Santos vence o clássico e permanece na vice-liderança
O Peixe conquistou a terceira vitória seguida no campeonato
PARTIDA
Após vencer o Atlético-MG por 3 a 1 no último domingo (09/06), por 3 a 1, na Vila Belmiro, o Santos enfrentou o rival Corinthians na última quarta-feira (12/06), pela 9º Rodada do Campeonato Brasileiro. O Santos entrou em campo pressionado, por conta das eliminações nos torneios em mata-mata neste semestre e precisava vencer para não apenas permanecer no G-4 durante a parada da Copa América, como também ter um pouco de paz.
O primeiro tempo foi de muito volume de jogo do Santos, mas pecava na hora das finalizações. Mas sempre chegava ao ataque com muito perigo. Aos quatro minutos. Diego Pituca deixou para Jean Lucas bater forte, mas Walter defendeu. Aos 13, Jadson lançou para Danilo Avelar, que fez o cruzamento, mas Éverson deu um soco na bola e afastou o perigo. Aos 17, Jean Lucas recebeu na entrada da grande área e chutou rasteiro, a bola passou perto da trave direita de Walter, mas foi pra fora. Aos 38, Marinho cobrou escanteio e Jorge cabeceou firme, mas foi pra fora. Aos 43, Marinho recebeu na ponta-direita, invadiu a área e chutou cruzado, mas a bola foi pela rede do lado de fora. O Santos foi mais intenso no segundo tempo, e assim como nos 45 minutos iniciais, sempre chegava com perigo ao gol do Corinthians. Aos nove, Diego Pituca acionou Soteldo, que invadiu a área e finalizou, mas o chute foi desviado. Mas aos 14,Diego Pituca passou para Jorge, que tocou para Soteldo pela esquerda, que cruzou na área, Jorge desviou e Eduardo Sasha bateu cruzado, sem chances para Walter e abriu o placar no Alçapão. Santos 1 a 0. Aos 33, o Corinthians teve uma cobrança de falta perigosa, com Clayson, mas o chute foi por cima do gol de Éverson, para alivio da torcida e dos jogadores santistas. Aos 47, o Santos teve a chance de "matar o rival", após receber o cruzamento de Sánchez, Eduardo Sasha acertou a trave. Santos 1 a 0. O Santos subiu para 20 pontos e vai passar a parada da Copa América na vice-liderança. O time voltará a jogar um mês depois (14/07), contra o Bahia, fora de casa.
ANÁLISE
Depois de dois anos sem jogar contra o Corinthians na Vila, não mudou nada. O Santos venceu e atacou como sempre. O único lance de ataque deles foi com o Carille, o técnico mais chato do futebol brasileiro, porque se depender do ataque deles, se é que existe ... Não iria atacar mesmo. Será que alguém que protestou no último domingo, protestou ontem, após vencer um clássico ? Dúvido !
