No último sábado, o Santos perde para o Sport por 1 a 0, na Ilha do Retiro, em Recife, após três vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro, mas independente do resultado da partida entre Corinthians x Fluminense, o Santos permanecerá no G-4, mas ao mesmo tempo, ficará distante do líder Palmeiras, do vice-líder Flamengo e do terceiro colocado Atlético-MG, dificultando ainda mais, as chances de conquistar o 9º título da liga nacional, que não conquista há 12 anos. A última vez em que venceu este torneio, foi no ano de 2004, quando o torneio já era disputado no formato por pontos corridos, e também, foi o último disputado por 24 clubes. Desde então, o Santos não venceu mais o Campeonato Brasileiro de Futebol; em 2005, o Santos ocupou a 10º colocação no Campeonato "Manchado", em 2006, alcançou a 4º posição, se classificando para a Libertadores do ano seguinte; em 2007 foi vice-campeão da competição nacional, se classificando mais uma vez para a Libertadores. Em 2008 e 2009, o Santos ficou na 15º e 12º posição respectivamente, após lutar praticamente o campeonato inteiro contra o rebaixamento. Em 2010 e 2011, o Santos ficou na 8º e na 10º posição respectivamente, mas com os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores no mesmo ano, "salvou" a temporada da equipe da Baixada Santista. Em 2012, ocupou a 8º posição, 2013, a 7º posição assim como em 2015, e em 2014, ocupou a 9º colocação.
PARTIDA
Quando o zagueiro Gustavo Henrique (que conseguiu ser escalado para a partida contra o Sport, devido ao efeito suspensivo) se lesionou no início da primeira etapa, poderíamos imaginar que as coisas não seriam fáceis para o Santos durante os 90 minutos de jogo, ainda mais com o gol sofrido aos 10 minutos, após falha bisonha de David Braz, o Santos parecia um "time omisso" jogando fora de casa, parecia que estava repetindo o desempenho no Campeonato Brasileiro do ano passado atuando fora de casa, ainda não tinha se encontrado no jogo. Aos poucos, o Santos passou a criar mais chances reais de gol, e a chance mais real de gol que o Santos criou, não só no 1º tempo, como provavelmente no jogo inteiro, foi após o cruzamento de Lucas Lima para Copete, mas o mesmo que poderia ter feito o simples, empurrar a bola pra rede e fazer o gol, conseguiu dificultar as coisas, e tentou fazer de chaleira ou de letra, e desperdiçou um gol que poderia ter "recolocado" o Santos na partida.
Dorival Júnior pode ter acertado ao colocar Jean Motta, mas errou ao tirar Rodrigão do time, porque mesmo após sofrer o gol no início do jogo, o time passou a jogar melhor, e todas as bolas lançadas na área defensiva do Sport, chegavam diretamente no centroavante, e ele fazia o seu papel principal, que era finalizar a bola pro gol, pois ele era o único homem de referência na grande área; com a entrada do meia, o Santos ganhou no setor de criação, mas perdeu no jogo aéreo.
Muitos santistas reclamaram das chances desperdiçadas pelo time, mas o pênalti não marcado no início da segunda etapa, após a bola ter tocado no braço do zagueiro do Sport, depois do chute de Jean Motta, e advinha o que aconteceu ? Isso mesmo ! Nada ! Se fosse o contrário, o juiz iria marcar o pênalti na hora, mas como foi o jogador do Sport que fez isso, a arbitragem decidiu fazer de conta que não viu. Desde a expulsão do Lucas Lima no jogo contra o Internacional, eu passei a ter certeza que o Santos é o time mais perseguido pela arbitragem no Campeonato Brasileiro, e não é a toa que perdemos um título nacional dessa maneira.
A situação piorou ainda mais quando Vitor Bueno se lesionou no início da segunda etapa, e com o resultado desfavorável, o time precisava ir pra frente, precisava se movimentar mais para chegar até o gol do Sport.
