quinta-feira, 30 de junho de 2016

Análise: Grêmio 3x2 Santos - Campeonato Brasileiro 2016 - 1º Turno


Olá, esta é mais uma análise do blog o Santástico FC, e dessa vez, é sobre o jogo de ontem contra o Grêmio, em Porto Alegre. Infelizmente, os três pontos não vieram, apesar que chances para vencer a partida não faltaram. 


Na partida de ontem, o Santos estava embalado, na 3º posição, após conseguir duas vitórias seguidas, contra Fluminense e São Paulo. Se conseguisse vencer o Grêmio fora de casa, o Time Santista iria para 22 pontos, e provavelmente estaria próximo do rival Palmeiras, que nesse momento está com 25 pontos na liderança, mas se tratando de um adversário como o Grêmio, que é um concorrente direto pelo G-4, jogando na Arena do Grêmio, e pela forma que o Alvinegro Praiano atuou, o resultado pode ser interpretado de duas formas: Compreensível e injusto.


Compreensível:


Quando eu digo compreensível, não estou afirmando que foi compreensível o resultado negativo na partida de ontem, estou concluindo de que a atuação do time ontem, foi diferente de outras atuações fora de casa no Campeonato Brasileiro, a postura do Santos jogando fora de casa foi muito diferente do ano passado. Eu vi em um jogo muito equilibrado, um Santos com muita disposição para buscar o resultado fora de casa, eu vi um Santos que mesmo após sofrer dois gols no 1º tempo, todos com rebote do goleiro Vanderlei (que até então, vinha fazendo boas atuações, não estava fazendo uma boa atuação ontem, mas o torcedor ainda pode confiar nele, pois muitas vezes, os gols sofridos são por erros da defesa, que agora com a possível contratação do zagueiro Alex, e com a chegada do argentino Noguera, que também é zagueiro, podem ajudar o time nesse setor), buscou o resultado no 2º tempo, criou mais oportunidades de gol, pressionando a saída de bola do adversário, pois muitos perceberam que o time do Grêmio jogava como se estivesse jogando fora de casa: esperando o time adversário errar, para jogar no contra-ataque e fazer os gols, pois se o time do Grêmio saísse para o jogo, sofreria uma goleada, pois tecnicamente e ofensivamente falando, o Santos é melhor do que o Grêmio, e a disposição, velocidade do time no 2º tempo para buscar o empate, comprovam isso, pois com as entradas de Copete e Yuri, deram ao Santos, mais saída de jogo, mais velocidade, mais técnica, mais presença de área, e com o gol de Copete, após escanteio cobrado por Lucas Lima, e um golaço de Zeca, que mais uma vez, mostra porque merece ter a titularidade que tem, porque será o lateral-esquerdo da seleção olímpica, que empataram o jogo, pois o Santos de novo na disputa do jogo, pois empatando o jogo, o time conseguiria cumprir um de seus objetivos no campeonato: somar pontos fora de casa, seja vencendo ou empatando, pois é somando pontos fora de casa, e jogando com raça, técnica e disciplina, que é possível conquistar títulos como o Campeonato Brasileiro.


Injusto:

Se por um lado, o desempenho e a postura do time do Santos no jogo de ontem, fora de casa, dá a
impressão de que o resultado foi compreensível, por outro, dá a impressão de que foi injusto, porque depois de sofrer 2 a 0 nos primeiros 45 minutos, conseguir buscar o empate na segunda etapa, e depois partir pra tentar virar o jogo, mais uma vez por um erro da defesa do Santos, mais uma vez nos últimos minutos de jogo, veio o castigo: sofrer gol nos minutos finais de jogo, após empatar ou virar uma partida, ainda mais se tratando de um jogo fora de casa. Certamente foi muito difícil de entender, pois nenhum torcedor gosta desse tipo de situação, de ver o time começar a partida perdendo, depois consegue empatar o jogo, e no "apagar das luzes"
sofre mais um gol, e perde um ou até três pontos, e perde também, a chance de continuar somando pontos fora de casa, pois no ano passado, o Santos só venceu uma partida fora de casa, e nesse ano já venceu duas, e provavelmente o torcedor santista vai esperar muito mais do Santos quando jogar fora de casa.


OBS: Percebi, que nos últimos jogos, o Santos não é mais aquele time temido dentro de casa, e omisso fora de casa, eu vejo o Santos cada vez mais temido dentro de casa, e mais valente, mais disposto a buscar o resultado fora de casa, sei que se tratava de um adversário que era um concorrente direto pela parte de cima da tabela, e poderíamos continuar no G-4, mas com a derrota do Santos, e os outros adversários, que também são concorrentes diretos (Flamengo e Corinthians) venceram seus jogos, fez o time perder 3 posições, e isso não é motivo para se desesperar, pois só para lembrar, que na mesma 12º rodada, do mesmo Campeonato Brasileiro do ano passado, se eu não estiver enganado, o Santos estava na parte debaixo da tabela, lutando para não ficar no Z-4, o clube estava passando por troca de treinador, e agora que mantivemos a base do ano passado, e com alguns reforços, eu acredito que o time do Santos está mais equilibrado, em comparação ao ano passado, e tem chances de conseguir se classificar para a próxima Libertadores. E domingo, teremos a Chapecoense pela frente, na Vila Belmiro, então se tratando de um jogo em casa, o time tem a obrigação de conseguir os três pontos, e voltar a ficar encostado no G-4, e eu acredito que isso vai acontecer, seja qual for a sua sorte, de vencido ou vencedor.



Com o SANTOS onde e como Ele estiver ...

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Análise: Santos 3x0 São Paulo - Campeonato Brasileiro 2016 - 1º Turno


Olá, esta é a terceira análise do blog O Santástico FC, e dessa vez vou relatar a minha análise sobre a vitória do Santos contra o São Paulo, ontem no Pacaembu, por 3 a 0. Como muitos sabem, ontem foi a partida de número 500 da história do clube no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, e em uma ocasião como essa, uma vitória em cima de um grande rival como o São Paulo, diante de 25 mil santistas, que prestigiaram aquele momento histórico do Glorioso Alvinegro Praiano, em uma das melhores atuações do clube na temporada, no maior público do time na temporada, não tenho a menor dúvida de que não haveria uma ocasião melhor do que essa, e aliás, o Santos venceu o confronto contra o São Paulo, ou venceu mais um confronto contra o São Paulo ? Isso parece que está virando rotina, e jogar contra o São Paulo está ficando tão fácil, mas tão fácil, que nem precisa mais falar que o "clássico Sansão" é realmente um clássico. 