A entrada do Alison deu mais liberdade ao Pituca e ao Jean Lucas. Por isso que os dois avançavam ao ataque praticamente o tempo todo. Quase todas as bolas que o Marinho e o Soteldo recebiam, eram de passes ou jogadas do Pituca e do Jean Lucas. Ainda que sejam volantes, eles não costumam marcar tanto, pelo menos o Jean Lucas, mas são bastante ofensivos. Sasha foi decisivo mais uma vez. Não apenas fez o gol da vitória, como também se tornou o artilheiro do campeonato. Ferraz esteve apagado na primeira etapa, mas evoluiu na segunda etapa. Jorge foi muito bem. Aguilar e Gustavo Henrique foram muito seguros. Éverson praticamente não sujou as luvas ... Até porque, o Corinthians não ataca, não assusta ninguém mesmo. Em Itaquera, é um leão, mas fora de Itaquera e principalmente na Vila, é um gatinho. Marinho está ansioso demais para marcar o primeiro gol dele com o manto sagrado. Ainda que ele peque um pouco nas finalizações e não tenha a mesma ginga no drible como o Rodrygo, ele tem explosão e tem vontade de jogar futebol. Luis Felipe entrou para "fechar a casinha". Parece que esse termo não existe no "Sampaolismo", mas se o adversário nunca ataca, o que eu faria para ter certeza de que a minha defesa não vai ser vazada ? "Fecha a casinha" ! E o Luis Felipe fez isso bem. Felipe Jonathan entrou faltando poucos minutos para acabar a partida e mal tocou na bola, então não tem muito o que comentar. O Sánchez entrou para preencher mais o meio-campo e dar mais uma opção de contra-ataque para matar o jogo. Se tem uma pergunta que muitos podem ter feito para si mesmos e eu também fiz a mim mesmo é a seguinte: Se o Santos tivesse jogado a semifinal do Campeonato Paulista na Vila e não no Pacaembu, o Santos teria se classificado ? O Santos chegou a terceira vitória seguida no campeonato e conquistou em nove rodadas, 20 pontos. No ano passado, o Santos demorou um turno inteiro (19 rodadas) para atingir essa pontuação. Perceberam a diferença entre um técnico com T Maiúsculo (Sampaoli) e um amador (Jair Ventura) ? Vão pedir a cabeça do Sampaoli mesmo assim ? O trabalho é e sempre será de médio a longo prazo e esse trabalho que o Sampaoli está fazendo no Santos, não pode ser interrompido. No ano passado, havia muitas dúvidas acerca do destino do Santos na temporada, mas neste ano, existe esperança de dias melhores. Dificilmente veremos o Santos campeão brasileiro. Ainda que tenham se passado 9 de 38 rodadas, é muito difícil continuar jogando intensamente com o time que o Santos tem, por mais bom que o time do Santos seja.
E no jogo de ontem houve a despedida do Rodrygo, que não jogou os últimos jogos pelo Santos, porque foi impedido pela CBF, que é uma várzea clubista, já que o mesmo não viajou com a Seleção Olímpica para a disputa do Torneio de Toulon. Ele foi homenageado durante o intervalo do jogo e é uma pena que ele esteja saindo do Santos muito cedo, mas quem sabe ele continue evoluindo na Europa. Boa sorte "Rayo".
FICHA TÉCNICA
Santos 1 x 0 Corinthians
Santos 1 x 0 Corinthians
Data: 12 de junho de 2019
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Carlos Berkenbrock (SC)
VAR: Bruno Arleu de Araujo (RJ)
Público e renda: 11.831/R$ 438.955,00
Cartões amarelos: SANTOS: Felipe Aguilar, Eduardo Sasha, Gustavo Henrique e Victor Ferraz. CORINTHIANS: Danilo Avelar, Bruno Méndez, Clayson e Fabio Carille.
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Carlos Berkenbrock (SC)
VAR: Bruno Arleu de Araujo (RJ)
Público e renda: 11.831/R$ 438.955,00
Cartões amarelos: SANTOS: Felipe Aguilar, Eduardo Sasha, Gustavo Henrique e Victor Ferraz. CORINTHIANS: Danilo Avelar, Bruno Méndez, Clayson e Fabio Carille.
GOL:
Santos: Eduardo Sasha, aos 13 minutos do 2T;
Santos: Eduardo Sasha, aos 13 minutos do 2T;
SANTOS: Everson, Victor Ferraz, Felipe Aguilar, Gustavo Henrique e Jorge; Alison (Carlos Sánchez), Diego Pituca e Jean Lucas (Felipe Jonatan); Marinho (Luiz Felipe), Soteldo e Eduardo Sasha
Técnico: Jorge Sampaoli
Técnico: Jorge Sampaoli
CORINTHIANS: Walter; Bruno Méndez, Manoel, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Júnior Urso (Sornoza); Ramiro (Gustagol), Jadson (Everaldo) e Clayson; Vagner Love
Técnico: Fábio Carille
Técnico: Fábio Carille
EI GALINHA PRETA, VAI TOMAR NO ** ! 8 PEDALADAS, 2º DIVISÃO, 11 ANOS DE TABÚ !
Nenhum comentário:
Postar um comentário