quinta-feira, 23 de junho de 2016

Análise: Fluminense 2x4 Santos - Campeonato Brasileiro 2016 - 1º Turno

Boa noite, todos nós sabemos que a partida entre Fluminense x Santos, pelo Campeonato Brasileiro de 2016, foi realizada ontem, quarta-feira, em Cariacica, no Espírito Santo, partida vencida pelo Santos Futebol Clube por 4 a 2. Essa vitória surpreendeu muitas pessoas, não só os santistas, que viram o time vencer apenas UMA VEZ fora de casa, no Campeonato Brasileiro do ano passado, mas também a todos que acompanharam e noticiaram a partida. Essa é a primeira análise após uma vitória do Santos no blog.


Análise: 

Desde o ano passado, o torcedor santista fica com muita expectativa quando o Santos vai jogar fora de casa, com a esperança de conquistar 3 pontos, mas ao mesmo tempo, fica desconfiado, pois o time não costuma repetir as mesmas atuações que faz quando joga na Vila Belmiro ou Pacaembu, e no ano passado, o Santos só venceu UMA VEZ fora de casa em 38 jogos, e agora nós vencemos DUAS PARTIDAS em 10 jogos. Isso pode parecer um sonho, mas não é.

O início do jogo, notei que seria mais um jogo equilibrado no 1º tempo, assim como foi contra o Atlético Paranaense na ultima rodada, mas depois que o Fluminense abriu o placar, imaginei que o mesmo filme de 2015 se repetiria "Santos em casa, imbatível, Santos fora de casa, irreconhecível"; e eu imagino que muitos santistas imaginaram a mesma coisa, mas o time continuava jogando bem, continuava se movimentando bastante, trocando passes, até a bola chegar no estreante Rodrigão, que só fez a sua estréia ontem, após se lesionar na véspera da partida contra o Botafogo, fez o pivô, teve explosão em direção ao gol, e empata a partida. Logo percebi que esse era o melhor momento do Santos no 1º tempo, e pouco tempo depois, no mesmo lado esquerdo que surgiu o gol de empate, surgiu o gol da virada, gol de Gabriel, mais um gol de Gabriel Barbosa com a camisa do santástico, mais um gol do Santos na partida, mais um gol de Gabigol na temporada, 2 a 1.

No intervalo, deu-se a impressão por parte da torcida que o Santos iria administrar o resultado e que o Fluminense iria se soltar mais para buscar o empate, e consequentemente, a virada. Mas em uma jogada de velocidade, o Santos saiu em busca do terceiro gol quando Léo Citadinni puxou o contra-ataque, passou a bola para quem ??? Rodrigão, que estava acompanhando a jogada, conseguiu tocar na bola, e após a bola desviada pelo zagueiro Wellington Silva, do Fluminense, e advinha quem estava acompanhando a jogada e surgiu de trás para ampliar o placar ? "MENINO DA VILA, SANTISTA E CRUEL, VAI PRA CIMA GABRIEL ... ♫". É isso mesmo, "Gabigoku" apareceu na hora certa para aumentar a vantagem do Alvinegro Praiano Campeão Absoluto Desse ano, 3 a 1.

O Fluminense até que esboçou uma reação com o segundo gol de Marcos Jr, mas o MEU SANTOS É SENSACIONAL, não parou de criar chances de gol, e não se abateu com o gol sofrido, ao contrário, continuou atacando, atacando e atacando, como se fosse uma final de Campeonato; e o Vanderlei estava impossível no gol do Santos, nos primeiros 45 minutos de partida, fez duas defesas impressionantes que me lembraram do Vladimir da partida contra o Corinthians no paulistão do ano passado, em Itaquera, e é claro, de Rodolfo Rodriguez, contra o América, em 1984, na Vila Belmiro, e no segundo tempo, Vanderlei continuava inspirado.

Logo após uma sequência de três finalizações do adversário, o Santos teve mais um contra-ataque, jogada que resultou no primeiro e terceiro gol, que poderia resultar no quarto gol, mas a zaga do Fluminense consegue mandar pra escanteio quando Gabriel tentou passar a bola para Thiago Maia. Após escanteio cobrado por Lucas Lima, advinha quem aparece para dar assistência ? Rodrigão ! Que estréia hein ? Mas que estréia ? 1 jogo, 1 gol e 1 assistência; Luiz Felipe apareceu na hora certa para deixar o Santos em uma vantagem muito boa na partida. 4 a 2. Depois, o Santos teve mais duas chances com Gabriel, e uma com Lucas Lima que bateu no travessão ... Imaginem se aquela bola tivesse entrado ? Seria Gol Puskas ou apenas um golaço qualquer ? HAHAHAHAHAHAHA

OBS: Esse resultado foi muito bom, muito tranquilo, muito favorável e também, muito desejado por nós santistas, que sempre queremos muito que o time vença seus jogos, ou que ao menos, não deixe de somar pontos em um Campeonato Brasileiro de pontos corridos, que de uns anos pra cá se tornou muito competitivo, inclusive jogando fora de casa, e o Santos fez uma excelente partida não só fora de casa, mas também no Campeonato, e podemos concluir, que o Santos pode sim, jogar fora de casa com a mesma intensidade que joga na Vila Belmiro ou no Pacaembu (quando o Santos manda jogos lá), pois o Santos tem um time muito bom para disputar uma vaga na Libertadores, e talvez pelo título, desde que não deixe de somar pontos fora de casa. Cheguei a conclusão de que uma boa equipe, começa com um bom goleiro, Vanderlei, a cada partida eu tenho a certeza de que ele é aquele goleiro que o santista sente muita confiança, muita segurança e que está sempre no lugar certo e na hora certa, para tentar evitar que o pior aconteça, muito discreto e muito eficiente também. Luiz Felipe me parece ser aquele zagueiro muito calmo, muito técnico também, e que tem estatura física muito boa e muito equilibrado também, outro que pode ser útil no esquema tático de Dorival Júnior, enquanto David Braz ou Gustavo Henrique não estiverem disponíveis. Léo Citadinni, é outro que sempre recebe críticas do torcedor quando não faz boas partidas, parece que muitos de nós vamos ter que queimar a nossa língua, pois esse moleque está me surpreendendo a cada partida, desde a partida contra o Botafogo, ele tem mostrado uma evolução que eu nunca havia percebido em um jogador de sua posição antes, a última vez que notei isso, foi com Ganso e Wesley, e o cara que iniciou a jogada do gol de empate, do terceiro gol, está evoluindo, mas eu acho que ele se desgasta muito rápido no segundo tempo, por isso que eu acho que ele deveria ser utilizado durante as partidas, pois Lucas Lima ainda é o dono da posição em que temos muitas opções, como Vitor Bueno, Ronaldo Mendes, Elano, etc.
Rodrigão, estréia muito surpreendente, espero que esse seja o cara que pode substituir Ricardo Oliveira quando o mesmo estiver indisponível, e Gabriel mostrou porque é um dos melhores jogadores do time, e porque merece estar nos Jogos Olímpicos. E nós vencemos esse jogo com técnica e disciplina, dando o sangue com amor, pela bandeira que ensina, lutar, com fé e com ardor, e espero que o Alvinegro Praiano tenha essa mesma postura nos próximos jogos.


Próxima parada, Pacaembu, contra o São Paulo, espero que nós torcedores santistas, tenhamos, mais uma chance de comemorar mais três pontos para entrar de vez no G-4, e brigar pelo título, pois é como diz o hino Leão do Mar: "Dentro ou Fora do Alçapão".


Com o SANTOS onde e como Ele estiver


Nenhum comentário:

Postar um comentário