sábado, 12 de novembro de 2016

Análise: Ponte Preta 1x2 Santos - Campeonato Brasileiro 2016 - 2º Turno


A partida entre a Associação Atlética Ponte Preta e Santos Futebol Clube que estava prevista para o sábado dia 05/11, ás 21h, foi transferida para o domingo dia 06/11, ás 11h, devido ao pedido da Polícia Militar de Campinas prevendo a possibilidade de um encontro entre torcedores do Guarani e da Ponte Preta, em função da final do Campeonato Brasileiro da Série C, em caso de título do time bugrino, já que os estádios das duas equipes campineiras são separados por uma avenida e o horário das duas partidas eram semelhantes. Nós entendemos as razões pela mudança da troca da data e do horário, pois as razões são compreensíveis, pelo menos eu penso assim, mas será que a CBF não imaginou essa possibilidade assim que o Guarani foi para a final do Campeonato Brasileiro da Série C contra o Boa Esporte ? Se fosse para fazer essa mudança, deveria ter sido feita 48 horas antes da partida e não 24 horas, pois isso prejudicou muitos torcedores que gostariam de acompanhar a partida, e alguns não puderam comparecer em função do horário do ENEM, então faltou respeito por parte da CBF, que não tem nenhuma credibilidade e nem organização na tabela do Campeonato Brasileiro há um bom tempo, inclusive em jogos do Santos, pois todos nós sabemos que o desempenho do Santos atuando ás 11 horas da manhã não é o mesmo quando joga em outros horários, mas isso foi mais uma tentativa de impedir que o Santos vencesse o jogo e continuasse na briga pelo título brasileiro. No dia 06 de Novembro de 2016, o Santos venceu a Ponte Preta de virada por 2 a 1, no Estádio Moisés Lucarelli, o Majestoso. William Potker abriu o placar para os donos da casa de pênalti e Ricardo Oliveira e Copete marcaram os gols que definiram a vitória do Santos e a classificação para a Libertadores de 2017. O Santos não disputava a Libertadores desde 2012, ano do seu centenário, quando foi eliminado pelo futuro campeão da competição, o Corinthians (que eu não gosto de lembrar), na semifinal da competição continental.


PARTIDA

O Santos começou bem a partida, mas quando David Braz fez um pênalti desnecessário aos 20 minutos da primeira etapa e Willian Potker fazer 1 a 0 para a Ponte Preta, parecia que tudo realmente iriam dar errado para o Santos. Quando as outras poucas chances de gol criadas pelo Alvinegro da Vila Belmiro e a pressão da Ponte Preta durante os primeiros 45 minutos de jogo, realmente poderíamos pensar se tudo realmente daria errado para o Santos e enfim, dar "adeus" ao título. Mas ainda nos restavam mais 45 minutos para reverter uma situação em um cenário totalmente controverso: mudança na data e horário de partida, calor intenso, 30° C e o placar favorável ao adversário; parecia que tudo iria dar errado. Mas o jogo ainda não tinha acabado; Dorival Júnior poderia ter substituído David Braz que até então, estava fazendo uma péssima partida, e colocar Yuri, mas fez o contrário, manteve o "blindado" David Braz e sacou Fabián Noguera. Parecia que não iria dar certo, mas o time ganhou mais saída de jogo, e como Yuri sabe jogar como volante e zagueiro, o Santos começou a melhorar na partida. Mas o treinador santista queria mais, e resolveu sacar Vitor Bueno, que além de voltar de contusão, estava fazendo uma partida discreta e colocou Léo Cittadini; Parecia que tudo poderia não dar certo para o Santos, mas foi só o "Kaká Genérico" tocar três vezes na bola, e Ricardo Oliveira aproveitar o rebote, que todo cenário, que estava contra o Santos, foi revertido. A entrada de Léo Cittadini mudou a história da partida. 1 a 1; e o Santos ainda estava vivo no jogo.

Depois do gol de empate de Ricardo Oliveira, que foi iniciada por Léo Cittadini, o Santos passou a dominar a partida, e criou mais oportunidades de gol, começou a sufocar a Ponte Preta; parecia que estava na Vila Belmiro. O gol da virada estava amadurecendo, era só questão de tempo. David Braz, que além de ter feito um pênalti infantil e desnecessário no 1° tempo, estava fazendo uma péssima partida e tentou se redimir lá na frente, mas quando teve a chance de fazer isso, perde o equilíbrio, e desperdiça a chance de virar o jogo. Que pena !