Se para quem viu esse jogo em casa, no bar, na internet, ouviu no rádio, ficou muito entusiasmado com o gol de Vitor Bueno, aos 40 segundos de jogo, ainda no 1º tempo, imagina os torcedores que estavam lá ? 
Com certeza, em uma partida tão importante, que valia vaga no G-4 do campeonato nacional, fazer um gol nos primeiros minutos de partida, é fundamental, mas aos 40 segundos, é inacreditável, é impressionante, nem o torcedor mais impaciente imaginava que isso iria acontecer, e daria a impressão de que em 15 minutos o jogo estaria 3 a 0. Mas não foi bem isso que aconteceu, aliás, foi o que aconteceu, o jogo realmente ficou 3 a 0; mas não em 15 minutos, como eu previa.

Após o gol relâmpago, o time que poderia ter ampliado o placar, para praticamente, garantir o resultado ainda na primeira etapa, certamente preferiu mais emoção e "tirou o pé", e o adversário passou a criar mais chances de gol, mas se não fosse Vanderlei, que a cada partida está me deixando impressionado, suas atuações estão a cada partida, muito eficientes e transmitem muita segurança ao torcedor que sempre esteve acostumado a ver com bons goleiros no time.

Antes que o 1º tempo acabasse, o Santos criou mais uma grande chance de gol, após uma bela troca de passes no lado direito, e advinha quem estava lá, para finalizar ... Não, finalizar não, FUZILAR a rede e fazer 2 a 0 ? Com dignidade e com fervor ? Com técnica e disciplina, dando o sangue com amor ?


RODRIGÃO ! Ou melhor, "RODRIGOL", o artilheiro do Brasil em 2016 ! Só um time tão grandioso, tão magnífico como o Santos, poderia ter em seu elenco, o artilheiro do Brasil em 2015, e o artilheiro do Brasil em 2016 no mesmo elenco. Após troca de passes entre Gabriel e Victor Ferraz, Rodrigão recebe o cruzamento do mesmo Victor Ferraz e fuzila a rede de Dênis e faz 2 a 0. O que me chamou muito a atenção, é o fato de o Santos ter jogadores muito rápidos, muito leves, e o Rodrigão ser um atleta mais lento e mais pesado, em comparação aos demais, e mesmo assim, participar ativamente das jogadas, e conseguir acompanhar esse time rápido, leve e solto do Santos.
Veio o intervalo, o Santos continuou o mesmo, jogando como sempre jogou, pra frente. E quanto ao São Paulo, passou a chutar mais pro gol, e Vanderlei estava na hora certa, para garantir o Santos como a melhor defesa do campeonato, pelo menos por enquanto. O Santos continuava atacando, atacando e atacando, e muitos imaginavam que o terceiro gol estava muito próximo de acontecer, e não teve situação melhor do que no momento em que Gabriel sofre falta cometida por Lugano, que foi expulso, que consequentemente, teve um momento santástico, um golaço ... E não foi um golaço qualquer, não foi aquele golaço com chapéu, de cobertura, com troca de passes, foi um golaço de falta !

E advinha só quem foi o autor dessa obra prima ? É isso mesmo ! O novo craque da seleção brasileira, o craque que joga com as duas camisas 10 ! 10+10 = 20. O melhor meia armador do Brasil em atividade, o mais novo candidato para ser "o novo cunhado do Neymar", o meia armador tecnicamente mais completo do futebol brasileiro, o novo maestro do Peixão !!! NÃO É MOLE NÃO, LUCAS LIMA É O MAESTRO DO PEIXÃO !  É ele mesmo ! O melhor em campo ontem no setor de criação, no setor ofensivo. É ! LUCAS LIMA ... ♫ É ! LUCAS LIMA ... ♫  Lucas Lima faz um golaço de falta, nos minutos finais de jogo, em um Pacaembu iluminado, 3 a 0. Um gol merecido pela sua atuação na partida, pelo momento que vive, um gol para coroar não só a sua atuação, como também de todos os jogadores, de toda a equipe, que com certeza, poderia ter feito mais gols, se não fossem tão bonzinhos ...



OBSERVAÇÃO:


Espero que o Santos continue fazendo essas boas atuações, Dentro ou fora do alçapão, pois é sabendo jogar dentro e fora da Vila Belmiro que poderemos vencer o Campeonato Brasileiro, e a próxima parada é contra o Grêmio, em Porto Alegre, e espero que o Santos jogue contra o Grêmio, da mesma forma que jogou contra Fluminense e São Paulo, pois se vencer o Grêmio fora, e a Chapecoense em casa, poderemos disputar um jogo de igual pra igual contra o Palmeiras, no Allianz Parque, pela liderança, no dia 09/07.

Muitos sabem da intenção que as duas equipes tiveram de irem no mesmo ônibus ao clássico, para tentarem promover o "Clássico da Paz", e mostrar aos torcedores, de que a rivalidade só existe dentro de campo, e que fora dele, existe amizade. Eu acho que deveria ter essa ação em todos os clássicos aqui no Estado de São Paulo, mas eu acho que isso poderia ter acontecido antes, ou seja, antes da punição imposta pelo Ministério Público de que os clássicos envolvendo Santos, São Paulo, Palmeiras e Corinthians com torcida única, a do time mandante, até o fim deste ano (31/12), porque uma ação como essa, acontecer em um evento em que só uma torcida estaria presente, pode deixar algumas pessoas, assim como eu, confusas, pois seria legal se houvesse ações como essas, pois além dos dois times irem ao jogo no mesmo ônibus, milagrosamente, os torcedores também. Milagrosamente falando, seria bom, mas isso está muito longe de acontecer em um país como o Brasil, na situação em que está, por exemplo: onde o infrator é protegido pela justiça, e o policial que está lá para evitar que algo de ruim aconteça, é condenado pela população.

Fora isso, deve-se ressaltar a participação ativa da Torcida Santista, que fez o que deveria ser feito, apoio total ao time, durante os 90 minutos, principalmente a Torcida Jovem do Santos, que sempre está marcando presença, e em peso, e espero que a presença e a participação da Torcida do Santos nos jogos realizados no Pacaembu, também possam se repetir na Vila Belmiro, que é o Templo Sagrado do futebol, berço de muitos craques, local de muitas conquistas.






Com o SANTOS onde e como Ele estiver ...

sábado, 25 de junho de 2016

Opinião: Vila Belmiro ou Pacaembu ? Capital ou Baixada Santista ?


Bom dia. Durante os últimos 3 anos, desde a saída de Neymar, não só eu, como muitos santistas de várias partes do Brasil e do exterior, perceberam que o público dos jogos do Santos na Vila Belmiro diminuíram, e isso causa muita estranheza naqueles que moram em Santos ou na Baixada Santista (São Vicente, Praia Grande, Guarujá, Cubatão, etc) e que frequentam os jogos do Santos, relatam o baixo público no estádio; a não ser nos clássicos, jogos decisivos e em torneios de mata-mata, como o Campeonato Paulista ou a Copa do Brasil. Muitos torcedores questionam o fato de a cidade de Santos ter aproximadamente 422.337 habitantes e 50% da população torce para o Alvinegro da Vila Belmiro, e atualmente o estádio ter aproximadamente entre 16.000 e 20.120 pessoas e mesmo assim, a Vila não estar lotada.

O Estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro, já teve um recorde de público de aproximadamente 32.000, no clássico entre Santos FC X SC Corinthians, em 1964. Depois de 33 anos, o estádio tinha capacidade máxima de 26.000 pessoas, e desde então, a capacidade máxima foi diminuindo até atingir 20.000 pessoas no início dos anos 2000, e agora para 16.000 pessoas nos dias atuais. Mas ai vem as perguntas: Por que um estádio chamado de "Alçapão", "La Bombonera Brasileira" ou "Inferno", que já teve um público recorde de 32.000 pessoas, ter diminuído tanto e o público também ? Porque mesmo após a saída de Pelé, mesmo durante muitos anos sem a conquista de títulos importantes os estádios em que o Santos mandava seus jogos (Vila Belmiro, Morumbi, Pacaembu,etc), estavam lotados, e hoje nem sempre ? Refleti isso por um bom tempo, porque muitas pessoas acreditam que deveria haver um rodízio de jogos entre a Vila Belmiro e o Pacaembu, por uma questão de equilíbrio, outros defendem a tese de que o Santos deveria reformar a Vila e jogar na Capital ou no interior, alguns defendem que o Santos tenha uma nova arena em São Paulo, outros preferem que o Santos administre o Pacaembu, já que Corinthians e Palmeiras já possuem as suas próprias arenas, e o São Paulo já tem o seu estádio, e possivelmente, vai passar por reformas, e que o Santos está ficando para atrás, e também a possibilidade da construção de um novo estádio em Santos ou em outra cidade da Baixada Santista, embora eu tenha conhecimento da existência de dois vídeos sobre um novo estádio para o Santos:



O 1º vídeo, ainda na administração de Marcelo Teixeira, mostra a reforma da Vila Belmiro e o 2° vídeo da construção de uma nova Arena para o Santos,na Rodovia Imigrantes, km 62, em Cubatão; ambos com capacidade máxima para 45.000 pessoas, apesar que além destes, também tem o projeto da administração do atual presidente Modesto Roma Júnior, na cidade de Santos, próximo do campo do clube dos portuários, da Portuguesa Santista e também do CT Rei Pelé.


Nesse projeto, o estádio novo teria capacidade máxima para 25.000 ou 35.000 pessoas. Pode ser bom para o clube, ter um estádio reformado ou um estádio novo ? Acredito que sim. Pode ser bom para o clube, equilibrar o mando de jogos entre a Vila e o Pacaembu ? É claro que sim. É possível que muitos torcedores fiquem muito intrigados com o fato de a Vila ter um público baixo nos últimos anos, e mesmo assim, ter projetos para a reforma da Vila Belmiro e da construção de novos estádios, seja uma nova Arena em Santos ou na Rodovia Anchieta (principal acesso entre a cidade de São Paulo e a cidade de Santos), ou na Rodovia dos Imigrantes, com capacidade máxima de 25.000 ou 35.000, 45.000. Nas redes sociais, eu percebo aquela briga entre "TORCIDA DA CAPITAL VS TORCIDA DA BAIXADA", pelo fato de os últimos jogos que o Santos fez no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho nesse ano, ter tido uma média de público superior aos jogos realizados no Estádio Urbano Caldeira, muitos torcedores tentando incentivar aqueles que não costumam ir sempre aos jogos (meu caso), a ir mais vezes aos estádios, para ajudar o clube, outros incentivam a serem sócios do clube, através do Sócio Rei. Como eu sempre vejo muitas pessoas manifestando suas opiniões a respeito disso, eu vou manifestar a minha.

OPINIÃO


Na minha opinião, eu acho que deveria ter um equilíbrio de jogos entre a Vila Belmiro e o Pacaembu sim, mas eu acho que deveria dividir em 50% dos jogos na Vila Belmiro, e os outros 25% dos jogos no Pacaembu e os outros 25% no interior do estado de São Paulo, pois no interior existem muitos santistas que gostariam de prestigiar o seu time do coração, e eu tenho parentes lá no interior que tem essa vontade. E muitos lembram que o Santos se tornou campeão brasileiro pela última vez, em 2004, disputando as suas últimas partidas no interior do estado nas cidades de Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

Eu acredito que o fato de o ingresso estar mais caro para alguns setores, e outros nem tanto, e também com o fato de muitas pessoas estarem trabalhando
ou estudando, e o horário dos jogos durante a semana, dificulta que o clube possa conseguir um bom público em seu estádio. Mas na capital paulista, as coisas são diferentes; os torcedores aparecem mais pelo fato da cidade de São Paulo ser a mais populosa do país, e ter muitos santistas na capital, e além disso, a sede da principal torcida organizada do time, a Torcida Jovem, se concentra em São Paulo, na Zona Leste e em Dezembro de 2015, foi fundada a sub-sede do clube na capital paulista, localizada na Avenida Indianópolis, na região do Planalto Paulista e também ter uma loja de produtos oficiais do clube (Santos Store), na Rua Augusta, outro ponto de venda de ingressos para a torcida santista na capital. Acredito que o fato de muitos torcedores terem mais preferência em ir assistir partidas contra equipes de outros estados, clássicos ou jogos finais, e menos preferência para assistir partidas contra equipes de pouca expressão, e também de haver conflitos ou emboscadas entre membros de torcidas organizadas nos dias em que ocorrerão os clássicos, também pode ser outro fator dos jogos do Santos na Vila Belmiro terem um público menor.




Eu acredito que nem sempre tem atos de violência entre membros de torcidas organizadas, e eu torço para que cenas lamentáveis não se repitam nem dentro, nem fora dos estádios, pelo bem do futebol, pelo bem da humanidade, mas eu imagino que existem pessoas que mesmo pedindo paz no futebol, no fundo torce para que cenas de violência entre torcedores rivais, torcedores x policiais ou torcedores do próprio clube briguem entre si,continuem acontecendo, só para poderem questionar o fato. Continuando o fato do público baixo na Vila, curiosamente, nos últimos jogos na Vila, aproximadamente 4.000 pessoas estiveram nos jogos, e destes 4.000, metade veio de São Paulo e ABC Paulista, para acompanhar as partidas, e nem sempre o torcedor santista que mora na Grande São Paulo, consegue ir até a Vila Belmiro, pois além do preço do ingresso, o torcedor terá de arcar com outras despesas, como pedágio (ida e volta), estacionamento (se encontrar), lanche, combustível,etc. E para quem for assistir um jogo no Pacaembu, terá mais facilidade, pois além de ser na sua cidade, o custo para ir até o local de partida será menor, e o torcedor poderá optar entre ir de carro ou transporte público, poderá economizar o dinheiro que teria que usar, caso fosse ir assistir um jogo na Vila Belmiro, e aumentaria a possibilidade dos torcedores que moram no interior irem até São Paulo, pois a distância das cidades do interior com São Paulo, é menor se for comparada com a distância até Santos. 