Certamente, a substituição do Vitor Bueno pelo Walterson, (que mesmo sendo jovem, tem muito vigor físico e muita velocidade) ou pelo Vecchio, que por ser um meia de criação, e ser um meia de muita movimentação, poderia dar um gás para o time, assim como foi feito na partida contra o Corinthians, quando o mesmo entrou, mas Dorival Júnior errou ao colocar o Elano, que por mais que tenha uma bela história no Santos, por mais que tenha conquistado títulos no Santos, por mais que seja um dos maiores ídolos da história do Santos, não era necessário, pois através do fato dele ser um veterano, ele é o cara que tem que segurar o resultado, e aquele não era o momento certo para isso, mas eu acredito que ele fez isso por causa de sua experiência. O Santos até conseguiu equilibrar melhorar o toque de bola no meio-campo, mas a expulsão "infantil" do Elano, por conta de sua experiência, não só dificultaram, como também "mataram" o time do Santos no jogo, que além de estar desfalcado, de ter queimado todas as três substituições na partida, sendo duas por lesão e uma por questão tática, certamente, não conseguiria mais buscar o empate, porque o desempenho do Santos estava longe das atuações que fez nas três vitórias seguidas contra Corinthians, Botafogo e Santa Cruz.
De todos os jogadores do Santos que realmente fizeram uma boa partida, são apenas Vanderlei, que como de costume, conseguiu mais uma vez, evitar que o Santos sofresse uma goleada, e Lucas Lima, que assim como no jogo contra o Santa Cruz e também contra o Vasco, pela Copa do Brasil, chamou a responsabilidade, criou diversas jogadas, foi o melhor em campo pelo Santos, e assim como muitos santistas, eu espero que ele continue demonstrando nas próximas partidas, o mesmo futebol que o levou para a Seleção Brasileira.
Eu vejo nas redes sociais, muitos santistas criticando o técnico Dorival Júnior por conta da derrota de ontem; o que não é incomum, já que em caso de derrota, desempenho abaixo da média ou falhas do time, os corneteiros de plantão, os modinhas, que estão sempre a espera disso, aparecem, mas quando o time vence, tem um desempenho acima da média e/ou acerta mais do que erra, por que eles não se manifestam ? Será que eles não percebem, que se o Dorival Júnior não
tivesse assumido o comando do Santos na temporada passada, o Santos poderia estar disputando a liderança da Série B com o Vasco nesse momento ? O Santos poderia não estar no G-4 nesse momento ? O Santos poderia não estar brigando mais uma vez pelo título da Copa do Brasil ?
Pensem e raciocinem comigo: Se a situação com ele, pode estar ruim por causa de algumas derrotas bobas, imagina se não tivesse ele no comando ? Se tirar ele, quem o Santos vai contratar e que esteja disponível no mercado ? Apesar das dificuldades e da distância entre os três melhores colocados, eu ainda acredito no eneacampeonato brasileiro, na vaga na Libertadores, seja pelo G-4 ou por título na Copa do Brasil, apesar das dificuldades terem aumentado, eu ainda acredito. Mas se você que está lendo isso, não acredita mais no time em mais nada nesse campeonato ou nessa temporada, não precisa ir mais ao estádio cantar "Por onde vou, vou te ver jogar", não precisa mais gastar muito dinheiro para comprar camiseta e produtos oficiais do clube, não precisa mais cobrar os outros torcedores de irem ao estádio (até porque existem aqueles que nem sempre podem comparecer), principalmente quando o time está em uma sequência de vitórias; enfim, se você que está lendo isso, que está mal acostumado com uma sequência de vitórias e depois fica choramingando após uma derrota ou um mal desempenho, eu te aconselho uma coisa, vai torcer para o Corinthians, que não ganhou nada até agora nesse ano, que está com um time tecnicamente pior do que o nosso, vai torcer pro São Paulo, que não tem mais chances de conquistar nenhum título nessa temporada, vai torcer para o Palmeiras, que está há 22 anos sem ganhar o campeonato brasileiro. Lembre-se, o que pode estar ruim, poderia estar pior.
SANTOS, HOJE E SEMPRE !