Mas o melhor ainda estava por vir, e o gol da vitória santista sairia dentro de alguns instantes, e o torcedor não se importava em como seria: se seria com o jogador em posição de impedimento não marcado, gol de mão, pênalti inexistente, gol "espírita" ou qualquer tipo de gol, mas sentia que o gol sairia a qualquer momento, e aos 42 minutos do 2° tempo, Léo Cittadini mais uma vez estava com a bola, e toca para o fundo do gol, mas antes que a bola entrasse, Jonathan Copete que estava acompanhando a jogada, aproveitou a oportunidade e apenas empurrou a bola para o fundo do gol de Aranha. 2 a 1 pro peixe. O próprio goleiro Aranha bem que tentou mudar a história do jogo, indo para a grande área, mas foi em vão e o Santos garantiu os 3 pontos em um cenário totalmente irreversível: Jogando fora de casa, com data e horário da partida alterados, sol forte e calor, começando o jogo perdendo ... Enfim, Ainda estamos vivos !

Parece que o "burrival" como alguns modinhas ou "santistas de IBGE" costumam o chamar quando o Santos empata ou perde alguma partida importante e/ou quando erra ao escalar e/ou substituir algum jogador, queimou a língua de muitos ! Poderia ter errado em manter David Braz, mas acertou com as entradas de Yuri, que deu mais liberdade na saída de bola e Léo Cittadini, que surpreendeu a todos; nem o torcedor mais otimista imaginava que um jogador, que até alguns jogos era tão criticado, pudesse fazer a diferença, e fez. Participou dos gols do Santos na partida e deu assistência para o segundo gol. Realmente merece aplausos ! E tivemos a estréia do jovem atacante Arthur, que mostrou ser um jogador velocista, com um grande vigor físico, e que pode ser útil a equipe da Baixada Santista nesta reta final do Campeonato. Se tem alguém que merece todos os créditos pela vitória, é ele: Dorival Júnior ! Parabéns Comandante !




Se existe outro atleta que merece aplausos, esse cara é o colombiano Copete, que além de ser convocado para a seleção colombiana, mais uma vez decidiu a partida ! Se não decidiu fazendo uma assistência ou fazendo uma jogada individual, que é um dos seus pontos fortes, foi fazendo . Todos nós podemos ter certeza de que Copete está sendo um jogador fundamental para o Santos nesse campeonato, e que chegou na hora certa.


Já se passaram 34 rodadas, e estamos entrando na 35° rodada do Campeonato Brasileiro de 2016 e op Santos está em uma posição que ninguém mais imaginava que pudesse chegar nessa reta final do campeonato: 2° lugar ! NÃO ! VOCÊ NÃO LEU ERRADO ! O Santos está na vice-liderança ! Com o empate do Flamengo contra o Botafogo e a vitória do Santos em cima da Ponte Preta, conseguimos a vice-liderança, agora só dependemos de nós e de no mínimo dois ou três tropeços (duas derrotas e um empate ou dois empates e uma derrota)  do líder Palmeiras. Faltam 12 pontos para serem disputados, o Palmeiras precisa de no mínimo, 7 pontos (duas vitórias e um empate), para conquistar o enea (lembrando que eles também tem 8 títulos do Campeonato Brasileiro, apesar que ganharam dois em um ano* só, mas ganharam).
Se o Santos vence todos os jogos que restam (Vitória em casa; Cruzeiro e Flamengo fora; e América-MG fora) e o Palmeiras perde duas partidas, o Santos alcança a liderança e conquista o enea, mesmo que a pontuação de ambas as equipes continue a mesma, pois o Santos teria uma vitória a mais, de acordo com as simulações feitas no site do globoesporte.com. Sabemos que se o Santos tivesse vencido pelo menos um dos dois jogos contra o Figueirense e a partida contra o Grêmio na Vila Belmiro, poderíamos estar na liderança, mas agora não é hora de chorar pelo leite derramado, é hora de continuar brigando pelo título ! A vaga na Libertadores, já foi alcançada, agora é lutar pelo título, e não adianta secar o Palmeiras e não fazer a nossa parte, pois sabemos que o futebol é uma caixinha de surpresas, e que a qualquer momento, tudo pode mudar !




SANTOS O TIME DA VIRADA !
SANTOS O TIME DO AMOR !

* o ano em que o Palmeiras conquistou o Campeonato Brasileiro duas vezes foi em 1967, quando ainda eram chamados de Torneio Roberto Gomes Pedrosa e Taça Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário