quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Opinião: Chapecoense: um time que surpreendeu o Brasil e conquistou o coração de todos


Ninguém gosta de saber quando algum amigo ou ente querido morre, seja por uma doença ou em tentativas de assaltos. Mas quando muitas pessoas perdem suas vidas em um acidente de avião quando estavam prestes a fazer aquela que seria a partida mais importante de sua história ? Quando estavam fazendo aquilo que mais amam ? E se esse time fosse o meu, o seu, o nosso, com certeza estaríamos em estado de choque; imagina se acontece com um time que ganhou a admiração de muitos torcedores brasileiros nesses últimos anos ? Esse time é a Portuguesa de Desportos ? É o Juventus da Mooca ? É o Guarani ou a Ponte Preta de Campinas ? É o Juventude ? É o América-RJ ou o Bangu ? Se você pensou nessas equipes, você errou todas as alternativas ! Esse time é a Associação Atlética Chapecoense. Não. Você não leu errado. Essa tragédia aconteceu com a equipe da CHAPECOENSE que estava prestes a disputar aquela que seria a partida mais importante de sua história, em busca daquele que poderia/ ainda pode ser a sua maior conquista em 43 anos de existência; aquela equipe que ganhou a simpatia de muitos apaixonados por futebol que com certeza abririam mão de muitos momentos marcantes que viveram pelos seus clubes, só para que as vítimas desse acidente continuassem vidas. Este é o momento em que o torcedor corinthiano deixaria o Diego Souza marcar aquele gol que certamente impediria o Corinthians de conquistar um de seus maiores títulos de sua história; o são paulino deixaria a cobrança de falta de Gerrard entrar embaixo da meta de Rogério Ceni, que poderia custar o tricampeonato mundial do clube; o palmeirense abriria mão do 9° título brasileiro e o "cheirinho de hepta" do Flamengo ainda existiria, poderíamos desejar que Ronaldo não tivesse se recuperado a tempo de participar da Copa do Mundo de 2002 ou não ter marcado os gols que fez na final contra a Alemanha e poderíamos ainda ser tetracampeões mundiais; os vascaínos poderiam desejar que Juninho Pernambucano não fizesse aquele gol de falta contra o River Plate em 1998, e não teria conquistado a Libertadores; o botafoguense sentiria-se envergonhado com a forma que seu time venceu o Campeonato Brasileiro de 1995 diante do Santos; os italianos desejariam que Paolo Rossi não tivesse feito os três gols da vitória italiana sobre a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982, o santista poderia abrir mão dos títulos mais importantes do clube no século XXI como o Brasileiro de 2002, a Copa do Brasil de 2010 ou a Libertadores de 2011. Este momento não é a melhor ocasião para pensar em vencer jogos e ser campeão.
Não nas condições em que grande parte da população brasileira e mundial se encontra, foi uma situação em que todos nós ficamos chocados e sabemos que poderia ter acontecido com qualquer time; além dos 19 atletas que estavam vivendo um dos melhores momentos de sua carreira, comissão técnica muito feliz pelo bom momento do clube, jornalistas, funcionários que estavam trabalhando no avião para ganharam o seu pão de cada dia, esperando o momento de poder voltar para casa, reencontrar suas famílias, ver o sorriso estampado no rosto de seus filhos após mais um dia de trabalho. 


É lamentável. Apesar de tudo o que os torcedores dos maiores times do Brasil podem estar desejando no momento, nada disso vai trazer as 76 vítimas de volta á vida, de volta para suas famílias. Tudo o que podemos fazer é pedir á Deus que conforte o coração das famílias das pessoas que perderam seus ente queridos nesse acidente trágico, que pegou muita gente de surpresa, pois sabemos que eles estão em um lugar melhor, onde não há doenças, mortes, tristeza e dor. A Associação Atlética Chapecoense foi um time muito surpreendente nos últimos anos, está na 1° divisão desde 2014 e dois anos depois chegou na final de um torneio sul-americano, mesmo não sendo considerada uma equipe grande no cenário nacional, tem o respeito de todos, é um exemplo a ser seguido.
É um time com os salários em dia, com uma boa administração, um time que a cidade de Chapecó abraçou assim como São Caetano do Sul fez com o São Caetano no inicio dos anos 2000. Muitas pessoas não costumam ter um segundo time para torcer, mas hoje eu tenho o meu segundo time e não é nem o Real Madrid e nem o Barcelona, é a Chapecoense.