Entre administrar o Pacaembu, construir um estádio novo na Baixada Santista, seja uma Arena nova em Santos ou uma Arena nova em alguma cidade próxima, e a reforma da Vila, eu ficaria entre a reforma da Vila Belmiro e a construção de uma Arena nova em Santos, desde que a construção da mesma fosse na entrada da Cidade de Santos, visando o crescimento econômico da cidade nos últimos anos (mesmo nesses tempos de crise), por conta do Porto de Santos, que é o maior da América Latina, e a cidade de Santos foi considerada a melhor cidade para se viver no Brasil, de acordo com a pesquisa feita pela consultoria Delta&Finance/América Economia, e também pela questão histórica, pois quando o Santos foi fundado, no dia 14 de Abril de 1912, Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior, decidiram fundar um cube que representasse a cidade de Santos, e Francisco Raymundo Marques disse: se é para homenagear a cidade, que se chame: "SANTOS FOOTBALL CLUB". Através desse fato, o clube se chama Santos para representar a cidade de Santos, da mesma forma que o São Paulo tem esse nome, para homenagear não só a cidade, como também o estado de São Paulo, e na minha opinião, não faria nenhum sentido, um time que foi chamado Santos, que tem esse nome para homenagear a cidade de Santos, e depois se mudar para outra cidade, como aconteceu com outro clube da cidade, o Clube Atlético Internacional, que depois se mudou de cidade e posteriormente, encerrou as suas atividades. Por um lado, eu gostaria de reformar a Vila, pois, enquanto a Vila Belmiro passasse por reformas, ou melhor, por uma ampliação, o Santos mandava os seus jogos na capital e no interior, por um lado, o clube sairia ganhando com renda de público, mas por outro, sairia perdendo, pois para a reforma/ampliação da Vila Belmiro, diversas casas teriam que ser desocupadas e demolidas, para isso acontecer, e pelo que eu sei, a prefeitura de Santos nunca apoiou. Eu particularmente gostei do projeto da Arena em Cubatão, no km 62 da Rodovia dos Imigrantes, desde que o mesmo fosse localizado na Rodovia Anchieta, mais especificamente, na entrada da Cidade de Santos, e quanto o projeto da Arena para 25.000 ou 35.000 pessoas, eu acho melhor o presidente repensar se esse projeto realmente daria certo, não só pela localização, como também, pela média de público que frequenta atualmente no Estádio Urbano Caldeira; pra mim, eu faria com que a Vila Belmiro voltasse a ser como era antes, ou seja, quando a sua capacidade máxima era 26.000 pessoas no fim dos anos 90, ou seja, sem o excesso de camarotes, não condeno quem assiste os jogos lá, mas eu acho desnecessário muitos camarotes, pois os camarotes que ficam atrás do banco de reservas, os novos camarotes que ficam ao lado do vestiário do time visitante, e as cadeiras que ficam em um setor chamado "setor VISA", e que antes era a chamada "geral", na minha opinião, "mataram a Vila Belmiro". Eu digo isso, pois em 2014, eu assisti um jogo do Santos pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, pois naquele ano, a Vila Belmiro era sede do torneio, e como eu estava na Praia Grande, e a entrada era de graça, eu aproveitei e fui até lá, pois era a minha 1° vez que eu entrava na "VILA MAIS FAMOSA DO MUNDO", fiquei muito feliz, mas quando eu me deparei, mesmo a distância, do excesso de camarotes térreos, eu pensei: Se assim, o estádio ainda é chamado de alçapão, e é temido pelos adversários, imagina antes, quando não tinham esses camarotes ? 

OBS: Só para constar, eu não condeno quem assiste os jogos na Vila Belmiro pelos camarotes, muito pelo contrário, só acho desnecessário o fato de ter muitos camarotes. Nem sempre eu consigo ir aos jogos, pois quando eu consigo, eu aproveito ao máximo, pois eu não sei quando acontecerá de novo, por exemplo: se um cara que costuma ir aos jogos vai para outro jogo, eu acredito que ele vai assistir "mais um jogo do Santos", mas quando eu vou assistir, eu acredito que eu vou assistir o jogo do Santos. Como eu disse, nem sempre eu consigo ir, mesmo com o fato de morar em São Paulo, pois eu estudo e faço alguns trabalhos (mesmo por conta própria), e para quem é autônomo, sabe que nem sempre o dinheiro está na conta; Eu não costumo frequentar os estádios em dias de clássicos por conta dos atos de vandalismos que envolvem membros de torcidas organizadas, mesmo que o clássico de domingo contra o São Paulo, no Pacaembu, seja com torcida única, com mando do Santos, por recomendação dos meus pais, mesmo com torcida única, eu tenho algumas dúvidas: quem vai garantir que se eu fosse, não aconteceria nada perigoso ? Quem vai me garantir que nenhum membro de uma torcida organizada do time rival não estaria armando uma emboscada para aqueles que vão para assistir o jogo ou para quem está voltando do mesmo ? Mas se não olhar para esse lado, e pensar, só do fato de ser com torcida única, a do time mandante, eu até entraria em um diálogo com os meus pais, mas eu também tenho que pensar no aspecto financeiro, pois como eu disse, não será possível para eu ir a todos os jogos do Santos como mandante, pois isso exige um planejamento financeiro, e o meu planejamento financeiro foi usado no jogo contra o Botafogo, no mesmo Pacaembu, as 11hrs no dia 5, e agora estou guardando mais dinheiro para ir a outra partida, e se Deus quiser, será na Vila, pois sonhar não custa nada.

E também, se alguma coisa está errada nesse texto, se alguma informação está faltando ou gostaria de complementar, é só deixar os comentários que eu posteriormente vou responder. E só quero deixar bem claro, que "NÃO EXISTE TORCIDA DA CAPITAL VS TORCIDA DA BAIXADA", o que existe é a TORCIDA DO SANTOS FUTEBOL CLUBE, O MAIOR TIME DA TERRA, pois o fato dos torcedores santistas que moram na Grande São Paulo, irem mais vezes aos jogos realizados na capital, e em algumas ocasiões em Santos, não significa que os outros santistas que moram na Baixada Santista, que por algum motivo, não costumam frequentar os jogos na Vila, sejam menos santistas que os outros que frequentam mais vezes, pois eu não vou a todos os jogos, mas mesmo assim, eu não deixo de ser santista e nem sou mais santista ou menos santista que outras pessoas, e o respeito e o nome do Santos, devem estar sempre em primeiro lugar.

Para quem for ao Pacaembu, eu desejo um bom jogo, que apoie o Santos durante os 90 minutos, sem parar de cantar, pular, gritar, e tomem cuidado, pois em um jogo como esse, na situação em que está, tente estar sempre em grupo, por precaução, pois mesmo que eu não esteja nas arquibancadas do Pacaembu amanhã, eu estarei apoiando o Santos, pois como diz o hino Leão do Mar: "Dentro ou fora do Alçapão".


Com o SANTOS onde e como Ele estiver ...




Requalificação do Estádio Urbano Caldeira "Vila Belmiro":
https://www.youtube.com/watch?v=Lp5nkajfBTI

Nova Arena Santos - Novo Estádio do Santos Futebol Clube - Santástico:
https://www.youtube.com/watch?v=Q15TtVInrQs

Santos é eleita melhor cidade para se viver no Brasil: 100 anos mais:
http://www.sonoticiaboa.com.br/2015/10/16/santos-e-eleita-melhor-cidade-pra-se-viver-no-brasil/




quinta-feira, 23 de junho de 2016

Análise: Fluminense 2x4 Santos - Campeonato Brasileiro 2016 - 1º Turno

Boa noite, todos nós sabemos que a partida entre Fluminense x Santos, pelo Campeonato Brasileiro de 2016, foi realizada ontem, quarta-feira, em Cariacica, no Espírito Santo, partida vencida pelo Santos Futebol Clube por 4 a 2. Essa vitória surpreendeu muitas pessoas, não só os santistas, que viram o time vencer apenas UMA VEZ fora de casa, no Campeonato Brasileiro do ano passado, mas também a todos que acompanharam e noticiaram a partida. Essa é a primeira análise após uma vitória do Santos no blog.


Análise: 

Desde o ano passado, o torcedor santista fica com muita expectativa quando o Santos vai jogar fora de casa, com a esperança de conquistar 3 pontos, mas ao mesmo tempo, fica desconfiado, pois o time não costuma repetir as mesmas atuações que faz quando joga na Vila Belmiro ou Pacaembu, e no ano passado, o Santos só venceu UMA VEZ fora de casa em 38 jogos, e agora nós vencemos DUAS PARTIDAS em 10 jogos. Isso pode parecer um sonho, mas não é.

O início do jogo, notei que seria mais um jogo equilibrado no 1º tempo, assim como foi contra o Atlético Paranaense na ultima rodada, mas depois que o Fluminense abriu o placar, imaginei que o mesmo filme de 2015 se repetiria "Santos em casa, imbatível, Santos fora de casa, irreconhecível"; e eu imagino que muitos santistas imaginaram a mesma coisa, mas o time continuava jogando bem, continuava se movimentando bastante, trocando passes, até a bola chegar no estreante Rodrigão, que só fez a sua estréia ontem, após se lesionar na véspera da partida contra o Botafogo, fez o pivô, teve explosão em direção ao gol, e empata a partida. Logo percebi que esse era o melhor momento do Santos no 1º tempo, e pouco tempo depois, no mesmo lado esquerdo que surgiu o gol de empate, surgiu o gol da virada, gol de Gabriel, mais um gol de Gabriel Barbosa com a camisa do santástico, mais um gol do Santos na partida, mais um gol de Gabigol na temporada, 2 a 1.

No intervalo, deu-se a impressão por parte da torcida que o Santos iria administrar o resultado e que o Fluminense iria se soltar mais para buscar o empate, e consequentemente, a virada. Mas em uma jogada de velocidade, o Santos saiu em busca do terceiro gol quando Léo Citadinni puxou o contra-ataque, passou a bola para quem ??? Rodrigão, que estava acompanhando a jogada, conseguiu tocar na bola, e após a bola desviada pelo zagueiro Wellington Silva, do Fluminense, e advinha quem estava acompanhando a jogada e surgiu de trás para ampliar o placar ? "MENINO DA VILA, SANTISTA E CRUEL, VAI PRA CIMA GABRIEL ... ♫". É isso mesmo, "Gabigoku" apareceu na hora certa para aumentar a vantagem do Alvinegro Praiano Campeão Absoluto Desse ano, 3 a 1.

O Fluminense até que esboçou uma reação com o segundo gol de Marcos Jr, mas o MEU SANTOS É SENSACIONAL, não parou de criar chances de gol, e não se abateu com o gol sofrido, ao contrário, continuou atacando, atacando e atacando, como se fosse uma final de Campeonato; e o Vanderlei estava impossível no gol do Santos, nos primeiros 45 minutos de partida, fez duas defesas impressionantes que me lembraram do Vladimir da partida contra o Corinthians no paulistão do ano passado, em Itaquera, e é claro, de Rodolfo Rodriguez, contra o América, em 1984, na Vila Belmiro, e no segundo tempo, Vanderlei continuava inspirado.

Logo após uma sequência de três finalizações do adversário, o Santos teve mais um contra-ataque, jogada que resultou no primeiro e terceiro gol, que poderia resultar no quarto gol, mas a zaga do Fluminense consegue mandar pra escanteio quando Gabriel tentou passar a bola para Thiago Maia. Após escanteio cobrado por Lucas Lima, advinha quem aparece para dar assistência ? Rodrigão ! Que estréia hein ? Mas que estréia ? 1 jogo, 1 gol e 1 assistência; Luiz Felipe apareceu na hora certa para deixar o Santos em uma vantagem muito boa na partida. 4 a 2. Depois, o Santos teve mais duas chances com Gabriel, e uma com Lucas Lima que bateu no travessão ... Imaginem se aquela bola tivesse entrado ? Seria Gol Puskas ou apenas um golaço qualquer ? HAHAHAHAHAHAHA

