os porcos durante os 45 minutos do segundo tempo, parecia que estávamos jogando na Vila Belmiro, pois diferente do 1º tempo, somente uma equipe jogou, mas infelizmente o Glorioso Alvinegro Praiano perdeu um caminhão de gols que poderiam dar a vitória ao Santos, e diminuiria a diferença de pontos entre os dois primeiros colocados (Palmeiras e Corinthians).

Durante o 2º tempo, percebi que o tal do Mateus Sales não tinha mais o Lucas Lima no bolso, como as peppas gostavam de falar desde as finais da Copa do Brasil. As principais jogadas de contra-ataque passavam pelos pés desses três jogadores: Victor Ferraz pelo lado-direito, Lucas Lima, pelo meio e Gabigol, no ataque. Na minha opinião, Lucas Lima foi o melhor jogador da partida, não só do Santos, mas da partida em um contexto geral, pois um cara que sabe fazer uma infiltração melhor do que qualquer meia no futebol brasileiro hoje, e se movimentando como faz, não é a toa que é um dos melhores meias do Brasil.


Ainda acredito que o Santos ainda vai chegar na liderança, e a sequência de jogos no campeonato envolvem equipes que não estão tão bem assim das pernas (Vitória, Cruzeiro e América-MG), mas envolve a Ponte Preta, que está fazendo até agora, um bom campeonato nacional, e não pode faltar concentração no confronto de sábado, contra a equipe campineira, que eu sempre fico na expectativa de haver uma boa partida quando enfrenta o Santos, seja aonde for, pois uma partida de igual pra igual, envolvendo duas equipes que já contribuíram muito historicamente para o futebol brasileiro, e para a Seleção Brasileira, com certeza a expectativa é de que vamos ter um bom jogo no próximo sábado, dia 16/07.


SANTOS HOJE E SEMPRE

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Análise: Santos 3x0 Chapecoense - Campeonato Brasileiro 2016 - 1º Turno


Olá, essa é mais uma análise do blog O Santástico FC. Dessa vez, é sobre a vitória do Santos por 3 a 0 em cima da Chapecoense, na Vila Belmiro. Ontem podemos notar que a partida só passou a ficar mais disputada, mais atrativa quando um dos times "decidiu jogar". Quando eu me refiro com a frase: decidiu jogar, eu quero dizer que um dos times passou a criar mais oportunidades de gol, e só conseguimos perceber isso no 2º tempo, após uma primeira etapa com muito toque de bola pelo campo, mas com poucas chances de conclusão a gol, dos dois lados.


Muitos notaram que a atuação de Gabriel foi abaixo do esperado por ele, e por nós, torcedores, principalmente na primeira etapa. E o Santos precisava voltar a vencer, para retornar ao G-4, e uma vitória em casa após ser derrotado pelo Grêmio em Porto Alegre, não teria ocasião melhor do que essa, eu não tenho a menor dúvida quanto a isso, isso sem dúvida. E muitos torcedores que foram a Vila Belmiro, esperavam muito de Gabigol quando o mesmo tocava na bola; acredito que seja em função de suas convocações para a Seleção Principal, e para a Seleção Olímpica.


Chegou o 2º Tempo, e o Santos voltou com mais disposição. Isso foi percebido após a entrada do colombiano Jonathan Copete, que na partida contra o Grêmio fez um gol e uma assistência, repetiu os mesmos feitos na partida de ontem: um gol, e dessa vez, foram duas assistências. Assim que o mesmo entrou no lugar de Vitor Bueno, o Santos ganhou mais movimentação, mais técnica, mais volume de jogo, e em dois lances de Copete, o time abre o placar com Rodrigão, que acompanhou toda a jogada, pois o passe que seria para o Gabigol, sobrou para o artilheiro do país desse ano, para fuzilar a rede adversária. 1 a 0.

Depois de um escanteio cobrado por Lucas Lima, a bola sobrou novamente para Copete, que empurrou para o fundo do gol. 2 a 0. Mais uma jogada de Copete, pelo lado esquerdo, e mais um passe, e dessa vez, Yuri, que surgiu como elemento surpresa, definiu o placar, por 3 a 0.


Nós podemos concluir que nesse jogo, Copete, Rodrigão e Yuri, chegaram ao time certo, e no momento certo. São jogadores com características semelhantes aos donos da posição: Vitor Bueno / Gabriel, Ricardo Oliveira e Thiago Maia. Copete me parece ser um atleta com muita técnica, muita disposição, participa bastante das jogadas, está sempre criando oportunidades de gol, e os gols marcados por Rodrigão e Yuri são prova disso. Disso eu tenho certeza.


Yuri já caiu nas graças da torcida. Já percebemos que ele se movimenta bastante, que mesmo sendo volante de origem, já mostrou que sabe jogar em outras posições, como zagueiro e lateral, e sua saída de bola é muito boa, pois com ele em campo, o time tem uma saída de jogo muito melhor. Rodrigão não é aquele jogador rápido como o restante do elenco, mas ele está sempre acompanhando as jogadas, sabe que quando uma chance de gol aparecer,tem que aproveitar; e suas atuações até então, regulares ou boas, já convenceram muitos santistas de que ele pode ser um substituto a altura de Ricardo Oliveira, que está lesionado.

Outro ponto que vale a pena destacar, é que diferente do ano passado, o Santos está mais preparado para disputar um campeonato muito disputado como o brasileiro, pois dessa vez, investiu mais em reforços, caso o time esteja desfalcado, seja por razão de alguns atletas estarem servindo a seleção brasileira (principal ou olímpica), ou por lesão, e diferente do ano passado, quando os reservas não conseguiam substituir a altura os titulares, que se desgastaram durante o campeonato, e passaram a focar mais a Copa do Brasil, e mesmo assim, ficou sem a vaga na Libertadores pelo Brasileirão e pela Copa do Brasil; agora nesse ano, o torcedor pode confiar no elenco que tem para a disputa das duas competições (Brasileiro e Copa do Brasil/ Sul Americana), pois já temos peças de reposição no elenco, e ainda podemos contar com a chegada do zagueiro argentino Fabián Noguera, e a contratação do zagueiro Alex, que já é dada como certa.



Com o SANTOS onde e como Ele estiver ...