#Fechadocomachape
#Chapeterror
#Forçachape


OBS: POR ESSA RAZÃO NÃO HAVERÁ A ANÁLISE DAS PARTIDAS CONTRA CRUZEIRO E FLAMENGO NESSA SEMANA. AS ANÁLISES DAS RESPECTIVAS PARTIDAS SÓ SERÃO POSTADAS A PARTIR DO PRÓXIMO DOMINGO ASSIM COMO DO AMISTOSO CONTRA O BENFICA, QUE ESTÁ EM FASE FINAL. QUE DEUS ABENÇOE A TODAS AS FAMÍLIAS DAS VÍTIMAS DO ACIDENTE AÉREO NA COLÔMBIA.

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Análise: Santos 3x2 Vitória - Campeonato Brasileiro 2016 - 2° Turno


Faltavam 9, depois 6 e agora faltam 4. Será que estamos vendo "2004 - Parte 2" ou isso não passa de um sonho ? Parece que virou uma espécie de "corrida maluca" entre dois pilotos disputando o Énea e um outro piloto brigando por fora pelo famoso "cheirinho de hepta", só não sabemos o que realmente vai acontecer ...
Podemos imaginar vários cenários por exemplo: "Santos vence Cruzeiro e Flamengo fora de casa e assume a liderança após o Palmeiras perder para o Botafogo e empatar com a Chapecoense" ou o Santos vencer esses jogos e o Palmeiras empatar os dois ou o Santos vencer todos os jogos e o Palmeiras somar apenas 5 pontos e o Santos conseguir a liderança e o título na última rodada aos 50 minutos do 2° tempo (seja fazendo um gol ou o Vitória marcando o seu gol) ... Que imaginação hein Santásticos ? HAHAHA

Mais uma vez o Santos fez a lição de casa, e conquistou os 3 pontos diante do Vitória, na Vila Belmiro. Copete teve a felicidade de marcar dois gols e de sofrer o pênalti convertido por Ricardo Oliveira que resultaram na vitória de 3 a 2 no Alçapão da Vila. Com a vitória sobre os baianos e o empate entre Palmeiras e Atlético-MG em Belo Horizonte - MG, a diferença de pontos entre Santos e Palmeiras que eram de 6 pontos, caiu para 4 pontos. O Santos pode terminar a próxima rodada com um ponto atrás da equipe palestrina, caso vença o Cruzeiro e o rival perca para o Botafogo.

PARTIDA

Para o Santos, a prioridade é sempre vencer, ainda mais quando a distância para o líder diminui a cada rodada. Eram 9 pontos que se tornaram 6 pontos, e que agora são 4 pontos que separam Santos e Palmeiras. Mas para isso acontecer, primeiramente, era necessário vencer o Vitória e o Palmeiras "tropeçar" em Belo Horizonte-MG. Para quem acompanhou a partida sabe-se muito bem que o Vitória veio para dificultar a saída de bola do Santos, ou seja, com certeza o time rubro-negro iria buscar os três pontos a qualquer custo, e o Santos como time da casa, conseguia controlar a partida, e já havia criado mais chances de gol, e a cada finalização, dava certeza ao torcedor de que o gol sairia, a qualquer momento. Foram necessários 35 minutos para Lucas Lima passar a bola para Copete fazer 1 a 0 para o Peixe. Santos 1 a 0.

Ainda restavam mais 45 minutos para decidir o jogo, e com certeza não pode faltar emoção. Mas quem decidiu isso não foi só um dos nossos zagueiros que mais uma vez não fizeram uma atuação brilhante, mas do árbitro que viu pênalti de Yuri quando tentou ajeitar a bola com o peito para Vanderlei, mas o juiz interpretou que o jogador santista ajeitou com o braço. Marinho, o novo "jogador folclórico" do nosso país, empata para o time rubro-negro. 1 a 1. Que m***@ hein ? Sabia não ! HAHAHAHAHAHA

Mas o Santos não iria abaixar a cabeça e se entregar facilmente, e 5 minutos depois, Copete recebe novamente, um belo passe de Lucas Lima, mas dessa vez é derrubado na grande área e é pênalti para o Alvinegro da Vila Belmiro. Esse jogo parecia um "boomerang": tudo o que vai, volta; se o Vitória teve um pênalti ao seu favor, porque o Santos não ? Ah ! É Oliveira ! Ah ! É Oliveira ! Ah ! pênalti convertido por Ricardo Oliveira deixa o Santos na frente outra vez ! 2 a 1 para o Glorioso Alvinegro Praiano, Campeão Absoluto Desse Ano (Se Deus quiser ...)

Estávamos satisfeitos com o fato de que o Santos estava vencendo e que estava conquistando os três pontos para continuar brigando pelo título. Mas não estávamos satisfeitos com o resultado, obviamente o torcedor santista, que sempre foi o mais exigente, queria mais, e Copete mais uma vez, após troca de passes entre Lucas Lima e Victor Ferraz, e rebote do goleiro adversário, aproveitou e fez 3 a 1 para o Peixe. Parecia que tudo estava decidido, mas Serginho diminui o placar no "apagar das luzes", faz o seu primeiro gol como jogador profissional, na Vila Belmiro, mas não pelo Santos, e sim pelo Vitória, que acabou derrotado. 3 a 2. Parece que a "Lei do Ex" não tem fim mesmo. Que m***@ hein ? Sabia não !

Que este campeonato foi um dos mais disputados desde 2006, (quando passou a ser disputado por 20 clubes) todos nós sabemos, o Santos não faz um campeonato de forma eficiente, objetiva desde 2007, quando foi vice-campeão; de lá pra cá, brigamos para não cair (2008, na 15° colocação e em 2009, na 12° posição), 2010 (8°) e 2011 (10°) cumprimos tabela pelo fato de ter vencido a Copa do Brasil e a Libertadores respectivamente; em 2012, ficamos na 8° colocação e mais uma vez, cumprimos tabela; em 2013, o Santos não só conseguiu a 7° colocação, como também conseguiu ser o melhor paulista no campeonato, mesmo após a saída de Neymar. Em 2014, o time não fez uma temporada brilhante, após ser semifinalista da Copa do Brasil, ocupou a 9° colocação do Campeonato Brasileiro. No ano passado, o Santos chegou a entrar no G-4, mas com o vacilo no final e o vice na Copa do Brasil, ficamos com a 7° posição e "amargou" a desclassificação para a Libertadores do ano seguinte.

Sabemos que muitos nem imaginavam que o Santos estaria disputando o título brasileiro, mesmo após ter desperdiçado pontos importantes contra Figueirense, Internacional, América-MG e Grêmio, o Santos ainda está no páreo. A diferença de pontos que era grande, agora diminuiu; e pode diminuir ainda mais nas próximas rodadas. Mesmo sabendo que eles terão dois jogos em casa, e nós, dois jogos fora, é óbvio que não vai ser fácil. Mas que seria um fato histórico, o Palmeiras não vencer os dois jogos em casa e o Santos vencer os dois jogos fora, isso sem dúvida. Mas em primeiro lugar, tem que vencer o Cruzeiro, porque o que virá do confronto entre Palmeiras vs Botafogo, será consequência. Se em 95 não desistimos, não é agora que o faremos. É agora que temos que mostrar que estamos com o Santos onde e como ele estiver. Ás vezes, dá a impressão de que pelo elenco que o Santos tem, pelo rendimento que o Santos apresentou em alguns jogos, e pelos poucos investimentos feitos em comparação ao rival Palmeiras, de que o Santos chegou longe demais, e que ser vice-campeão estaria de bom tamanho, e que o Santos teria evoluído muito nos últimos anos. Mas ao mesmo tempo, dá a impressão de que a proximidade com o líder, que são 4 pontos, e quando não consegue ganhar na técnica, mas consegue na raça, dá a impressão de que o Santos ainda pode mais ! E pode mesmo ! Se o Santos conseguiu parar uma guerra, porque não pode ser eneacampeão brasileiro ? Se o Santos não ganhar o Brasileirão nesse ano, é possível que consiga na próxima temporada. Mas todos nós queremos que ganhe tudo! Paulista, Brasileiro, Libertadores, Mundial (assim como em 1962) e Copa do Brasil. Campeonato muito longo, muito disputado, com um grande rival como o Palmeiras na liderança, com 4 pontos na frente, com toda a imprensa apostando no eneacampeonato alviverde, e com 88% de chances de conquistar o título, tudo contra. Mas só tem uma coisa: é o Santos que está do outro lado.

... Ô PORCALHADA, PODE ESPERAR, A SUA HORA VAI CHEGAR ... ♫

SANTOS, O TIME DA VIRADA ! SANTOS O TIME DO AMOR !

VAI PRA CIMA DELES SANTOS !









sábado, 12 de novembro de 2016

Análise: Ponte Preta 1x2 Santos - Campeonato Brasileiro 2016 - 2º Turno


A partida entre a Associação Atlética Ponte Preta e Santos Futebol Clube que estava prevista para o sábado dia 05/11, ás 21h, foi transferida para o domingo dia 06/11, ás 11h, devido ao pedido da Polícia Militar de Campinas prevendo a possibilidade de um encontro entre torcedores do Guarani e da Ponte Preta, em função da final do Campeonato Brasileiro da Série C, em caso de título do time bugrino, já que os estádios das duas equipes campineiras são separados por uma avenida e o horário das duas partidas eram semelhantes. Nós entendemos as razões pela mudança da troca da data e do horário, pois as razões são compreensíveis, pelo menos eu penso assim, mas será que a CBF não imaginou essa possibilidade assim que o Guarani foi para a final do Campeonato Brasileiro da Série C contra o Boa Esporte ? Se fosse para fazer essa mudança, deveria ter sido feita 48 horas antes da partida e não 24 horas, pois isso prejudicou muitos torcedores que gostariam de acompanhar a partida, e alguns não puderam comparecer em função do horário do ENEM, então faltou respeito por parte da CBF, que não tem nenhuma credibilidade e nem organização na tabela do Campeonato Brasileiro há um bom tempo, inclusive em jogos do Santos, pois todos nós sabemos que o desempenho do Santos atuando ás 11 horas da manhã não é o mesmo quando joga em outros horários, mas isso foi mais uma tentativa de impedir que o Santos vencesse o jogo e continuasse na briga pelo título brasileiro. No dia 06 de Novembro de 2016, o Santos venceu a Ponte Preta de virada por 2 a 1, no Estádio Moisés Lucarelli, o Majestoso. William Potker abriu o placar para os donos da casa de pênalti e Ricardo Oliveira e Copete marcaram os gols que definiram a vitória do Santos e a classificação para a Libertadores de 2017. O Santos não disputava a Libertadores desde 2012, ano do seu centenário, quando foi eliminado pelo futuro campeão da competição, o Corinthians (que eu não gosto de lembrar), na semifinal da competição continental.


PARTIDA

O Santos começou bem a partida, mas quando David Braz fez um pênalti desnecessário aos 20 minutos da primeira etapa e Willian Potker fazer 1 a 0 para a Ponte Preta, parecia que tudo realmente iriam dar errado para o Santos. Quando as outras poucas chances de gol criadas pelo Alvinegro da Vila Belmiro e a pressão da Ponte Preta durante os primeiros 45 minutos de jogo, realmente poderíamos pensar se tudo realmente daria errado para o Santos e enfim, dar "adeus" ao título. Mas ainda nos restavam mais 45 minutos para reverter uma situação em um cenário totalmente controverso: mudança na data e horário de partida, calor intenso, 30° C e o placar favorável ao adversário; parecia que tudo iria dar errado. Mas o jogo ainda não tinha acabado; Dorival Júnior poderia ter substituído David Braz que até então, estava fazendo uma péssima partida, e colocar Yuri, mas fez o contrário, manteve o "blindado" David Braz e sacou Fabián Noguera. Parecia que não iria dar certo, mas o time ganhou mais saída de jogo, e como Yuri sabe jogar como volante e zagueiro, o Santos começou a melhorar na partida. Mas o treinador santista queria mais, e resolveu sacar Vitor Bueno, que além de voltar de contusão, estava fazendo uma partida discreta e colocou Léo Cittadini; Parecia que tudo poderia não dar certo para o Santos, mas foi só o "Kaká Genérico" tocar três vezes na bola, e Ricardo Oliveira aproveitar o rebote, que todo cenário, que estava contra o Santos, foi revertido. A entrada de Léo Cittadini mudou a história da partida. 1 a 1; e o Santos ainda estava vivo no jogo.

Depois do gol de empate de Ricardo Oliveira, que foi iniciada por Léo Cittadini, o Santos passou a dominar a partida, e criou mais oportunidades de gol, começou a sufocar a Ponte Preta; parecia que estava na Vila Belmiro. O gol da virada estava amadurecendo, era só questão de tempo. David Braz, que além de ter feito um pênalti infantil e desnecessário no 1° tempo, estava fazendo uma péssima partida e tentou se redimir lá na frente, mas quando teve a chance de fazer isso, perde o equilíbrio, e desperdiça a chance de virar o jogo. Que pena !