OBS: Esse resultado foi muito bom, muito tranquilo, muito favorável e também, muito desejado por nós santistas, que sempre queremos muito que o time vença seus jogos, ou que ao menos, não deixe de somar pontos em um Campeonato Brasileiro de pontos corridos, que de uns anos pra cá se tornou muito competitivo, inclusive jogando fora de casa, e o Santos fez uma excelente partida não só fora de casa, mas também no Campeonato, e podemos concluir, que o Santos pode sim, jogar fora de casa com a mesma intensidade que joga na Vila Belmiro ou no Pacaembu (quando o Santos manda jogos lá), pois o Santos tem um time muito bom para disputar uma vaga na Libertadores, e talvez pelo título, desde que não deixe de somar pontos fora de casa. Cheguei a conclusão de que uma boa equipe, começa com um bom goleiro, Vanderlei, a cada partida eu tenho a certeza de que ele é aquele goleiro que o santista sente muita confiança, muita segurança e que está sempre no lugar certo e na hora certa, para tentar evitar que o pior aconteça, muito discreto e muito eficiente também. Luiz Felipe me parece ser aquele zagueiro muito calmo, muito técnico também, e que tem estatura física muito boa e muito equilibrado também, outro que pode ser útil no esquema tático de Dorival Júnior, enquanto David Braz ou Gustavo Henrique não estiverem disponíveis. Léo Citadinni, é outro que sempre recebe críticas do torcedor quando não faz boas partidas, parece que muitos de nós vamos ter que queimar a nossa língua, pois esse moleque está me surpreendendo a cada partida, desde a partida contra o Botafogo, ele tem mostrado uma evolução que eu nunca havia percebido em um jogador de sua posição antes, a última vez que notei isso, foi com Ganso e Wesley, e o cara que iniciou a jogada do gol de empate, do terceiro gol, está evoluindo, mas eu acho que ele se desgasta muito rápido no segundo tempo, por isso que eu acho que ele deveria ser utilizado durante as partidas, pois Lucas Lima ainda é o dono da posição em que temos muitas opções, como Vitor Bueno, Ronaldo Mendes, Elano, etc.
Rodrigão, estréia muito surpreendente, espero que esse seja o cara que pode substituir Ricardo Oliveira quando o mesmo estiver indisponível, e Gabriel mostrou porque é um dos melhores jogadores do time, e porque merece estar nos Jogos Olímpicos. E nós vencemos esse jogo com técnica e disciplina, dando o sangue com amor, pela bandeira que ensina, lutar, com fé e com ardor, e espero que o Alvinegro Praiano tenha essa mesma postura nos próximos jogos.


Próxima parada, Pacaembu, contra o São Paulo, espero que nós torcedores santistas, tenhamos, mais uma chance de comemorar mais três pontos para entrar de vez no G-4, e brigar pelo título, pois é como diz o hino Leão do Mar: "Dentro ou Fora do Alçapão".


Com o SANTOS onde e como Ele estiver


sábado, 18 de junho de 2016

Análise: Atlético-PR 1X0 Santos - Campeonato Brasileiro 2016 - 1º Turno


Boa Noite, após as postagens do quadro "Experiências Santásticas (parte 1 e 2)", será a 1ª análise de um jogo do Santos Futebol Clube, desde que o blog foi criado; gostaria de fazer essa análise após mais uma vitória no campeonato, após mais uma vitória fora de casa, mas infelizmente, a vitória não veio. Muitos santistas, como eu, ficaram muito chateados, se eu que fiquei aqui em casa, vendo na TV, fiquei frustrado, imagina aqueles que foram até Curitiba, prestigiar e apoiar a equipe ... Bom, vamos ler a análise a seguir:

Nos primeiros minutos de jogo, eu notei que nem Santos, nem Atlético conseguiam passar do meio de campo, dava a impressão de que os dois times tocavam mais a bola e avançavam menos, e o Santos demorou muito para finalizar, mas quando finalizou, foi com um chute muito forte de Vitor Bueno, aliás, foi um chute tão forte que acertou a trave, que pena ... Deveria ter entrado !

A partir daí que a partida começou a ser mais disputada, após duas chances do Atlético, o Santos também poderia ter inaugurado o placar com Gabriel, mas a trave estava lá ! Deveria ter entrado ! No 2ª tempo, esperava que com as chances criadas no 1º tempo, o Santos voltasse com mais disposição, mas o que eu vi, foi um meio de campo sem criação de jogadas, e a maioria das jogadas eram iniciadas entre o setor defensivo e o lado esquerdo. Enquanto o Santos procurava abrir o placar com uma jogada de Gabriel, o Atlético apostou na marcação sob pressão, algo que me chama muita atenção, é que no momento em que os adversários tocam na bola, a marcação do Santos é feita a distância, mas quando o Santos toca na bola, parece que o time adversário inteiro vai fazer a marcação (se bobear, até o goleiro), tomar a bola, fazer o contra-ataque e fazer o gol,  não foi só no jogo de hoje, em outros jogos também.


Também notei que Joel e Léo Citadinni não fizeram uma boa partida, e se desgastaram muito, principalmente no 2ª tempo, e se eu fosse o treinador do Santos, eu realmente faria as substituições, mas colocaria o Ronaldo Mendes no lugar do Léo Citadinni, e Maxi Rolón no lugar do Joel; digo isso porque só a entrada do Paulinho não seria o suficiente, e o Diogo Vitor tem talento, tem potencial, mas eu achei desnecessário a entrada dele por causa do estilo de jogo dele, creio que é mais centralizado.

Naquele momento, o Santos precisava de velocidade para chegar ao gol adversário, e o Ronaldo Mendes é aquele tipo de jogador que passa a bola, carrega, arrisca mais, e o Citadinni é o oposto, é aquele tipo de jogador que apenas para, olha e toca a bola, e não arrisca muitos chutes a distância, e o Maxi Rolón precisa receber mais oportunidades, as únicas partidas em que ele esteve presente, foram contra o São Bento nas quartas-de-final do Campeonato Paulista, na Vila Belmiro, e contra o Corinthians, em Itaquera, todos no segundo tempo, e ele ficou pouco tempo em campo, e seria bom vê-lo mais vezes, para podermos avaliar as atuações dele. Coincidentemente, a zaga do Santos estava deixando a desejar por muitos jogos, e desde que vencemos o Botafogo, Santa Cruz e Sport, David Braz ou Gustavo Henrique estiveram em campo e não sofremos gols, mas com a suspensão do GH, Yuri, voltante de origem, foi improvisado, e muitos perceberam, que o Santos ganhou muito com a saída de bola, pois Yuri é um jogador que se movimenta muito, sabe marcar, sabe sair jogando e tem bom passe, mas infelizmente, perdemos no jogo aéreo, e foi exatamente isso o que aconteceu, perdemos o jogo em um lance de bola parada, em um lance que precisávamos de jogadores mais altos na grande área naquele momento, talvez isso tenha comprometido o resultado.

OBS: Não estou culpando o Yuri e nem dizendo que se David Braz ou Gustavo Henrique estivessem jogando hoje e estivessem na grande área, não teríamos sofrido o gol naquela jogada, muito pelo contrário, fiz apenas uma análise sobre o jogo de hoje, e notei essa coincidência, que pelo fato da entrada do Yuri improvisado na zaga, ganhamos muito na saída de jogo, que foi um dos nossos pontos fortes, mas o ponto fraco foi a perca no jogo aéreo, e se tratando de jogo aéreo, jogadores altos seriam peças fundamentais para aquele momento. 

