Nas últimas três partidas do Santos no Campeonato Brasileiro, infelizmente, os 12 pontos possíveis que poderiam o Alvinegro da Vila Belmiro na liderança do Campeonato Brasileiro. e possivelmente, o título do 1º turno do campeonato, mas sabemos da qualidade técnica e do elenco que possui para disputar essa competição. Parece estranho eu postar 4 partidas em um único post, mas é verdade, porque eu estive ocupado ultimamente, e sempre que tenho disponibilidade, eu faço as análises, já que sou o único administrador do blog O Santástico FC.
SANTOS 0 X 0 FLAMENGO
Muitos torcedores acharam desnecessário a transferência do mando de campo da Vila Belmiro, para a Arena Pantanal, em Cuiabá-MT, por causa de um acordo feito no ano passado, que não foi cumprido, já que ela uma partida que poderia nos dar a liderança provisória, o que de fato ocorreu, por conta dos tropeços de Corinthians, Grêmio e Palmeiras, o Santos conseguiu a liderança do Campeonato Brasileiro após 10 anos. Mas conseguir a liderança nessa partida, para muitos santistas, foi um resultado de risco e de pouca comemoração, pois além de atuar longe de seus domínios, de sua torcida, mesmo com o mando de campo, o Santos criou poucas chances de gol, e o Flamengo é quem avançava mais ao ataque, mas, por felicidade da defesa alvinegra, as maiores chances de gol do adversário, não entravam, ou seja, parecia que aquele não era o dia dos atacantes.
AMÉRICA-MG 1 X 0 SANTOS
Não só eu, como a maioria dos santistas acharam que seria fácil "abater" o lanterna da competição, América-MG, mesmo jogando fora de casa, desfalcado, etc. Mas ao decorrer da partida, percebemos que não foi bem assim. O Santos criou algumas oportunidades de gol, e não foram poucas, mas o América estava com muita sorte naquela partida, e a maior chance de vencer a partida, foi após a expulsão do goleiro Vanderlei, pois com um jogador a mais, e no melhor momento da partida, aproveitou a falha da defesa santista, que não é novidade, para fazer o gol da vitória, ou seja, o Santos teve chance de vencer a partida, mas o América conseguiu jogar no erro do Santos, aproveitou a oportunidade e decidiu a partida.
SANTOS 3 X 0 ATLÉTICO-MG
Com certeza, foi a melhor partida do Santos no campeonato, na minha opinião. Eu posso garantir isso, porque o Santos jogou da forma que a torcida gosta de ver jogar: ofensivamente. Nos primeiros 10 minutos de jogo, Gustavo Henrique, "O Redentor", faz 1 a 0. E o Santos continuou comandando a partida, apesar que o Galo (que virou frango), criou algumas chances de gol durante a partida, mas esqueceram que estavam jogando na Vila Belmiro, e em mais uma jogada de bola aérea, mais um gol para o Glorioso Alvinegro Praiano, 2 a 0. Quando tudo parecia que tava decidido, após fazer 2 a 0, saída de Robinho que foi muito vaiado, e que os três pontos já estavam garantidos ... Sim, os três pontos realmente estavam garantidos, mas o placar ... NÃO ! Em uma jogada de contra-ataque iniciada por Vitor Bueno, saiu o terceiro gol do Santos; advinha só quem fez ? Ele mesmo ! Ricardo "Pastor" Oliveira marcou o segundo e terceiro gol do peixe, e decidiu a partida. Sem dúvidas, ele foi "o dono da bola".
CORITIBA 2 X 1 SANTOS
Mais uma vez, quando o Santos vem de um resultado positivo, em uma situação em que era necessário apenas vencer e encostar no líder, permanecendo no G-4; o sonho estava prestes a se tornar realidade, pois durante o 1º tempo, parecia que o Santos estava jogando em casa, estava controlando a partida, criando inúmeras chances de gol, finalizando sem parar, dava a impressão de que o gol sairia, mas não sabia se sairia na primeira ou na segunda etapa.
E o gol realmente saiu na segunda etapa, com Ricardo Oliveira, que aproveitou a falha da defesa da equipe coxa branca, e abriu o placar; 1 a 0.
Após abrir o placar, com certeza passou pela cabeça do torcedor santista que acompanhou a partida seja em casa ou no Couto Pereira, de que era necessário continuar jogando como estaca jogando, e que sairiam mais gols, mas estávamos enganados, o Santos recuou, abriu espaços para o Coritiba empatar, e o que não é novidade, tomar a virada após os 35 minutos do 2º tempo e perder não apenas a 2º colocação, como também, a vaga no G-4, por conta da vitória do Corinthians por 2 a 1 em cima do Vitória.
Espero que o Santos aprenda, que se realmente quer uma vaga no G-4, vencer a Copa do Brasil e até mesmo, vencer o Campeonato Brasileiro, precisa sempre SOMAR PONTOS ! Seja jogando dentro ou fora de casa, mas não pode deixar de somar pontos, porque esses pontos perdidos podem fazer falta no final da competição, e não pode recuar de jeito nenhum mesmo que esteja vencendo a partida; Mas como todo lado ruim da história, tem sempre um lado bom, o nosso trio de ouro está de volta, e quem sabe, o rendimento do time, que sem eles, estava regular, pode melhorar e muito.
SANTOS HOJE E SEMPRE !