Mas o melhor ainda estava por vir, e o gol da vitória santista sairia dentro de alguns instantes, e o torcedor não se importava em como seria: se seria com o jogador em posição de impedimento não marcado, gol de mão, pênalti inexistente, gol "espírita" ou qualquer tipo de gol, mas sentia que o gol sairia a qualquer momento, e aos 42 minutos do 2° tempo, Léo Cittadini mais uma vez estava com a bola, e toca para o fundo do gol, mas antes que a bola entrasse, Jonathan Copete que estava acompanhando a jogada, aproveitou a oportunidade e apenas empurrou a bola para o fundo do gol de Aranha. 2 a 1 pro peixe. O próprio goleiro Aranha bem que tentou mudar a história do jogo, indo para a grande área, mas foi em vão e o Santos garantiu os 3 pontos em um cenário totalmente irreversível: Jogando fora de casa, com data e horário da partida alterados, sol forte e calor, começando o jogo perdendo ... Enfim, Ainda estamos vivos !

Parece que o "burrival" como alguns modinhas ou "santistas de IBGE" costumam o chamar quando o Santos empata ou perde alguma partida importante e/ou quando erra ao escalar e/ou substituir algum jogador, queimou a língua de muitos ! Poderia ter errado em manter David Braz, mas acertou com as entradas de Yuri, que deu mais liberdade na saída de bola e Léo Cittadini, que surpreendeu a todos; nem o torcedor mais otimista imaginava que um jogador, que até alguns jogos era tão criticado, pudesse fazer a diferença, e fez. Participou dos gols do Santos na partida e deu assistência para o segundo gol. Realmente merece aplausos ! E tivemos a estréia do jovem atacante Arthur, que mostrou ser um jogador velocista, com um grande vigor físico, e que pode ser útil a equipe da Baixada Santista nesta reta final do Campeonato. Se tem alguém que merece todos os créditos pela vitória, é ele: Dorival Júnior ! Parabéns Comandante !




Se existe outro atleta que merece aplausos, esse cara é o colombiano Copete, que além de ser convocado para a seleção colombiana, mais uma vez decidiu a partida ! Se não decidiu fazendo uma assistência ou fazendo uma jogada individual, que é um dos seus pontos fortes, foi fazendo . Todos nós podemos ter certeza de que Copete está sendo um jogador fundamental para o Santos nesse campeonato, e que chegou na hora certa.


Já se passaram 34 rodadas, e estamos entrando na 35° rodada do Campeonato Brasileiro de 2016 e op Santos está em uma posição que ninguém mais imaginava que pudesse chegar nessa reta final do campeonato: 2° lugar ! NÃO ! VOCÊ NÃO LEU ERRADO ! O Santos está na vice-liderança ! Com o empate do Flamengo contra o Botafogo e a vitória do Santos em cima da Ponte Preta, conseguimos a vice-liderança, agora só dependemos de nós e de no mínimo dois ou três tropeços (duas derrotas e um empate ou dois empates e uma derrota)  do líder Palmeiras. Faltam 12 pontos para serem disputados, o Palmeiras precisa de no mínimo, 7 pontos (duas vitórias e um empate), para conquistar o enea (lembrando que eles também tem 8 títulos do Campeonato Brasileiro, apesar que ganharam dois em um ano* só, mas ganharam).
Se o Santos vence todos os jogos que restam (Vitória em casa; Cruzeiro e Flamengo fora; e América-MG fora) e o Palmeiras perde duas partidas, o Santos alcança a liderança e conquista o enea, mesmo que a pontuação de ambas as equipes continue a mesma, pois o Santos teria uma vitória a mais, de acordo com as simulações feitas no site do globoesporte.com. Sabemos que se o Santos tivesse vencido pelo menos um dos dois jogos contra o Figueirense e a partida contra o Grêmio na Vila Belmiro, poderíamos estar na liderança, mas agora não é hora de chorar pelo leite derramado, é hora de continuar brigando pelo título ! A vaga na Libertadores, já foi alcançada, agora é lutar pelo título, e não adianta secar o Palmeiras e não fazer a nossa parte, pois sabemos que o futebol é uma caixinha de surpresas, e que a qualquer momento, tudo pode mudar !




SANTOS O TIME DA VIRADA !
SANTOS O TIME DO AMOR !

* o ano em que o Palmeiras conquistou o Campeonato Brasileiro duas vezes foi em 1967, quando ainda eram chamados de Torneio Roberto Gomes Pedrosa e Taça Brasil.