Particularmente, eu gostei da atuação de cinco jogadores no jogo de hoje: Vanderlei, como sempre, sempre mostrando que é um goleiro de confiança, Luiz Felipe me parece ser um zagueiro muito técnico, calmo e eficiente, Zeca está evoluindo a cada jogo e mostra que um dos melhores laterais-esquerdos no Brasil (ou se não, o melhor) e é nome certo para os Jogos Olímpicos; Yuri mostrou que pode jogar em qualquer posição, é um jogador versátil, ágil, se movimenta bastante, e pode ser muito útil enquanto estiver no Santos. Gabriel mostra que se Lucas Lima e/ou Ricardo Oliveira estão ausentes, pode resolver em uma jogada, e não é a toa que é um dos melhores jogadores do Santos nessa temporada, mas o Santos não pode depender só destes três últimos jogadores (GOL = Gabriel, Oliveira e Lucas Lima), precisa entrosar mais o elenco, dar mais chances aos jogadores que estão no elenco, e precisa investir mais no elenco, principalmente no setor defensivo, pois é lá onde o Santos mais precisa se reforçar, e espero que o Alex volte.


Bom, é isso ai, mesmo que o resultado positivo não veio, não vamos nos desanimar, vamos continuar acreditando que o Santos pode muito mais nesse campeonato, não só brigar pelo G4 ou ficar no meio da tabela, acredito que o Santos consegue brigar pelo título, desde que o time esteja completo; com a chegada dos reforços e da volta de Ricardo Oliveira, acredito que teremos uma colocação muito melhor nesse campeonato, do que no ano passado.


Com o SANTOS onde e como Ele estiver ...


sexta-feira, 17 de junho de 2016

Experiências Santásticas - Parte 2

Olá, no post anterior, falei sobre o início da minha vida como um admirador do futebol, e sobre as minhas primeiras experiências como torcedor santista com o nome do post: "Experiências Santásticas - Parte 1", e como eu percebi que se eu escrevesse tudo em um único post, decidi dividir em partes, e esta é a parte 2. Mas eu ainda não sei em quantos posts eu vou dividir com este nome, mas está ai: "Experiências Santásticas - Parte 2".

Depois da conquista da Copa do Mundo de 2002, pela Seleção Brasileira, e do Campeonato Brasileiro do mesmo ano, conquistado pelo Glorioso Alvinegro Praiano, passei a acompanhar o futebol, não só o futebol brasileiro, mas também o futebol europeu (principalmente o espanhol), e eu me lembro que gostava muito de ver o Real Madrid jogar, pois além de jogar de branco, igual a "SeleSantos", tinha Ronaldo, Roberto Carlos, Zidane, Raul, Cassillas, Morientes, enfim, era um time galático. Começava a temporada, e como toda criança santista que mal acabara de ver o seu time campeão em pouco tempo de vida, já queria ver outro título, como eu estava começando a acompanhar o futebol, por mim, poderia ser qualquer título que ficaria satisfeito, se o Santos tivesse vencido a Portuguesa Santista no Ulrico Mursa, vencido o São Paulo na Vila Belmiro, e depois ter chegado na Final, eu tenho certeza que o Santos seria campeão, pois poderia ter enfrentado o Corinthians, que foi o campeão daquela edição, já que o Santos tinha disputado 5 partidas contra o rival no ano anterior, e vencido todas, inclusive a final memorável e inesquecível. Futebol para ganhar, tinha de sobra, mas também precisava ter sorte, e a sorte não estava do nosso lado naquela competição, mas mesmo assim, isso não abalou muito os santistas, pois muitos queria mesmo era a conquista da Libertadores.

No início da campanha, na 1º fase, ainda tínhamos TV a cabo em casa (NET), e assistimos alguns jogos na Fox Sports, mas como meu pai estava desempregado, certamente era necessário cortar gastos, mas o restante dos jogos foi transmitido na TV aberta (Globo), e certamente assistimos o jogo memorável que decidiu a classificação para as quartas-de-final, contra o Nacional-URU, que foi decidido nos pênaltis, e o Fábio Costa estava inspirado ! Cada defesa que ele fazia, comemorávamos como se fosse um gol, tive a impressão de que comemoramos mais as defesas do Fábio Costa do que os gols do Santos nas penalidades. Depois passaram-se as quartas-de-final, as semis, e depois chegou a final, e era contra ninguém nada mais, e nada menos do que o Boca Juniors. Como eu era criança, eu estava começando a assistir as partidas de futebol, e tinha visto o Santos ser campeão brasileiro recentemente, e eu já imaginava que o time seria campeão antes mesmo do jogo começar, mesmo depois do Santos ter perdido a primeira partida por 2x0 em Buenos Aires, eu ainda acreditava no meu time, nem mesmo o gol do Tévez me desanimou, e depois que o Alex empatou o jogo, eu vibrei tanto, mas tanto, que eu até fiquei emocionado, e acreditava que sim, era possível reverter o placar. Porém, eu não imaginava que o Boca conseguiu fazer mais dois gols e vencer não só a partida, como também o título, e eu lembro que foi muito doloroso pra mim, e depois eu passei o restante das férias jogando ISS 98 pelo Nintendo 64 (pois é, ainda tinha o Nintendo 64), e editei os nomes de todos os jogadores do Brasil e substitui pelos nomes dos jogadores do Santos, e toda vez que enfrentava a Argentina, eu tinha muita vontade de ganhar, pois como criança. sentia que era uma revanche pela final perdida para o Boca.


Daí veio o brasileiro, e fomos vice, mas mesmo assim eu não ficava desanimado, e depois chegou o ano de 2004, e mais uma vez, muita expectativa de conquistar mais títulos, entre eles, o Brasileirão, e foi um pouco difícil no começo, ver jogadores entrando e saindo, treinador indo embora e depois entrando outro, mas eu acreditava que ainda seríamos campeões brasileiros, e foi exatamente isso que aconteceu. 
Ganhamos, mas foi com técnica e disciplina, dando o sangue com amor, pela bandeira que ensina, lutar com fé e com ardor; aquela conquista mostrou que era possível, um time que jogava um futebol bonito, ser campeão na raça, o que viria a se repetir em 2010, e só de pensar que no início do ano tínhamos 3 goleiros: Doni, Júlio Sérgio e Mauro, e depois terminarmos a temporada com Nelson Tapia como reserva do Mauro, que era 3ª goleiro e terminou o ano como titular. Um ataque de respeito com Robinho, Deivid e Basílio, e ainda contávamos com Zé Elias, Preto Casagrande, Elano e Ricardinho que ao meu ver, se redimiu após uma passagem apagada no São Paulo, e que três anos antes, fez um dos gols mais doloridos que o torcedor santista já viu, o gol da virada dos galinhas na semifinal do paulista de 2001, no Morumbi; foi fundamental na conquista do Campeonato Brasileiro de 2004, com gols de falta, pênalti, troca de passes, assistências, jogou muito, acredito que depois daquele título, ele virou ídolo da torcida santista, e vejo que ele conseguiu substituir Diego, que havia se transferido para o Porto-POR, Paulo César jogando muito bem na lateral direita, Léo, como sempre, honrando o manto sagrado, e quanto a André Luiz, Leonardo, Ávalos, Domingos, até que foram bem, mas eu preferia André Luiz e Alex, as torres gemêas.


