quinta-feira, 16 de maio de 2019

Análise: Atlético-MG 0x0 Santos - Copa do Brasil 2019 - Oitavas de Final - Jogo de Ida



Melhor no primeiro tempo, mas sem brilho no segundo, o Santos não saiu do zero a zero no Horto

O Peixe viveu altos e baixos na partida e decidirá a vaga em casa


PARTIDA

Após eliminar o Vasco na 4° Fase da Copa do Brasil, o Santos conheceu o seu adversário pelas oitavas de final da Copa do Brasil, em um sorteio realizado há duas semanas atrás, na sede da CBF. O Atlético-MG, que participou da Libertadores, já entrou direto nas oitavas de final da "Milionária" Copa do Brasil. No último domingo, o Santos venceu o Vasco por 3 a 0, no Pacaembu, pelo Campeonato Brasileiro. Já o Atlético-MG, foi derrotado pelo Palmeiras, por 2 a 0, no Mineirão.

Em momentos opostos no Campeonato Brasileiro, Peixe e Galo se enfrentaram pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, no Independência. O Galo era o líder da competição por pontos corridos e perdeu a sua invencibilidade no último domingo (12/05), quando foi derrotado pelo Palmeiras, o próximo adversário do Santos no Campeonato Brasileiro, por 2 a 0, no Mineirão. Já o Santos veio de vitória por 3 a 0 contra o Vasco, no Pacaembu e continua invicto no Brasileirão.  O Santos foi melhor no 1° tempo e criou as melhores chances na primeira etapa. Aos 26, Réver errou na saída de bola e Victor Ferraz aproveitou a roubada de bola, invadiu a área e chutou por cima do gol de Victor. Aos 28, Geuvânio trocou passes com Chará e ajeitou para Luan. O atacante finalizou de fora da área, por cima do gol de Éverson. Aos 39, Jean Mota recebe na esquerda, pedala pra cima de Guga e finaliza sem ângulo, cruzado, para excelente de Victor. Na sequência, após uma cobrança de escanteio, Gustavo Henrique desviou de cabeça e Guga interceptou antes de Derlis González finalizar para marcar o primeiro gol. Aos 41, Chará recebeu pela direita, limpou o marcador e finalizou. Éverson defendeu com segurança. Um minuto depois, Elias arriscou de fora da área, mas o chute foi na rede pelo lado de fora. Logo no primeiro minuto da segunda etapa, Guga chega pela direita e cruza. A zaga santista afasta, Luan domina e finaliza. Éverson, bem posicionado, não dá rebote. O goleirão quase entrou com bola e tudo. Melhor nos 45 minutos finais, o Galo continuou pressionando. Aos 20, Cazares recebeu na esquerda, limpou pro meio e chutou cruzado, Éverson defendeu. Na sequência, Réver se movimentou na primeira trave e desviou com perigo. A bola, porém, foi para fora. Mas o resultado ficou em 0 a 0 e a decisão será daqui em três semanas, no dia 6 de Junho, ás 20:00 (horário de Brasília), no Pacaembu. Pelo Campeonato Brasileiro, o Santos enfrentará o Palmeiras neste sábado (18/05), ás 19:00 (horário de Brasília), no Pacaembu, com mando do Palmeiras. O Clássico da Saudade terá a disputa pela liderança da competição. Os dois times possuem os mesmos números de pontos, vitórias e empates, mas o Palmeiras tem mais saldo de gols do que o Santos.

ANÁLISE

Como não há mais o critério do gol fora de casa na Copa do Brasil, um empate sem gols não é um resultado ruim, ainda mais jogando fora de casa. De todos os males, o 0 a 0 é o menor. Porque com o confronto em aberto, o Santos pode não jogar tão pressionado, como aconteceu contra o Corinthians, pela semifinal do Campeonato Paulista, quando perdeu o jogo de ida, venceu por apenas um gol e perdeu nos pênaltis.

Mas nem tudo são flores. O Santos poderá jogar o jogo de volta com vários desfalques: Soteldo, pela seleção venezuelana, González pela seleção paraguaia, Sánchez pela seleção uruguaia, Aguilar pela seleção colombiana e Cueva pela seleção peruana. Todos por causa da disputa da Copa América. E não é só isso. O Rodrygo foi convocado para disputar o Torneio de Toulon, pela Seleção Brasileira Sub-23/Olímpica. Ele mereceu ser convocado ? Eu acho que sim, mas ao mesmo tempo, eu achei desnecessário. Historicamente, a CBF sempre deu um jeito e sempre dará um jeito de prejudicar o Santos, quando o Santos estiver envolvido em uma partida importante. Seja em uma disputa de mata-mata ou em um campeonato de pontos corridos. Lembram de 2005, quando o Parreira convocou Léo e Robinho para a Copa das Confederações e alguns amistosos insignificantes e, consequentemente, desfalcaram o Santos no jogo de volta contra o Athletico-PR, pelas quartas de final da Libertadores ? Pois é, vai ser um jogo complicado, mais por conta dos desfalques do que pelo adversário em si. Mas falando sobre o jogo de ontem, eu vi o Aguilar colocando o pastor no bolso. Não vi o Ricardo Oliveira livre, em nenhum momento. Veríssimo e Gustavo Henrique fizeram uma partida segura e não deixaram nem o Geuvânio e nem o Cazáres invadirem a área; e não é a toa que a maioria das finalizações do Atlético-MG foram de fora da área. Mas ao mesmo tempo, eu acredito que o Santos poderia ter feito algum gol, justamente por conta da dificuldade que o Santos terá no jogo de volta, por causa dos desfalques. González errou tudo o que tentou, Soteldo melhorou o time ofensivamente na segunda etapa, mas o Santos perdeu o meio-campo. Ao invés de colocar o Sasha no lugar do Jean Mota, o auxiliar do Sampaoli poderia ter colocado o Sánchez ou o Alison, para preencher mais o meio-campo, porque o Santos estava sendo pressionado. Éverson foi pouco exigido, mas quando precisou defender o chute do Cázares, ele fez muito bem. Não dá pra criticar o Cueva, que entrou muito tarde e tocou poucas vezes na bola. Será que nesse jogo, o "tal 9" fez falta, ou será que o Sampaoli, que estava suspenso, é quem fez mais falta ? Pode ser a primeira opção, mas eu escolheria a segunda. O rendimento do time ontem, sem o Sampaoli não foi o mesmo que estamos acostumados a ver. Será que se ele estivesse na beira do gramado, o resultado poderia ter sido diferente ? Talvez. Mas a certeza é que no sábado ele estará comandando o Peixão contra o Palmeiras, e vale a liderança do campeonato, então "borá lá" pra cima deles.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 0 X 0 SANTOS
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 15 de maio de 2019, quarta-feira
Horário: 19h15 (horário de Brasília)
Árbitro: Rodrigo D´alonso Pereira (SC)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Kleber Lucio Gil (SC)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
Público e renda: 11.176/R$ 178.476,00
Cartões amarelos: ATLÉTICO-MG: José Welison e Elias
ATLÉTICO-MG: Victor; Guga, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos (Patric); José Welison, Elias e Luan (Nathan); Geuvânio (Cazares), Chará e Ricardo Oliveira.
Técnico: Rodrigo Santana
SANTOS: Everson; Lucas Veríssimo, Aguilar e Gustavo Henrique; Victor Ferraz, Jean Lucas, Diego Pituca e Jorge; Rodrygo (Cueva), Derlis González (Soteldo) e Jean Mota (Eduardo Sasha)
Técnico: Jorge Desio


VAI PRA CIMA DELES SANTOS !

Nenhum comentário:

Postar um comentário