Ainda não sei quando sairá a parte 3 do bloco "Experiências Santásticas", mas eu sei que vou relatar o período de 2005-2007.


Com o SANTOS onde e como Ele estiver ...








quinta-feira, 16 de junho de 2016

Experiências Santásticas - Parte 1



Boa Noite, eu estive planejando em criar um blog faz alguns meses, pois eu ainda não tinha em mente sobre qual assunto. Não tinha certeza se era sobre política, religião (nesse caso, o Catolicismo, pois eu sou católico), sobre animação japonesa (Animes, pois eu gosto muito de assistir), de esportes também, principalmente futebol. Mas quando eu penso sobre o Futebol, eu comecei a pensar se eu falaria sobre o futebol de modo geral, ou seja, sobre o futebol brasileiro, sul-americano, europeu, asiático, ou apenas do meu clube, nesse caso, o Santos Futebol Clube.

E a ideia sobre criar um blog sobre o Santos Futebol Clube amadureceu mais desde a vitória sobre o Botafogo por 3 a 0, no Pacaembu; eu estava lá. Sozinho, mas eu estava. Eu sei que existem muitos blogs de muitos clubes e também do Santos, então eu pensei que não seria uma má ideia criar mais um blog sobre O MAIOR DO SÉCULO XX NAS AMÉRICAS.

Porém, como o próprio nome do título diz, vou falar aqui sobre as minhas "experiências santásticas", que envolve todo o processo em que comecei a realmente torcer e acompanhar o Santos Futebol Clube, não só o futebol de modo geral.

Assim como existem pessoas que admiram ou até respeitam outros clubes, eu já passei por uma experiência surpreendente quando eu tinha 5 anos, e foi com o São Caetano, que tinha um bom time, muitos lembram que até chegou na final da Libertadores dois anos depois, antes do nosso maior rival ... hahahahahahahaha

Mas me entristeci quando perdeu para o Vasco naquela final, mas depois de muitos anos, percebi que o Vasco também tinha uma equipe muito boa, mas eu só comecei a assistir jogos de futebol mesmo, com 7 anos de idade, dois anos depois, na Copa do Mundo de 2002.



Muita gente sabe que naquela seleção, não teve um jogador do Santos convocado naquela época, ou seja, um jogador que jogava no Santos FC naquela época na Seleção Brasileira, mas tenho certeza que valeu a pena acordar no meio da madrugada, bem cedo para assistir os jogos, e eu me lembro muito não só das vitórias, mas também dos detalhes, da forma que a seleção jogava, e também da forma que craques como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos, Rivaldo jogavam, me fez gostar ainda mais de futebol.

Depois que passou a Copa do Mundo, veio o tão memorável e inesquecível Campeonato Brasileiro de 2002, muitos santistas sabem dos problemas que o clube passou no início da temporada, muitos lembram da crise financeira do clube, e o que poucos imaginavam, é que com um time com muitos garotos da categoria de base fossem capazes de trazer um título tão importante como o Campeonato Brasileiro. Durante o período de 18 anos (1984-2002), o Santos conquistou apenas 2 títulos: Torneio Rio São Paulo em 1997, e a Copa Conmebol em 1998, mas esses títulos não são reconhecidos e são muito desvalorizados por muitos torcedores santistas, que estavam a espera de uma conquista de mais expressão como um Campeonato Paulista ou um Brasileiro, que chegou perto em 1995, mas um cidadão chamado Márcio Rezende de Freitas impediu isso. Daí começa o Brasileirão, e quanto mais o Santos ganhava seus jogos, quanto mais o Santos jogava bonito, mais eu acompanhava, e daí eu me imaginava jogando com a camisa do Santos em um futuro próximo; e com 21 anos, no ano de 2016, depois de 14 anos, depois de muito tempo de reflexão, eu começo a pensar: Como é possível que uma criança de 7 anos goste tanto assim de futebol ? Na verdade, eu não sei ! Mas eu vou descobrir ! O que muita gente vai estranhar e vai me questionar, é que o clássico entre Santos x São Paulo que eu mais gostei, foi justamente um clássico em que o Santos perdeu, e foi no Campeonato Brasileiro de 2002, aquele clássico que ficou 3 a 2 pros Bambis e o Diego sambou em cima do escudo deles que parece mais com uma cueca HAHAHAHAHAHA ... Mas o clássico entre Santos x São Paulo que eu mais gostei, e que o Santos ganhou, ai eu não lembro, pois nos últimos anos eu só vejo o Santos eliminando o São Paulo nas semifinais e isso parece que virou rotina (2016 foi exceção), mas se eu tivesse que escolher um único jogo, eu escolheria a semifinal de 2012, quando ganhamos por 3 a 1, com hat-trick do Neymar, um dos 10 melhores jogadores que eu vi jogar no Santos.
Voltando para 2002, o jogo mais memorável mesmo, foi a final contra o Corinthians, memorável mesmo, depois de fazer 1 a 0, e tomar a virada, faltando poucos minutos para o fim do jogo e do campeonato, não poderíamos tomar mais um gol, pois se isso acontecesse, JÁ ERA ! Mas como isso não aconteceu, o Santos virou o jogo e ficou com a taça. Outra parte memorável daquele 15 de Dezembro de 2002, foi um churrasco que o meu avô materno (que Deus o tenha), fez e curiosamente: ele era corintiano ! Não ! você não leu errado ! Meu avô materno que era corintiano fez um churrasco mesmo depois de ver o time dele perder um título contra o Santos que era e sempre será o meu time, e também do meu pai.

Gostaria de escrever mais sobre esse tema, mas eu percebi que vai ficar muito extenso em um texto só, então pretendo dividir isso em partes, até a próxima postagem.



Com o SANTOS onde e como Ele estiver.





Apresentação

Olá, sou Otávio Melo, tenho 21 anos, nasci e moro na cidade de São Paulo-SP, torcedor do Santos Futebol Clube, estou inaugurando este blog com a intenção de apresentar minhas próprias análises sobre jogos do Santos, possíveis negociações, contratações, curiosidades e também experiências que tive como torcedor santista e que gostaria de compartilhar com todos os santistas e admiradores do Santos Futebol Clube.

Só para constar, se você que está lendo isso, não respeita a história do Santos, eu sugiro que nem acesse esse blog posteriormente, pois este blog foi feito exclusivamente para torcedores santistas, e se você é corintiano, são paulino, palmeirense, ou torcedor de qualquer outro time e que não respeita o nome do Santos Futebol Clube, é melhor procurar outro blog relacionado ao futebol., ao seu clube, e/ou também, para qualquer assunto de seu interesse.

Com o SANTOS Onde e Como Ele estiver ...